Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Gabriel Anselmo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Farina, Maria Carolina Rovani, Besson, Jean Carlos Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60479
Resumo: Com o avanço da tecnologia na medicina os métodos diagnósticos ficaram cada vez mais rápidos e precisos, possibilitando diagnosticar as doenças de maneira precoce. Em razão disso, o processo de identificação dos fatores determinantes para o desenvolvimento da doença celíaca se tornou mais eficaz, facilitando o descobrimento de sua fisiopatologia, curso natural e tratamentos que melhoram a qualidade de vida do paciente. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo estabelecer as relações entre os pacientes portadores de Doença celíaca e a desmineralização óssea. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, utilizando as plataformas Scielo, Google acadêmico (SCHOLAR), Portal Capes e Science Direct. Foram avaliados e selecionados artigos publicados no período de 2011-2023, disponíveis na íntegra nas bases de dados utilizadas. Os dados foram elencados em tabela, sendo excluídos artigos que não apresentaram conteúdo relevante para os objetivos deste trabalho e utilizando os descritores em Ciências da saúde (DeCS): esclerose múltipla, doença autoimune, vitamina D, colecalciferol, imunomodulação, suplementação com vitamina D. Como resultados esperados temos a revisão dos efeitos da desmineralização óssea na doença celíaca, especialmente em pacientes pediátricos; além de encontrar evidências suficientes que confirmem a dieta isenta de glúten como melhor terapia para a normalização da densidade óssea e que indiquem a melhor maneira de administrar a osteopatia em portadores da doença celíaca.
id BJRH-0_c546f5b0edf26bf50494188bdad539ce
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60479
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíacadoença autoimuneimunomodulaçãosuplementação com vitamina DCom o avanço da tecnologia na medicina os métodos diagnósticos ficaram cada vez mais rápidos e precisos, possibilitando diagnosticar as doenças de maneira precoce. Em razão disso, o processo de identificação dos fatores determinantes para o desenvolvimento da doença celíaca se tornou mais eficaz, facilitando o descobrimento de sua fisiopatologia, curso natural e tratamentos que melhoram a qualidade de vida do paciente. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo estabelecer as relações entre os pacientes portadores de Doença celíaca e a desmineralização óssea. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, utilizando as plataformas Scielo, Google acadêmico (SCHOLAR), Portal Capes e Science Direct. Foram avaliados e selecionados artigos publicados no período de 2011-2023, disponíveis na íntegra nas bases de dados utilizadas. Os dados foram elencados em tabela, sendo excluídos artigos que não apresentaram conteúdo relevante para os objetivos deste trabalho e utilizando os descritores em Ciências da saúde (DeCS): esclerose múltipla, doença autoimune, vitamina D, colecalciferol, imunomodulação, suplementação com vitamina D. Como resultados esperados temos a revisão dos efeitos da desmineralização óssea na doença celíaca, especialmente em pacientes pediátricos; além de encontrar evidências suficientes que confirmem a dieta isenta de glúten como melhor terapia para a normalização da densidade óssea e que indiquem a melhor maneira de administrar a osteopatia em portadores da doença celíaca.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6047910.34119/bjhrv6n3-285Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 12040-12055Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 12040-12055Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 12040-120552595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60479/43714Braz, Gabriel AnselmoFarina, Maria Carolina RovaniBesson, Jean Carlos Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T14:57:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60479Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-21T14:57:39Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíaca
title Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíaca
spellingShingle Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíaca
Braz, Gabriel Anselmo
doença autoimune
imunomodulação
suplementação com vitamina D
title_short Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíaca
title_full Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíaca
title_fullStr Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíaca
title_full_unstemmed Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíaca
title_sort Os efeitos da desmineralização óssea em portadores de doença celíaca
author Braz, Gabriel Anselmo
author_facet Braz, Gabriel Anselmo
Farina, Maria Carolina Rovani
Besson, Jean Carlos Fernando
author_role author
author2 Farina, Maria Carolina Rovani
Besson, Jean Carlos Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Gabriel Anselmo
Farina, Maria Carolina Rovani
Besson, Jean Carlos Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv doença autoimune
imunomodulação
suplementação com vitamina D
topic doença autoimune
imunomodulação
suplementação com vitamina D
description Com o avanço da tecnologia na medicina os métodos diagnósticos ficaram cada vez mais rápidos e precisos, possibilitando diagnosticar as doenças de maneira precoce. Em razão disso, o processo de identificação dos fatores determinantes para o desenvolvimento da doença celíaca se tornou mais eficaz, facilitando o descobrimento de sua fisiopatologia, curso natural e tratamentos que melhoram a qualidade de vida do paciente. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo estabelecer as relações entre os pacientes portadores de Doença celíaca e a desmineralização óssea. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, utilizando as plataformas Scielo, Google acadêmico (SCHOLAR), Portal Capes e Science Direct. Foram avaliados e selecionados artigos publicados no período de 2011-2023, disponíveis na íntegra nas bases de dados utilizadas. Os dados foram elencados em tabela, sendo excluídos artigos que não apresentaram conteúdo relevante para os objetivos deste trabalho e utilizando os descritores em Ciências da saúde (DeCS): esclerose múltipla, doença autoimune, vitamina D, colecalciferol, imunomodulação, suplementação com vitamina D. Como resultados esperados temos a revisão dos efeitos da desmineralização óssea na doença celíaca, especialmente em pacientes pediátricos; além de encontrar evidências suficientes que confirmem a dieta isenta de glúten como melhor terapia para a normalização da densidade óssea e que indiquem a melhor maneira de administrar a osteopatia em portadores da doença celíaca.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60479
10.34119/bjhrv6n3-285
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60479
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60479/43714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 12040-12055
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 12040-12055
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 12040-12055
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240030693949440