Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liberato, Carla Cristina Gularte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30122
Resumo: INTRODUÇÃO: O Tromboembolismo venoso e suas manifestações possuem alta morbimortalidade, são a principal causa de morte evitável em pacientes hospitalizados. Embora tenha mortalidade superior ao câncer não vislumbramos nenhuma campanha alusiva ao tema. Objetivos: Realizar campanha a nível municipal para divulgação do assunto e avaliar o conhecimento de nossa população sobre Trombose Venosa Profunda (TVP), suas manifestações clínicas, diagnóstico e formas de prevenção. Material e métodos: estudo prospectivo e transversal avaliando o conhecimento sobre a doença, através de questionário estruturado. Palestras alusivas ao tema serão realizadas com aplicação do questionário previamente; os acadêmicos do curso de Medicina de uma instituição do interior de Rondônia também participarão. Disponibilizar-se-á termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: entrevistamos 106 pacientes e 81 discentes, a maioria do sexo feminino, adultos jovens. A maioria dos discentes pertenciam ás séries iniciais do curso. A maioria dos entrevistados entendiam que TVP é doença vascular, acometendo membros inferiores, confundindo, em ambos os grupos, sintomas com erisipela, tratamento com necessidade de cirurgia e até amputação. A maioria, de ambos os grupos, descreve fatores de risco adequadamente. Alta incidência do uso de contracepção hormonal entre os discentes, destacando-se ansiedade e depressão como comorbidades. Na população predomínio de pacientes portadores de varizes. Discussão: análise da literatura indica que 51% dos brasileiros desconhecem a Trombose e suas manifestações. Embora de alta prevalência e morbimortalidade, a Trombose Venosa Profunda é desconhecida, pode ser evitada e prevenida.
id BJRH-0_c7d0ba6621660120c09750ab4cb15f4b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30122
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"trombose venosa profundaeducação médicadoenças vasculares.INTRODUÇÃO: O Tromboembolismo venoso e suas manifestações possuem alta morbimortalidade, são a principal causa de morte evitável em pacientes hospitalizados. Embora tenha mortalidade superior ao câncer não vislumbramos nenhuma campanha alusiva ao tema. Objetivos: Realizar campanha a nível municipal para divulgação do assunto e avaliar o conhecimento de nossa população sobre Trombose Venosa Profunda (TVP), suas manifestações clínicas, diagnóstico e formas de prevenção. Material e métodos: estudo prospectivo e transversal avaliando o conhecimento sobre a doença, através de questionário estruturado. Palestras alusivas ao tema serão realizadas com aplicação do questionário previamente; os acadêmicos do curso de Medicina de uma instituição do interior de Rondônia também participarão. Disponibilizar-se-á termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: entrevistamos 106 pacientes e 81 discentes, a maioria do sexo feminino, adultos jovens. A maioria dos discentes pertenciam ás séries iniciais do curso. A maioria dos entrevistados entendiam que TVP é doença vascular, acometendo membros inferiores, confundindo, em ambos os grupos, sintomas com erisipela, tratamento com necessidade de cirurgia e até amputação. A maioria, de ambos os grupos, descreve fatores de risco adequadamente. Alta incidência do uso de contracepção hormonal entre os discentes, destacando-se ansiedade e depressão como comorbidades. Na população predomínio de pacientes portadores de varizes. Discussão: análise da literatura indica que 51% dos brasileiros desconhecem a Trombose e suas manifestações. Embora de alta prevalência e morbimortalidade, a Trombose Venosa Profunda é desconhecida, pode ser evitada e prevenida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3012210.34119/bjhrv4n3-117Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 11108-11117Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 11108-111172595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30122/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLiberato, Carla Cristina Gularte2021-07-01T20:07:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30122Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-07-01T20:07:12Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"
title Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"
spellingShingle Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"
Liberato, Carla Cristina Gularte
trombose venosa profunda
educação médica
doenças vasculares.
title_short Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"
title_full Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"
title_fullStr Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"
title_full_unstemmed Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"
title_sort Trombose Venosa Profunda: “Conhecer é a melhor maneira de prevenir!” / Deep Vein Thrombosis: "Knowing is the best way to prevent it!"
author Liberato, Carla Cristina Gularte
author_facet Liberato, Carla Cristina Gularte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liberato, Carla Cristina Gularte
dc.subject.por.fl_str_mv trombose venosa profunda
educação médica
doenças vasculares.
topic trombose venosa profunda
educação médica
doenças vasculares.
description INTRODUÇÃO: O Tromboembolismo venoso e suas manifestações possuem alta morbimortalidade, são a principal causa de morte evitável em pacientes hospitalizados. Embora tenha mortalidade superior ao câncer não vislumbramos nenhuma campanha alusiva ao tema. Objetivos: Realizar campanha a nível municipal para divulgação do assunto e avaliar o conhecimento de nossa população sobre Trombose Venosa Profunda (TVP), suas manifestações clínicas, diagnóstico e formas de prevenção. Material e métodos: estudo prospectivo e transversal avaliando o conhecimento sobre a doença, através de questionário estruturado. Palestras alusivas ao tema serão realizadas com aplicação do questionário previamente; os acadêmicos do curso de Medicina de uma instituição do interior de Rondônia também participarão. Disponibilizar-se-á termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: entrevistamos 106 pacientes e 81 discentes, a maioria do sexo feminino, adultos jovens. A maioria dos discentes pertenciam ás séries iniciais do curso. A maioria dos entrevistados entendiam que TVP é doença vascular, acometendo membros inferiores, confundindo, em ambos os grupos, sintomas com erisipela, tratamento com necessidade de cirurgia e até amputação. A maioria, de ambos os grupos, descreve fatores de risco adequadamente. Alta incidência do uso de contracepção hormonal entre os discentes, destacando-se ansiedade e depressão como comorbidades. Na população predomínio de pacientes portadores de varizes. Discussão: análise da literatura indica que 51% dos brasileiros desconhecem a Trombose e suas manifestações. Embora de alta prevalência e morbimortalidade, a Trombose Venosa Profunda é desconhecida, pode ser evitada e prevenida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30122
10.34119/bjhrv4n3-117
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30122
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n3-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30122/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 11108-11117
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 11108-11117
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240063083413504