Compreensão de discentes de enfermagem e medicina sobre a prática interprofissional em serviços de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Eduarda da Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mareco, Thereza Cristina de Souza, dos Santos, Josef Silva, dos Santos, Levi Galeno, Soares, Marcos Vinícius Franco, Peralba, Marta Pazos, Braga, Wallace dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63841
Resumo: Na Educação Interprofissional (EIP) é possível ter a experiência e a cooperação do ensino coletivo, que almeja alcançar a evolução das práticas colaborativas de duas ou mais profissões, para o conhecimento e desenvolvimento profissional em conjunto. Analisar a compreensão de discentes da saúde, em especial da enfermagem e medicina, em relação à disposição para a prática interprofissional nos serviços, que envolvam o trabalho em equipe, a partir da associação de dados qualitativos e quantitativos de forma objetiva e subjetiva sobre os sujeitos estudados. Estudo descritivo transversal com abordagem qualitativa e análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado pelo Google Forms e enviado via WhatsApp para os estudantes participantes da pesquisa. A partir da análise dos dados foi possível elaborar quatro categorias temáticas em torno da EIP nos cursos estudados, são elas: Barreiras no cuidado interprofissional advindas da hierarquização e dos estereótipos; implicações do modelo de assistência e relações de trabalho na resolutividade e integralidade do cuidado; impacto do ensino na formação profissional; a interferência da comunicação no trabalho em equipe. É evidente a hierarquização no cuidado, de forma uniprofissional e ainda fragmentada que desencadeia a divisão do cuidado e fragiliza a resolutividade do problema.
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