Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhares, Dario
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: dos Santos, Íris Almeida, de Melo, Magaly Abreu de Andrade Palhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61840
Resumo: Objetivo: atualizar o estado da arte do debate conceitual acerca do tema da alienação parental. Fontes dedados: artigos de revisão, artigos de meta-análise, dissertações de mestrado e teses de doutorado, em bases de dados, do período de 2015 a 2021. Síntese dos dados: O debate atual se compõe dos elementos acerca da definição do fenômeno da alienação parental; contraposições e objeções ao conceito e implicações do conceito de alienação parental para o profissional de saúde. Essencialmente, trata-se da atitude da criança em passar a rejeitar um genitor ou familiar quando do distanciamento de convívio, seja pelo divórcio, seja por outros motivos. Tal comportameto decorre de uma triangulação de um familiar alienador, do familiar alienado e da criança. Como objeções, há que de diferenciar atos de alienação parental perpetrados pelos adultos do comportamento da criança, pois algumas são mais suscetíveis e outras mais resilientes. Conclusões: houve acirramento recente do debate, pois o termo ‘alienação parental’ vigorou na versão inicial da nova Classificação Internacional de Doenças – CID 11 - mas foi revogado. No entanto, os elementos da alienação parental encontram-se codificados nos códigos relacionados a problemas familiares, de modo que tais questões já não são atinentes somente ao âmbito judicial, mas também aos profissionais de saúde que lidam com crianças.
id BJRH-0_ca138a87d2d110510004db41018e78bf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61840
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceitomaus tratos infantisdivórciopoder familiarObjetivo: atualizar o estado da arte do debate conceitual acerca do tema da alienação parental. Fontes dedados: artigos de revisão, artigos de meta-análise, dissertações de mestrado e teses de doutorado, em bases de dados, do período de 2015 a 2021. Síntese dos dados: O debate atual se compõe dos elementos acerca da definição do fenômeno da alienação parental; contraposições e objeções ao conceito e implicações do conceito de alienação parental para o profissional de saúde. Essencialmente, trata-se da atitude da criança em passar a rejeitar um genitor ou familiar quando do distanciamento de convívio, seja pelo divórcio, seja por outros motivos. Tal comportameto decorre de uma triangulação de um familiar alienador, do familiar alienado e da criança. Como objeções, há que de diferenciar atos de alienação parental perpetrados pelos adultos do comportamento da criança, pois algumas são mais suscetíveis e outras mais resilientes. Conclusões: houve acirramento recente do debate, pois o termo ‘alienação parental’ vigorou na versão inicial da nova Classificação Internacional de Doenças – CID 11 - mas foi revogado. No entanto, os elementos da alienação parental encontram-se codificados nos códigos relacionados a problemas familiares, de modo que tais questões já não são atinentes somente ao âmbito judicial, mas também aos profissionais de saúde que lidam com crianças.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6184010.34119/bjhrv6n4-177Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 16249-16269Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 16249-16269Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 16249-162692595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61840/44540Palhares, Dariodos Santos, Íris Almeidade Melo, Magaly Abreu de Andrade Palharesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T13:15:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61840Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-04T13:15:42Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceito
title Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceito
spellingShingle Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceito
Palhares, Dario
maus tratos infantis
divórcio
poder familiar
title_short Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceito
title_full Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceito
title_fullStr Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceito
title_full_unstemmed Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceito
title_sort Alienação parental na prática pediátrica: revisão integrativa do conceito
author Palhares, Dario
author_facet Palhares, Dario
dos Santos, Íris Almeida
de Melo, Magaly Abreu de Andrade Palhares
author_role author
author2 dos Santos, Íris Almeida
de Melo, Magaly Abreu de Andrade Palhares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palhares, Dario
dos Santos, Íris Almeida
de Melo, Magaly Abreu de Andrade Palhares
dc.subject.por.fl_str_mv maus tratos infantis
divórcio
poder familiar
topic maus tratos infantis
divórcio
poder familiar
description Objetivo: atualizar o estado da arte do debate conceitual acerca do tema da alienação parental. Fontes dedados: artigos de revisão, artigos de meta-análise, dissertações de mestrado e teses de doutorado, em bases de dados, do período de 2015 a 2021. Síntese dos dados: O debate atual se compõe dos elementos acerca da definição do fenômeno da alienação parental; contraposições e objeções ao conceito e implicações do conceito de alienação parental para o profissional de saúde. Essencialmente, trata-se da atitude da criança em passar a rejeitar um genitor ou familiar quando do distanciamento de convívio, seja pelo divórcio, seja por outros motivos. Tal comportameto decorre de uma triangulação de um familiar alienador, do familiar alienado e da criança. Como objeções, há que de diferenciar atos de alienação parental perpetrados pelos adultos do comportamento da criança, pois algumas são mais suscetíveis e outras mais resilientes. Conclusões: houve acirramento recente do debate, pois o termo ‘alienação parental’ vigorou na versão inicial da nova Classificação Internacional de Doenças – CID 11 - mas foi revogado. No entanto, os elementos da alienação parental encontram-se codificados nos códigos relacionados a problemas familiares, de modo que tais questões já não são atinentes somente ao âmbito judicial, mas também aos profissionais de saúde que lidam com crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61840
10.34119/bjhrv6n4-177
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61840
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n4-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61840/44540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 16249-16269
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 16249-16269
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 16249-16269
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240032369573888