Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Victor Correa Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Vinícius de Souza, de Oliveira, Nieclyson Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59137
Resumo: Introdução: As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram criadas para o tratamento de pacientes de alto risco a partir de uma equipe multidisciplinar que trabalha realizando procedimentos para diminuir as taxas de morbimortalidade, dando atenção especial à saúde com acompanhamento especializado e contínuo, além da tecnologia que agrega conforto e sobrevida para tais pacientes. Objetivos: Demonstrar como a Medicina Intensiva contribui para a recuperação de pacientes em estado crítico; conhecer os principais procedimentos e tecnologias implementadas neste processo; e destacar como a capacitação dos profissionais influencia no trabalho dentro das UTIs. Método: Revisão bibliográfica com abordagem de natureza descritiva exploratória por meio da utilização de artigos científicos nos idiomas português e inglês publicados nos últimos dez anos (2012 – 2022). Resultados: A pesquisa demonstrou a importância das UTIs na recuperação de pacientes em estado crítico e como a capacitação profissional aliada às tecnologias disponíveis aumentam as chances de sobrevida dos pacientes. Conclusão: Conclui-se que as entidades fiscalizadoras e mantenedoras trabalham para a melhoria no setor operacional das UTIs com investimentos em capacitação e tecnologia, visando o bem-estar dos pacientes e proporcionando qualidade de vida durante as internações.
id BJRH-0_ca3f8bbdb3eda0139911cf140b3566eb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59137
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologiasmedicina intensivaUTIprocedimentoscapacitaçãotecnologiaIntrodução: As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram criadas para o tratamento de pacientes de alto risco a partir de uma equipe multidisciplinar que trabalha realizando procedimentos para diminuir as taxas de morbimortalidade, dando atenção especial à saúde com acompanhamento especializado e contínuo, além da tecnologia que agrega conforto e sobrevida para tais pacientes. Objetivos: Demonstrar como a Medicina Intensiva contribui para a recuperação de pacientes em estado crítico; conhecer os principais procedimentos e tecnologias implementadas neste processo; e destacar como a capacitação dos profissionais influencia no trabalho dentro das UTIs. Método: Revisão bibliográfica com abordagem de natureza descritiva exploratória por meio da utilização de artigos científicos nos idiomas português e inglês publicados nos últimos dez anos (2012 – 2022). Resultados: A pesquisa demonstrou a importância das UTIs na recuperação de pacientes em estado crítico e como a capacitação profissional aliada às tecnologias disponíveis aumentam as chances de sobrevida dos pacientes. Conclusão: Conclui-se que as entidades fiscalizadoras e mantenedoras trabalham para a melhoria no setor operacional das UTIs com investimentos em capacitação e tecnologia, visando o bem-estar dos pacientes e proporcionando qualidade de vida durante as internações.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5913710.34119/bjhrv6n2-281Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7969-7981Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7969-7981Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7969-79812595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59137/42887Gomes, Victor Correa LimaGomes, Vinícius de Souzade Oliveira, Nieclyson Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-24T16:59:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59137Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-04-24T16:59:37Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologias
title Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologias
spellingShingle Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologias
Gomes, Victor Correa Lima
medicina intensiva
UTI
procedimentos
capacitação
tecnologia
title_short Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologias
title_full Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologias
title_fullStr Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologias
title_full_unstemmed Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologias
title_sort Medicina intensiva – UTI: Vivência, procedimentos e tecnologias
author Gomes, Victor Correa Lima
author_facet Gomes, Victor Correa Lima
Gomes, Vinícius de Souza
de Oliveira, Nieclyson Alexandre
author_role author
author2 Gomes, Vinícius de Souza
de Oliveira, Nieclyson Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Victor Correa Lima
Gomes, Vinícius de Souza
de Oliveira, Nieclyson Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv medicina intensiva
UTI
procedimentos
capacitação
tecnologia
topic medicina intensiva
UTI
procedimentos
capacitação
tecnologia
description Introdução: As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram criadas para o tratamento de pacientes de alto risco a partir de uma equipe multidisciplinar que trabalha realizando procedimentos para diminuir as taxas de morbimortalidade, dando atenção especial à saúde com acompanhamento especializado e contínuo, além da tecnologia que agrega conforto e sobrevida para tais pacientes. Objetivos: Demonstrar como a Medicina Intensiva contribui para a recuperação de pacientes em estado crítico; conhecer os principais procedimentos e tecnologias implementadas neste processo; e destacar como a capacitação dos profissionais influencia no trabalho dentro das UTIs. Método: Revisão bibliográfica com abordagem de natureza descritiva exploratória por meio da utilização de artigos científicos nos idiomas português e inglês publicados nos últimos dez anos (2012 – 2022). Resultados: A pesquisa demonstrou a importância das UTIs na recuperação de pacientes em estado crítico e como a capacitação profissional aliada às tecnologias disponíveis aumentam as chances de sobrevida dos pacientes. Conclusão: Conclui-se que as entidades fiscalizadoras e mantenedoras trabalham para a melhoria no setor operacional das UTIs com investimentos em capacitação e tecnologia, visando o bem-estar dos pacientes e proporcionando qualidade de vida durante as internações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59137
10.34119/bjhrv6n2-281
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59137
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59137/42887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7969-7981
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7969-7981
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7969-7981
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240028900884480