Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destefani, Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pires, Jessica Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60666
Resumo: A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, e assim como outras doenças precisa de tratamento, uma vez que pode acarretar outras doenças sistêmicas. Assim sendo, criou-se métodos restritivos ou desabsortivos, que por sua vez, são métodos utilizados atualmente no combate e tratamento a obesidade. A gastroplastia, que é a famosa cirurgia bariátrica, muito utilizada atualmente, por facilitar a perda de peso, gera, no entanto, alterações metabólicas e fisiológicas, por vezes irreversíveis, e como exemplo disso tem-se o alcoolismo. O alcoolismo, é tido como um problema de saúde pública, e como tal, gera impacto individual, familiar, interpessoal além de trabalhista. Portanto, justifica-se assim a necessidade de diagnosticar possíveis causas para o desenvolvimento do abuso do álcool no paciente bariátrico, requerendo assim acompanhamento multidisciplinar para se evitar o desenvolvimento de dependência alcoólica. E é por isso a importância do acompanhamento psiquiátrico no decorrer do tratamento, tendo em vista que, uma vez que pacientes obesos possuem alguma patologia, como a depressão, ansiedade e compulsão por exemplo, possam ser tratadas antes mesmo da realização da cirurgia, pois essas doenças poderão acarretar a dependência do álcool pós-operatório. Pois a obesidade é uma compulsão alimentar, e assim que o paciente faz a cirurgia e não consegue mais ter essa compulsão, por ter diminuído seu estomago, ele poderá adquirir outra compulsão, no caso o alcoolismo.
id BJRH-0_cc212e2def7c777c475695b3a0f4a503
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60666
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátricaalcoolismocirurgia bariátricaobesidadeA obesidade é uma doença crônica e multifatorial, e assim como outras doenças precisa de tratamento, uma vez que pode acarretar outras doenças sistêmicas. Assim sendo, criou-se métodos restritivos ou desabsortivos, que por sua vez, são métodos utilizados atualmente no combate e tratamento a obesidade. A gastroplastia, que é a famosa cirurgia bariátrica, muito utilizada atualmente, por facilitar a perda de peso, gera, no entanto, alterações metabólicas e fisiológicas, por vezes irreversíveis, e como exemplo disso tem-se o alcoolismo. O alcoolismo, é tido como um problema de saúde pública, e como tal, gera impacto individual, familiar, interpessoal além de trabalhista. Portanto, justifica-se assim a necessidade de diagnosticar possíveis causas para o desenvolvimento do abuso do álcool no paciente bariátrico, requerendo assim acompanhamento multidisciplinar para se evitar o desenvolvimento de dependência alcoólica. E é por isso a importância do acompanhamento psiquiátrico no decorrer do tratamento, tendo em vista que, uma vez que pacientes obesos possuem alguma patologia, como a depressão, ansiedade e compulsão por exemplo, possam ser tratadas antes mesmo da realização da cirurgia, pois essas doenças poderão acarretar a dependência do álcool pós-operatório. Pois a obesidade é uma compulsão alimentar, e assim que o paciente faz a cirurgia e não consegue mais ter essa compulsão, por ter diminuído seu estomago, ele poderá adquirir outra compulsão, no caso o alcoolismo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6066610.34119/bjhrv6n3-326Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 12592-12603Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 12592-12603Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 12592-126032595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60666/43820Destefani, PaulaPires, Jessica Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T14:57:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60666Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-21T14:57:44Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátrica
title Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátrica
spellingShingle Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátrica
Destefani, Paula
alcoolismo
cirurgia bariátrica
obesidade
title_short Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátrica
title_full Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátrica
title_fullStr Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátrica
title_full_unstemmed Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátrica
title_sort Alcoolismo em pacientes pós cirurgia bariátrica
author Destefani, Paula
author_facet Destefani, Paula
Pires, Jessica Lima
author_role author
author2 Pires, Jessica Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Destefani, Paula
Pires, Jessica Lima
dc.subject.por.fl_str_mv alcoolismo
cirurgia bariátrica
obesidade
topic alcoolismo
cirurgia bariátrica
obesidade
description A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, e assim como outras doenças precisa de tratamento, uma vez que pode acarretar outras doenças sistêmicas. Assim sendo, criou-se métodos restritivos ou desabsortivos, que por sua vez, são métodos utilizados atualmente no combate e tratamento a obesidade. A gastroplastia, que é a famosa cirurgia bariátrica, muito utilizada atualmente, por facilitar a perda de peso, gera, no entanto, alterações metabólicas e fisiológicas, por vezes irreversíveis, e como exemplo disso tem-se o alcoolismo. O alcoolismo, é tido como um problema de saúde pública, e como tal, gera impacto individual, familiar, interpessoal além de trabalhista. Portanto, justifica-se assim a necessidade de diagnosticar possíveis causas para o desenvolvimento do abuso do álcool no paciente bariátrico, requerendo assim acompanhamento multidisciplinar para se evitar o desenvolvimento de dependência alcoólica. E é por isso a importância do acompanhamento psiquiátrico no decorrer do tratamento, tendo em vista que, uma vez que pacientes obesos possuem alguma patologia, como a depressão, ansiedade e compulsão por exemplo, possam ser tratadas antes mesmo da realização da cirurgia, pois essas doenças poderão acarretar a dependência do álcool pós-operatório. Pois a obesidade é uma compulsão alimentar, e assim que o paciente faz a cirurgia e não consegue mais ter essa compulsão, por ter diminuído seu estomago, ele poderá adquirir outra compulsão, no caso o alcoolismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60666
10.34119/bjhrv6n3-326
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60666
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60666/43820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 12592-12603
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 12592-12603
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 12592-12603
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240030778884096