A avaliação psicológica e o medo de dirigir: Possibilidades de aplicação da bateria fatorial de personalidade / Evaluación psicológica y el miedo de conducir: Posibilidades de aplicación de la batería factorial de personalidad
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14553 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é contemplar as possibilidades de uso da Bateria Fatorial de Personalidade (Teste BFP) no processo de acompanhamento e avaliação de pessoas com medo de dirigir. Dentre os inúmeros testes de personalidade, como os expressivos e projetivos, a bateria fatorial, fundamentada nos cinco grandes fatores, Extroversão, Abertura, Neuroticismo, Socialização e Realização, apresenta certa praticidade e um potencial maior no processo de investigação da dinâmica e da estrutura de personalidade e comportamento de um sujeito com medo de dirigir. Ela viabiliza o delineamento do estilo emocional e motivações do sujeito e, junto com outros instrumentos, possibilita a construção de um cenário sobre os modos de ser do avaliado e a forma como se estabelece e de desdobra o medo de dirigir em sua vida. Empregar esse instrumento como uma ferramenta de rastreio pode contribuir para a fundamentação de uma intervenção efetiva junto àquelas pessoas, pois seus indicadores tornam-se ferramentas para análise dos pontos da dinâmica psíquica e comportamental do sujeito. Para esclarecer essa e outras hipóteses, essa produção foi norteada pelo método qualitativo, a partir do qual foi possível explorar dados bibliográficos concernentes à avaliação psicológica, de maneira geral, tecer o pano de fundo a respeito do medo de dirigir e, consequentemente, refletir sobre o modo com que a BFP pode ser utilizada no processo de avaliação para o levantamento de dados e compreensão dos fatores, a fim de possibilitar a estruturação de uma estratégia terapêutica efetiva, tanto em grupo quanto no processo psicoterapêutico individual, com capacidade de explicar, modificar e qualificar a relação do indivíduo consigo, com o outro e com o mundo, ao equipa-lo com condições de conduzir o carro e, consequentemente, a sua vida. |
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