Desafio do enfermeiro frente ao desmame precoce no recém-nascido termo na atenção básica/ The nurse's challenge in the face of early weaning in the term newborn in primary care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Camila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vador, Rosana Maria Faria, Cunha, Fabiola Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30868
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal evidenciar atuação do enfermeiro frente ao Desmame Precoce (DP) em recém nascidos de termo na atenção básica. O objetivo secundário trata-se de identificar os fatores predisponentes para o desmame precoce e propor estratégias de ações transformadoras do desmame precoce a ser aplicada na atenção básica. A pesquisa trata-se de uma revisão de literatura descritiva e exploratório, de abordagem qualitativa, por meio de artigos nacionais, publicados nas bases de dados Scielo, Llilasc, Pubmed e outras revistas de enfermagem, entre o período de 2016 a 2021. O mapeamento contemplou 44 documentos no total, desses 25 artigos, foram organizados por semelhanças e referente ao objetivo deste estudo. Como resultado final após a aplicação do método, conclui-se que os artigos selecionados demonstraram os inúmeros elementos que provocam a manifestação para o DP, como: fatores biológicos, histórico-culturais e psíquicas, mães que não possuem companheiro fixo, com menor disponibilidade de tempo em seu cotidiano, baixa renda. Também fica explicito as várias complicações ocasionadas pelo DP, dentre elas, podemos ressaltar: a ruptura do desenvolvimento motor-oral adequado, acarretando mudanças na postura e força dos órgãos fonoarticulatório, danificando a deglutição, funções de mastigação, respiração, articulação dos sons da fala e nas funções da defesa orgânica, podendo provocar ao óbito infantil. Desse modo foi evidenciada estratégias de ações transformadoras do desmame precoce a ser implementada na unidade básica de saúde, pelo enfermeiro por meio de educação permanente, devendo atingir no mínimo 85% da equipe, para que assim tenham melhores resultados e sucesso ao incentivarem o aleitamento materno e que consigam identificar e diminuir as dificuldades dessa prática. O enfermeiro frente ao DP no recém-nascido termo na atenção básica, nota-se que à  grande relevância nos planejamentos de ações educativas e práticas assistenciais, que vão desde a diminuição de riscos de doenças por DP, até melhorias no vínculo mãe-filho, proporcionando um progresso para melhoria da qualidade de assistência materno-infantil.
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