Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Milena Nunes Alves de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Uchoa, Daysianne Pereira de Lira, Nascimento, Ana Carolina Policarpo, da Silva, Camila Gomes, Sampaio, Lucas Matheus Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/24748
Resumo: Objetivo: avaliar a incidência do desenvolvimento de transtornos emocionais em estudantes de medicina.Métodos: Revisão Sistemática da Literatura. Utilizou-se a Biblioteca Nacional de Medicina dos Institutos Nacionais de Saúde (PUBMED) e o Google Acadêmico como bases de dados, obtendo-se uma amostra final de 16 artigos, que respondiam a questão norteadora, selecionados após a análise crítica e aos pares dos estudos primariamente encontrados .Resultados: Os artigos possibilitaram evidenciar que os acadêmicos de medicina diretamente suscetíveis ao desenvolvimento de transtornos emocionais, tais como estresse, seguido pela depressão, pela síndrome de Burnout e, por fim, ansiedade.Conclusões: O curso de Medicina altera acidentalmente a qualidade de vida de seus estudantes.A constante pressão exercida pela vida acadêmica torna os estudantes altamente suscetíveis a transtornos emocionais
id BJRH-0_d1b2e36bb0c3f9a94028a9ab88896392
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24748
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical studentsEstudantes de MedicinaTranstorno DepressivoEtiologiaIncidência.Objetivo: avaliar a incidência do desenvolvimento de transtornos emocionais em estudantes de medicina.Métodos: Revisão Sistemática da Literatura. Utilizou-se a Biblioteca Nacional de Medicina dos Institutos Nacionais de Saúde (PUBMED) e o Google Acadêmico como bases de dados, obtendo-se uma amostra final de 16 artigos, que respondiam a questão norteadora, selecionados após a análise crítica e aos pares dos estudos primariamente encontrados .Resultados: Os artigos possibilitaram evidenciar que os acadêmicos de medicina diretamente suscetíveis ao desenvolvimento de transtornos emocionais, tais como estresse, seguido pela depressão, pela síndrome de Burnout e, por fim, ansiedade.Conclusões: O curso de Medicina altera acidentalmente a qualidade de vida de seus estudantes.A constante pressão exercida pela vida acadêmica torna os estudantes altamente suscetíveis a transtornos emocionaisBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2474810.34119/bjhrv4n1-233Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 2894-2905Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 2894-29052595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/24748/19733Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Milena Nunes Alves deUchoa, Daysianne Pereira de LiraNascimento, Ana Carolina Policarpoda Silva, Camila GomesSampaio, Lucas Matheus Barreto2021-04-12T15:36:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24748Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-04-12T15:36:02Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical students
title Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical students
spellingShingle Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical students
Sousa, Milena Nunes Alves de
Estudantes de Medicina
Transtorno Depressivo
Etiologia
Incidência.
title_short Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical students
title_full Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical students
title_fullStr Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical students
title_full_unstemmed Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical students
title_sort Transtornos emocionais em estudantes de medicina / Emotional disorders in medical students
author Sousa, Milena Nunes Alves de
author_facet Sousa, Milena Nunes Alves de
Uchoa, Daysianne Pereira de Lira
Nascimento, Ana Carolina Policarpo
da Silva, Camila Gomes
Sampaio, Lucas Matheus Barreto
author_role author
author2 Uchoa, Daysianne Pereira de Lira
Nascimento, Ana Carolina Policarpo
da Silva, Camila Gomes
Sampaio, Lucas Matheus Barreto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Milena Nunes Alves de
Uchoa, Daysianne Pereira de Lira
Nascimento, Ana Carolina Policarpo
da Silva, Camila Gomes
Sampaio, Lucas Matheus Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Medicina
Transtorno Depressivo
Etiologia
Incidência.
topic Estudantes de Medicina
Transtorno Depressivo
Etiologia
Incidência.
description Objetivo: avaliar a incidência do desenvolvimento de transtornos emocionais em estudantes de medicina.Métodos: Revisão Sistemática da Literatura. Utilizou-se a Biblioteca Nacional de Medicina dos Institutos Nacionais de Saúde (PUBMED) e o Google Acadêmico como bases de dados, obtendo-se uma amostra final de 16 artigos, que respondiam a questão norteadora, selecionados após a análise crítica e aos pares dos estudos primariamente encontrados .Resultados: Os artigos possibilitaram evidenciar que os acadêmicos de medicina diretamente suscetíveis ao desenvolvimento de transtornos emocionais, tais como estresse, seguido pela depressão, pela síndrome de Burnout e, por fim, ansiedade.Conclusões: O curso de Medicina altera acidentalmente a qualidade de vida de seus estudantes.A constante pressão exercida pela vida acadêmica torna os estudantes altamente suscetíveis a transtornos emocionais
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/24748
10.34119/bjhrv4n1-233
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/24748
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n1-233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/24748/19733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 2894-2905
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 2894-2905
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240059336851456