Genograma em alto relevo: estratégia metodológica para compreensão da vivência de jovem com Deficiência Visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Mariana Roberta Cardoso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Souza, Ítala Paris, Salomé, Solange Pires, Bezerra, Maria Simone Mendes, Androlage, Juliana Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61051
Resumo: Objetivo: Compreender a experiência de vida e cuidado de jovem com DV e sua forma de ‘enxergar’ o mundo por meio do genograma em alto relevo. Método: Estudo de situação, sob olhar compreensivo, baseado na história de vida de Jéssica, jovem que vivencia deficiência visual desde os seis meses de idade, e sua família. Para a recolha dos dados, utilizamos a História de Vida, Entrevista em Profundidade, Observação e a construção conjunta do genograma em alto relevo, que compuseram o Diário de Pesquisa. Resultados: A construção do genograma em alto relevo permitiu transformar seu caráter visual em táctil, possibilitando a participação integral da jovem, conferindo visibilidade e compreensão acerca dos cuidados próprios por ela tecidos no cotidiano de sua vida em família. Também, possibilitou a apreensão da conformação familiar, núcleos de cuidado e qualidade das relações tecidas, ressaltando o conhecimento de como a família busca, produz e gerencia o cuidado de forma intensa, desde que a situação fora imposta em sua vida, perpassando toda a adolescência e juventude. Conclusão: Importante se faz ao pesquisador refletir sobre suas práticas e repensar novas estratégias, tais como o genograma, tanto para a coleta de dados em pesquisas como na assistência, em especial da área da enfermagem, permitindo-lhes conhecer como pessoas e famílias que experienciam a deficiência visual se reorganizam para o cuidado e laçam mão de todo seu potencial para o bem viver.
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