Educação em saúde como instrumento transformador do paciente dialisado: relato de experiência / Health education as anawareness activity for the dialysed patient: experience report
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1778 |
Resumo: | O manejo clínico-terapêutico do paciente dialisado gera situações de estresse relacionadas ao tratamento, a mudanças no estilo de vida, a diminuição da energia física, a alteração da aparência pessoal e a novas incumbências para manutenção da vida. Neste contexto, tornam-se relevantes as ações de educação em saúde direcionadas aos hábitos alimentares e hídricos, a incapacidade ou a limitação das atividades físicas e de lazer e consequentemente, às repercussões psicológicas e sociais provocados pela doença renal crônica. Este trabalho teve por objetivo descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante a realização de um estágio extracurricular numa unidade privada de nefrologia do estado de Sergipe no período de 27 de junho a 18 de julho de 2016. Como resultados observou-se que as atividades educativas contribuíram para a redução da tensão e manutenção do equilíbrio emocional. Então, estas foram relevantes para a continuidade do tratamento com qualidade |
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Educação em saúde como instrumento transformador do paciente dialisado: relato de experiência / Health education as anawareness activity for the dialysed patient: experience reportEnfermagemEducação em SaúdeAutocuidadoDiálise Renal.O manejo clínico-terapêutico do paciente dialisado gera situações de estresse relacionadas ao tratamento, a mudanças no estilo de vida, a diminuição da energia física, a alteração da aparência pessoal e a novas incumbências para manutenção da vida. Neste contexto, tornam-se relevantes as ações de educação em saúde direcionadas aos hábitos alimentares e hídricos, a incapacidade ou a limitação das atividades físicas e de lazer e consequentemente, às repercussões psicológicas e sociais provocados pela doença renal crônica. Este trabalho teve por objetivo descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante a realização de um estágio extracurricular numa unidade privada de nefrologia do estado de Sergipe no período de 27 de junho a 18 de julho de 2016. Como resultados observou-se que as atividades educativas contribuíram para a redução da tensão e manutenção do equilíbrio emocional. Então, estas foram relevantes para a continuidade do tratamento com qualidadeBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/177810.34119/bjhrv2n4-014Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 4 (2019); 2403-2408Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 4 (2019); 2403-24082595-682510.34119/bjhrv2n4reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1778/1729Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Carlos Alves dosSantos, Ariele Alves dosSoares, Andréa FerreiraSouza, Ana Tainar Mota2019-09-02T18:15:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1778Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-09-02T18:15:18Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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