Diversidades de gêneros e acesso à saúde: concepção dos estudantes de medicina e enfermagem do centro universitário de Patos de Minas / Gender diversity and health acess: perceptions of the students of nursing and medicine of centro universitário patos de Minas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luíza Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Maria Gabriela Ferreira, Araujo, Laís Moreira Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2245
Resumo: As diversidades de gênero vivenciam diversas formas de preconceitos e violências cotidianas. Uma das maneiras de discriminação vivida é a dificuldade em acessar o Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que muitos profissionais de saúde não estão capacitados em atender às singularidades de um indivíduo LGBT e acoplam os seus valores morais ao atendimento de maneira a provocar situações constrangedoras. Consequentemente, muitos transexuais, travestis, lésbicas, bissexuais, intersexuais e gays, se distanciam do âmbito da saúde. Sabe-se que há a existência de variadas leis que amparam a qualidade de vida da comunidade LGBT. Portanto, entende-se que o problema não está na formulação de programas governamentais, mas na formação e práxis dos médicos e enfermeiros. A partir disso, este trabalho buscou compreender a percepção dos estudantes do Centro Universitário Patos de Minas (UNIPAM) sobre a necessidade do entendimento acerca do contexto de saúde vivido pelos diversos tipos de gênero, para atender as demandas dessa comunidade da melhor maneira possível. Dessa forma, a amostra do estudo foi composta pelos estudantes de graduação, do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, dos cursos de Enfermagem e Medicina, matriculados, de todos os períodos e ambos os sexos. Os entrevistados receberam orientações e assinaram o termo de consentimento livre esclarecido, para que, assim, pudessem responder o questionário estruturado com perguntas sobre conhecimentos quanto a conceituação dos diferentes gêneros, peculiaridades de atendimento, políticas de amparo, necessidade ou não de mudança na conduta dos profissionais na atualidade, além da análise se existe a abordagem do tema durante a graduação nos cursos e se é passível a modificação dessa conjuntura. Quanto aos resultados, a parte qualitativa foi feita por análise temática, através de categorizações, e a quantitativa, foram apresentadas sob a forma de frequência simples, médias, medianas, porcentagem por meio do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20, além da elaboração de correlações, por meio do método estatístico chamado de “Coeficiente de Correlação Rô (?) de Spearman”. Mediante as informações coletadas, observou-se falha na formação acadêmica para melhor conduta no atendimento a essa população e interpretações equívocas sobre a definição e a realidade das diversidades de gênero. 
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