Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Gabriel Aleksander de Moura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Britto, Anna Cecília da Silva Bugyja de Souza, Oliveira, Francisca Josélia da Silva, do Nascimento, Francinaldo Silva, da Silva, Flávia Marcelly de Sousa Mendes, Moura, Anne Caroline Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106
Resumo: O projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial surgiu com o intuito inicial de levar assistência e acolhimento para a população da cidade de Picos, no Estado do Piauí que não tinha acesso à psicoterapia e estava sofrendo com as consequências do cenário nacional perante a pandemia do COVID-19. Contudo, através da colaboração com projetos sociais de outros municípios do Brasil culminou na expansão para outros estados do país. Diante disso, o projeto tem como objetivo central fornecer o acolhimento psicoterápico para a população geral acometida por sintomas de estresses e esgotamento emocional relacionados a pandemia do COVID- 19. A iniciativa do projeto foi a porta de acesso à psicoterapia para usuários que tiveram seus quadros de saúde mental agravados por causa do contexto pandêmico do COVID-19, que colocou a sociedade como um todo diante de suas vulnerabilidades. A mobilização dos profissionais da área da saúde se mostrou imprescindível nesse contexto, gerando iniciativas que revolucionaram a forma de produzir cuidado, o que ficou nítido ao longo da experiência relatada nesta produção científica, acentuando a importância do trabalho realizado pelo Projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial.
id BJRH-0_db14b9ae657607c744f0d5df0ee8db91
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35106
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PIAssistência à Saúde MentalServiços de Saúde MentalEsgotamento EmocionalCovid-19Atendimento Psicológico Online.O projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial surgiu com o intuito inicial de levar assistência e acolhimento para a população da cidade de Picos, no Estado do Piauí que não tinha acesso à psicoterapia e estava sofrendo com as consequências do cenário nacional perante a pandemia do COVID-19. Contudo, através da colaboração com projetos sociais de outros municípios do Brasil culminou na expansão para outros estados do país. Diante disso, o projeto tem como objetivo central fornecer o acolhimento psicoterápico para a população geral acometida por sintomas de estresses e esgotamento emocional relacionados a pandemia do COVID- 19. A iniciativa do projeto foi a porta de acesso à psicoterapia para usuários que tiveram seus quadros de saúde mental agravados por causa do contexto pandêmico do COVID-19, que colocou a sociedade como um todo diante de suas vulnerabilidades. A mobilização dos profissionais da área da saúde se mostrou imprescindível nesse contexto, gerando iniciativas que revolucionaram a forma de produzir cuidado, o que ficou nítido ao longo da experiência relatada nesta produção científica, acentuando a importância do trabalho realizado pelo Projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3510610.34119/bjhrv4n4-295Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18222-18231Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18222-182312595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Gabriel Aleksander de MouraBritto, Anna Cecília da Silva Bugyja de SouzaOliveira, Francisca Josélia da Silvado Nascimento, Francinaldo Silvada Silva, Flávia Marcelly de Sousa MendesMoura, Anne Caroline Gomes2021-09-16T17:41:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35106Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-09-16T17:41:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI
title Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI
spellingShingle Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI
Sousa, Gabriel Aleksander de Moura
Assistência à Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
Esgotamento Emocional
Covid-19
Atendimento Psicológico Online.
title_short Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI
title_full Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI
title_fullStr Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI
title_full_unstemmed Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI
title_sort Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI
author Sousa, Gabriel Aleksander de Moura
author_facet Sousa, Gabriel Aleksander de Moura
Britto, Anna Cecília da Silva Bugyja de Souza
Oliveira, Francisca Josélia da Silva
do Nascimento, Francinaldo Silva
da Silva, Flávia Marcelly de Sousa Mendes
Moura, Anne Caroline Gomes
author_role author
author2 Britto, Anna Cecília da Silva Bugyja de Souza
Oliveira, Francisca Josélia da Silva
do Nascimento, Francinaldo Silva
da Silva, Flávia Marcelly de Sousa Mendes
Moura, Anne Caroline Gomes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Gabriel Aleksander de Moura
Britto, Anna Cecília da Silva Bugyja de Souza
Oliveira, Francisca Josélia da Silva
do Nascimento, Francinaldo Silva
da Silva, Flávia Marcelly de Sousa Mendes
Moura, Anne Caroline Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência à Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
Esgotamento Emocional
Covid-19
Atendimento Psicológico Online.
topic Assistência à Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
Esgotamento Emocional
Covid-19
Atendimento Psicológico Online.
description O projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial surgiu com o intuito inicial de levar assistência e acolhimento para a população da cidade de Picos, no Estado do Piauí que não tinha acesso à psicoterapia e estava sofrendo com as consequências do cenário nacional perante a pandemia do COVID-19. Contudo, através da colaboração com projetos sociais de outros municípios do Brasil culminou na expansão para outros estados do país. Diante disso, o projeto tem como objetivo central fornecer o acolhimento psicoterápico para a população geral acometida por sintomas de estresses e esgotamento emocional relacionados a pandemia do COVID- 19. A iniciativa do projeto foi a porta de acesso à psicoterapia para usuários que tiveram seus quadros de saúde mental agravados por causa do contexto pandêmico do COVID-19, que colocou a sociedade como um todo diante de suas vulnerabilidades. A mobilização dos profissionais da área da saúde se mostrou imprescindível nesse contexto, gerando iniciativas que revolucionaram a forma de produzir cuidado, o que ficou nítido ao longo da experiência relatada nesta produção científica, acentuando a importância do trabalho realizado pelo Projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106
10.34119/bjhrv4n4-295
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n4-295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18222-18231
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18222-18231
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240065960706048