Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106 |
Resumo: | O projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial surgiu com o intuito inicial de levar assistência e acolhimento para a população da cidade de Picos, no Estado do Piauí que não tinha acesso à psicoterapia e estava sofrendo com as consequências do cenário nacional perante a pandemia do COVID-19. Contudo, através da colaboração com projetos sociais de outros municípios do Brasil culminou na expansão para outros estados do país. Diante disso, o projeto tem como objetivo central fornecer o acolhimento psicoterápico para a população geral acometida por sintomas de estresses e esgotamento emocional relacionados a pandemia do COVID- 19. A iniciativa do projeto foi a porta de acesso à psicoterapia para usuários que tiveram seus quadros de saúde mental agravados por causa do contexto pandêmico do COVID-19, que colocou a sociedade como um todo diante de suas vulnerabilidades. A mobilização dos profissionais da área da saúde se mostrou imprescindível nesse contexto, gerando iniciativas que revolucionaram a forma de produzir cuidado, o que ficou nítido ao longo da experiência relatada nesta produção científica, acentuando a importância do trabalho realizado pelo Projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial. |
id |
BJRH-0_db14b9ae657607c744f0d5df0ee8db91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35106 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PIAssistência à Saúde MentalServiços de Saúde MentalEsgotamento EmocionalCovid-19Atendimento Psicológico Online.O projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial surgiu com o intuito inicial de levar assistência e acolhimento para a população da cidade de Picos, no Estado do Piauí que não tinha acesso à psicoterapia e estava sofrendo com as consequências do cenário nacional perante a pandemia do COVID-19. Contudo, através da colaboração com projetos sociais de outros municípios do Brasil culminou na expansão para outros estados do país. Diante disso, o projeto tem como objetivo central fornecer o acolhimento psicoterápico para a população geral acometida por sintomas de estresses e esgotamento emocional relacionados a pandemia do COVID- 19. A iniciativa do projeto foi a porta de acesso à psicoterapia para usuários que tiveram seus quadros de saúde mental agravados por causa do contexto pandêmico do COVID-19, que colocou a sociedade como um todo diante de suas vulnerabilidades. A mobilização dos profissionais da área da saúde se mostrou imprescindível nesse contexto, gerando iniciativas que revolucionaram a forma de produzir cuidado, o que ficou nítido ao longo da experiência relatada nesta produção científica, acentuando a importância do trabalho realizado pelo Projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3510610.34119/bjhrv4n4-295Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18222-18231Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18222-182312595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Gabriel Aleksander de MouraBritto, Anna Cecília da Silva Bugyja de SouzaOliveira, Francisca Josélia da Silvado Nascimento, Francinaldo Silvada Silva, Flávia Marcelly de Sousa MendesMoura, Anne Caroline Gomes2021-09-16T17:41:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35106Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-09-16T17:41:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI |
title |
Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI |
spellingShingle |
Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI Sousa, Gabriel Aleksander de Moura Assistência à Saúde Mental Serviços de Saúde Mental Esgotamento Emocional Covid-19 Atendimento Psicológico Online. |
title_short |
Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI |
title_full |
Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI |
title_fullStr |
Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI |
title_sort |
Relato de experiência da implementação de serviço emergencial voluntário de atendimento psicológico por meio da tecnologia da informação e comunicação durante a pandemia do COVID-19 na região de Picos – PI / Experience report of the implementation of a voluntary emergency psychological care service through information and communication technology during the COVID-19 pandemic in the region of Picos - PI |
author |
Sousa, Gabriel Aleksander de Moura |
author_facet |
Sousa, Gabriel Aleksander de Moura Britto, Anna Cecília da Silva Bugyja de Souza Oliveira, Francisca Josélia da Silva do Nascimento, Francinaldo Silva da Silva, Flávia Marcelly de Sousa Mendes Moura, Anne Caroline Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Britto, Anna Cecília da Silva Bugyja de Souza Oliveira, Francisca Josélia da Silva do Nascimento, Francinaldo Silva da Silva, Flávia Marcelly de Sousa Mendes Moura, Anne Caroline Gomes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Gabriel Aleksander de Moura Britto, Anna Cecília da Silva Bugyja de Souza Oliveira, Francisca Josélia da Silva do Nascimento, Francinaldo Silva da Silva, Flávia Marcelly de Sousa Mendes Moura, Anne Caroline Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência à Saúde Mental Serviços de Saúde Mental Esgotamento Emocional Covid-19 Atendimento Psicológico Online. |
topic |
Assistência à Saúde Mental Serviços de Saúde Mental Esgotamento Emocional Covid-19 Atendimento Psicológico Online. |
description |
O projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial surgiu com o intuito inicial de levar assistência e acolhimento para a população da cidade de Picos, no Estado do Piauí que não tinha acesso à psicoterapia e estava sofrendo com as consequências do cenário nacional perante a pandemia do COVID-19. Contudo, através da colaboração com projetos sociais de outros municípios do Brasil culminou na expansão para outros estados do país. Diante disso, o projeto tem como objetivo central fornecer o acolhimento psicoterápico para a população geral acometida por sintomas de estresses e esgotamento emocional relacionados a pandemia do COVID- 19. A iniciativa do projeto foi a porta de acesso à psicoterapia para usuários que tiveram seus quadros de saúde mental agravados por causa do contexto pandêmico do COVID-19, que colocou a sociedade como um todo diante de suas vulnerabilidades. A mobilização dos profissionais da área da saúde se mostrou imprescindível nesse contexto, gerando iniciativas que revolucionaram a forma de produzir cuidado, o que ficou nítido ao longo da experiência relatada nesta produção científica, acentuando a importância do trabalho realizado pelo Projeto de Atendimento Psicológico Online Emergencial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106 10.34119/bjhrv4n4-295 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n4-295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35106/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18222-18231 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18222-18231 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240065960706048 |