Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Paula Leão
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coelho, Jamilly Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59331
Resumo: Objetivo: compreender a violência obstétrica sob o prisma da violência de gênero, com o propósito de descrever suas diversas manifestações. Método: Revisão Integrativa da Literatura. Foi realizado um levantamento eletrônico de artigos científicos nas bases de dados Pubmed e LILACS com o auxílio dos termos “violência obstétrica”; “violência doméstica”; “assistência médica”. Resultados: Foram incluídos oito estudos, sendo 50% extraídos do Pubmed e 50% extraídos do LILACS. Quanto aos aspectos metodológicos, 50% dos estudos analisados foram estudos transversais, 25% estudos de revisão sistemática, 12,5% estudo exploratório e 12,5% estudo descritivo. Discussão: A falta de assistência, o baixo acolhimento e a prática da violência destinada a mulheres gestantes promovem a piora da qualidade de vida e ainda, transtornos emocionais, como a depressão. Além disso, foram relatados ainda a negligência na assistência, ausência de suporte emocional, adoção de procedimentos sem o consentimento da gestante, tratamento grosseiro, ausência de informações e administração de fármacos para acelerar o parto. Considerações finais: A violência obstétrica é considerada um fenômeno complexo e que é ocasionado por fatores individuais, institucionais e estruturais. Os autores concordam que, a violência obstétrica está associada a questões de gênero enraizadas na sociedade que, posiciona a mulher em lugar de subordinação, especialmente a mulher de baixo poder aquisitivo e com baixa escolaridade.
id BJRH-0_e0395b390e91d889cbc7bec63c640eb5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59331
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gêneroviolência obstétricaassistência médicaviolência domésticaObjetivo: compreender a violência obstétrica sob o prisma da violência de gênero, com o propósito de descrever suas diversas manifestações. Método: Revisão Integrativa da Literatura. Foi realizado um levantamento eletrônico de artigos científicos nas bases de dados Pubmed e LILACS com o auxílio dos termos “violência obstétrica”; “violência doméstica”; “assistência médica”. Resultados: Foram incluídos oito estudos, sendo 50% extraídos do Pubmed e 50% extraídos do LILACS. Quanto aos aspectos metodológicos, 50% dos estudos analisados foram estudos transversais, 25% estudos de revisão sistemática, 12,5% estudo exploratório e 12,5% estudo descritivo. Discussão: A falta de assistência, o baixo acolhimento e a prática da violência destinada a mulheres gestantes promovem a piora da qualidade de vida e ainda, transtornos emocionais, como a depressão. Além disso, foram relatados ainda a negligência na assistência, ausência de suporte emocional, adoção de procedimentos sem o consentimento da gestante, tratamento grosseiro, ausência de informações e administração de fármacos para acelerar o parto. Considerações finais: A violência obstétrica é considerada um fenômeno complexo e que é ocasionado por fatores individuais, institucionais e estruturais. Os autores concordam que, a violência obstétrica está associada a questões de gênero enraizadas na sociedade que, posiciona a mulher em lugar de subordinação, especialmente a mulher de baixo poder aquisitivo e com baixa escolaridade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5933110.34119/bjhrv6n3-007Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 8458-8467Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 8458-8467Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 8458-84672595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59331/42965Campos, Paula LeãoCoelho, Jamilly Gusmãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T19:58:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59331Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-05-02T19:58:53Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gênero
title Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gênero
spellingShingle Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gênero
Campos, Paula Leão
violência obstétrica
assistência médica
violência doméstica
title_short Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gênero
title_full Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gênero
title_fullStr Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gênero
title_full_unstemmed Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gênero
title_sort Análise das formas de violência obstétrica como reflexo da violência de gênero
author Campos, Paula Leão
author_facet Campos, Paula Leão
Coelho, Jamilly Gusmão
author_role author
author2 Coelho, Jamilly Gusmão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Paula Leão
Coelho, Jamilly Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv violência obstétrica
assistência médica
violência doméstica
topic violência obstétrica
assistência médica
violência doméstica
description Objetivo: compreender a violência obstétrica sob o prisma da violência de gênero, com o propósito de descrever suas diversas manifestações. Método: Revisão Integrativa da Literatura. Foi realizado um levantamento eletrônico de artigos científicos nas bases de dados Pubmed e LILACS com o auxílio dos termos “violência obstétrica”; “violência doméstica”; “assistência médica”. Resultados: Foram incluídos oito estudos, sendo 50% extraídos do Pubmed e 50% extraídos do LILACS. Quanto aos aspectos metodológicos, 50% dos estudos analisados foram estudos transversais, 25% estudos de revisão sistemática, 12,5% estudo exploratório e 12,5% estudo descritivo. Discussão: A falta de assistência, o baixo acolhimento e a prática da violência destinada a mulheres gestantes promovem a piora da qualidade de vida e ainda, transtornos emocionais, como a depressão. Além disso, foram relatados ainda a negligência na assistência, ausência de suporte emocional, adoção de procedimentos sem o consentimento da gestante, tratamento grosseiro, ausência de informações e administração de fármacos para acelerar o parto. Considerações finais: A violência obstétrica é considerada um fenômeno complexo e que é ocasionado por fatores individuais, institucionais e estruturais. Os autores concordam que, a violência obstétrica está associada a questões de gênero enraizadas na sociedade que, posiciona a mulher em lugar de subordinação, especialmente a mulher de baixo poder aquisitivo e com baixa escolaridade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59331
10.34119/bjhrv6n3-007
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59331
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59331/42965
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 8458-8467
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 8458-8467
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 8458-8467
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240028978479104