Avaliação de discentes sobre conhecimentos técnicos e procedimentais necessários para aplicação de injetáveis intramusculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Laryssa Candida de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Faria, Tatiane Mendes, Bernardino Júnior, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv7n2-155
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68217
Resumo: Esse estudo objetiva avaliar o conhecimento de discentes que estejam nos dois últimos anos do curso de graduação em enfermagem e discentes do último ano do curso técnico em enfermagem do município de Uberlândia acerca da realização correta da técnica de administração de injetáveis por via intramuscular e das estruturas anatômicas de cada região nas quais a administração pode ser realizada. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo e descritivo, realizado com 25 alunos do curso técnico em enfermagem e 25 discentes da graduação em enfermagem da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, no período de dezembro 2022 a março de 2023. Para análise estatística foram cruzados os resultados de cada pergunta entre os dois grupos analisados utilizado o teste de Kappa com p<0,05 e ainda os dados foram submetidos à descrição de porcentagem. Após análise estatística os cruzamentos das perguntas “Para realização de injetáveis intramusculares qual número corresponde a angulação da agulha mais recomendada?”; e ”Qual o nome do ponto anatômico, indicado pela seta, que deve ser identificado para realização da injeção?”; deram estatisticamente significativos. Conclui-se que há uma fragilidade do ensino e conhecimento de discentes de nível superior e técnico do município de Uberlândia a respeito da anatomia, morfologia e técnica adequada para aplicação de injetáveis intramusculares.
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