Projeto de Extensão “Criar para Informar”: a utilização da arte para a comunicação e divulgação de temas em neurociências–relato de experiência / Extension Project "Create to Inform": the use of art for communication and dissemination of topics in neurosciences-experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Juliana Ciarlini
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Lucas Lessa de, Freire, Raquel Matoso, Oliveira, Rafael Ximenes, Aragão, Gislei Frota, Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1278
Resumo: Com base na carência de conhecimento da população sobre os distúrbios que afetam o sistema nervoso central (SNC) e o sucesso da utilização de estratégias lúdicas como recurso pedagógico, o projeto “Criar para Informar” foi idealizado pelos professores do Grupo de Estudos em Neuroinflamação e Neurotoxicologia (GENIT), do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com a participação de acadêmicos do curso, visando levar informações à população acerca dessa temática, de forma criativa, lúdica, acessível e interativa. O objetivo do presente relato de experiência é apresentar o projeto “Criar para Informar” edescrever suas produções de educação em saúde relacionadas a distúrbios do sistema nervoso central e ao uso de substâncias que psicoativas. As ações foram planejadas com base na criação de paródias, canções autorais, vídeos e animações, com foco em uma temática por vez, de interesse da população, procurando esclarecer sobre as principais características dos temas abordados. Foram elaborados três produtos ao longo do primeiro ano do projeto (2018): o primeiro consistiu em um vídeo dublado abordando a temática do uso indiscriminado de benzodiazepínicos (BZDs); o segundo teve o formato de uma paródia problematizando o uso abusivo de psicoestimulantes; e o terceiroproduto consistiu em uma música autoral que focou em demonstrar a visão de mundo dos indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA – autismo), estimulando compreensão e empatia. As peças artísticas foram amplamente trabalhadas em eventos, nas redes sociais e site, eficientes meios de divulgação e disseminação de informações através da criatividade, interatividade e ludicidade, permitindo um grande alcance do projeto. Ademais, participar da confecção de obras artísticas que abordam importantes temáticas da saúde, mostrou-se como uma oportunidade ímpar aos discentes e docentes envolvidos com o projeto. 
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