Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodrigues, David Manuel Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67946
Resumo: Objetivos: mapear a produção científica na área da inteligência artificial aplicada à educação em enfermagem, no último ano. Sintetizar as principais conclusões e implicações dos estudos para a educação em enfermagem. Materiais e métodos: Pesquisa realizada na b-on em fevereiro de 2024, nas bases de dados Scopus e Medline. A estratégia de pesquisa foi: “nursing education” AND “artificial intelligence” NOT “review of literature”. Resultados: foram analisados 27 artigos, a grande maioria publicados em 2023, sendo que cinco artigos foram publicados em 2024. Foram identificadas quatro categorias relativas à inteligência artificial: oportunidades, desafios, estratégias e sugestões. Conclusões: a inteligência artificial aplicada à enfermagem pode ser uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, sendo desejável que integre os currículos de enfermagem. Deve cumprir os procedimentos éticos, a integridade intelectual e afastar cenários de plágio académico e em revistas científicas. Requer o desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico nos estudantes. Estratégias como a simulação desencadeada em ambiente protegido, promove a confiança e evolução do desempenho do estudante, com a supervisão do professor. A inteligência artificial não prescinde do pensamento humano, nem da validação de resultados.
id BJRH-0_e36acd65b09952cb586e5bc0fa067274
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67946
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?educação em enfermageminteligência artificialObjetivos: mapear a produção científica na área da inteligência artificial aplicada à educação em enfermagem, no último ano. Sintetizar as principais conclusões e implicações dos estudos para a educação em enfermagem. Materiais e métodos: Pesquisa realizada na b-on em fevereiro de 2024, nas bases de dados Scopus e Medline. A estratégia de pesquisa foi: “nursing education” AND “artificial intelligence” NOT “review of literature”. Resultados: foram analisados 27 artigos, a grande maioria publicados em 2023, sendo que cinco artigos foram publicados em 2024. Foram identificadas quatro categorias relativas à inteligência artificial: oportunidades, desafios, estratégias e sugestões. Conclusões: a inteligência artificial aplicada à enfermagem pode ser uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, sendo desejável que integre os currículos de enfermagem. Deve cumprir os procedimentos éticos, a integridade intelectual e afastar cenários de plágio académico e em revistas científicas. Requer o desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico nos estudantes. Estratégias como a simulação desencadeada em ambiente protegido, promove a confiança e evolução do desempenho do estudante, com a supervisão do professor. A inteligência artificial não prescinde do pensamento humano, nem da validação de resultados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6794610.34119/bjhrv7n2-068Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e67946Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e67946Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e679462595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67946/48303Pereira, Maria Cristina Queiroz VazRodrigues, David Manuel Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-11T13:57:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67946Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-03-11T13:57:18Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?
title Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?
spellingShingle Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?
Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
educação em enfermagem
inteligência artificial
title_short Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?
title_full Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?
title_fullStr Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?
title_full_unstemmed Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?
title_sort Inteligência artificial na educação em enfermagem: que realidade?
author Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
author_facet Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
Rodrigues, David Manuel Fonseca
author_role author
author2 Rodrigues, David Manuel Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz
Rodrigues, David Manuel Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
inteligência artificial
topic educação em enfermagem
inteligência artificial
description Objetivos: mapear a produção científica na área da inteligência artificial aplicada à educação em enfermagem, no último ano. Sintetizar as principais conclusões e implicações dos estudos para a educação em enfermagem. Materiais e métodos: Pesquisa realizada na b-on em fevereiro de 2024, nas bases de dados Scopus e Medline. A estratégia de pesquisa foi: “nursing education” AND “artificial intelligence” NOT “review of literature”. Resultados: foram analisados 27 artigos, a grande maioria publicados em 2023, sendo que cinco artigos foram publicados em 2024. Foram identificadas quatro categorias relativas à inteligência artificial: oportunidades, desafios, estratégias e sugestões. Conclusões: a inteligência artificial aplicada à enfermagem pode ser uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, sendo desejável que integre os currículos de enfermagem. Deve cumprir os procedimentos éticos, a integridade intelectual e afastar cenários de plágio académico e em revistas científicas. Requer o desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico nos estudantes. Estratégias como a simulação desencadeada em ambiente protegido, promove a confiança e evolução do desempenho do estudante, com a supervisão do professor. A inteligência artificial não prescinde do pensamento humano, nem da validação de resultados.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67946
10.34119/bjhrv7n2-068
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67946
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n2-068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67946/48303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e67946
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e67946
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e67946
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240044080070656