Esquizofrenia Refratária: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Luiza de Alvarenga
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pádua, Mona Alice Silva, Cunha, Oswaldo Norbim Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62578
Resumo:  Introdução: A esquizofrenia refratária é, por definição, a persistência de sintomas positivos moderados a graves apesar do uso adequado de 2 antipsicóticos por, no mínimo, 6 semanas. Método: entrevista com o paciente, revisão de prontuário e revisão bibliográfica. Relato de caso: Esse trabalho aborda o caso de um paciente de 34 anos que apresentou alterações de consciência do eu, do conteúdo do pensamento e de comportamento, tendo sido diagnosticado com esquizofrenia e internado em hospital psiquiátrico para melhor controle da enfermidade após tentativas frustras de tratamento domiciliar. Discussão: No seguimento, o paciente apresentou importantes alterações de consciência do Eu, principalmente as de identidade do Eu e de oposição do Eu em relação ao mundo, apesar da adoção de tratamento otimizado. Fez-se, então, o diagnóstico de esquizofrenia refratária, a qual constitui critério para iniciar o uso de Clozapina, medicação mais adequada para essa condição. O paciente obteve boa resposta com essa medicação, com controle dos sintomas positivos. Conclusão: O presente trabalho ilustra a importância de dominar o conceito e saber identificar corretamente a esquizofrenia refratária para melhor manejo medicamentoso, o que impacta de forma positiva e significativa na qualidade de vida dos pacientes que possuem esta condição. 
id BJRH-0_e4e02b1618c5cc6b221409bd45d52b59
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62578
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Esquizofrenia Refratária: relato de casoEsquizofreniaEsquizofrenia Refratáriaconsciência do euclozapina Introdução: A esquizofrenia refratária é, por definição, a persistência de sintomas positivos moderados a graves apesar do uso adequado de 2 antipsicóticos por, no mínimo, 6 semanas. Método: entrevista com o paciente, revisão de prontuário e revisão bibliográfica. Relato de caso: Esse trabalho aborda o caso de um paciente de 34 anos que apresentou alterações de consciência do eu, do conteúdo do pensamento e de comportamento, tendo sido diagnosticado com esquizofrenia e internado em hospital psiquiátrico para melhor controle da enfermidade após tentativas frustras de tratamento domiciliar. Discussão: No seguimento, o paciente apresentou importantes alterações de consciência do Eu, principalmente as de identidade do Eu e de oposição do Eu em relação ao mundo, apesar da adoção de tratamento otimizado. Fez-se, então, o diagnóstico de esquizofrenia refratária, a qual constitui critério para iniciar o uso de Clozapina, medicação mais adequada para essa condição. O paciente obteve boa resposta com essa medicação, com controle dos sintomas positivos. Conclusão: O presente trabalho ilustra a importância de dominar o conceito e saber identificar corretamente a esquizofrenia refratária para melhor manejo medicamentoso, o que impacta de forma positiva e significativa na qualidade de vida dos pacientes que possuem esta condição. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6257810.34119/bjhrv6n4-405Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 19155-19164Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 19155-19164Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 19155-191642595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62578/45043Pires, Maria Luiza de AlvarengaPádua, Mona Alice SilvaCunha, Oswaldo Norbim Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T13:15:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62578Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-04T13:15:50Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Esquizofrenia Refratária: relato de caso
title Esquizofrenia Refratária: relato de caso
spellingShingle Esquizofrenia Refratária: relato de caso
Pires, Maria Luiza de Alvarenga
Esquizofrenia
Esquizofrenia Refratária
consciência do eu
clozapina
title_short Esquizofrenia Refratária: relato de caso
title_full Esquizofrenia Refratária: relato de caso
title_fullStr Esquizofrenia Refratária: relato de caso
title_full_unstemmed Esquizofrenia Refratária: relato de caso
title_sort Esquizofrenia Refratária: relato de caso
author Pires, Maria Luiza de Alvarenga
author_facet Pires, Maria Luiza de Alvarenga
Pádua, Mona Alice Silva
Cunha, Oswaldo Norbim Prado
author_role author
author2 Pádua, Mona Alice Silva
Cunha, Oswaldo Norbim Prado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Luiza de Alvarenga
Pádua, Mona Alice Silva
Cunha, Oswaldo Norbim Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Esquizofrenia
Esquizofrenia Refratária
consciência do eu
clozapina
topic Esquizofrenia
Esquizofrenia Refratária
consciência do eu
clozapina
description  Introdução: A esquizofrenia refratária é, por definição, a persistência de sintomas positivos moderados a graves apesar do uso adequado de 2 antipsicóticos por, no mínimo, 6 semanas. Método: entrevista com o paciente, revisão de prontuário e revisão bibliográfica. Relato de caso: Esse trabalho aborda o caso de um paciente de 34 anos que apresentou alterações de consciência do eu, do conteúdo do pensamento e de comportamento, tendo sido diagnosticado com esquizofrenia e internado em hospital psiquiátrico para melhor controle da enfermidade após tentativas frustras de tratamento domiciliar. Discussão: No seguimento, o paciente apresentou importantes alterações de consciência do Eu, principalmente as de identidade do Eu e de oposição do Eu em relação ao mundo, apesar da adoção de tratamento otimizado. Fez-se, então, o diagnóstico de esquizofrenia refratária, a qual constitui critério para iniciar o uso de Clozapina, medicação mais adequada para essa condição. O paciente obteve boa resposta com essa medicação, com controle dos sintomas positivos. Conclusão: O presente trabalho ilustra a importância de dominar o conceito e saber identificar corretamente a esquizofrenia refratária para melhor manejo medicamentoso, o que impacta de forma positiva e significativa na qualidade de vida dos pacientes que possuem esta condição. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62578
10.34119/bjhrv6n4-405
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62578
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n4-405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62578/45043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 19155-19164
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 19155-19164
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 19155-19164
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240033783054336