A importância da escola no âmbito social da criança com transtorno do espectro autista / The importance of school in the social scope of children with autism spectrum disorder
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9808 |
Resumo: | As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são caracterizadas por prejuízos em sua comunicação e na interação social, além de atividades e interesses restritos e comportamentos repetitivos, que podem culminar em isolamento contínuo da criança e do núcleo familiar. A inclusão educacional é uma competência que objetiva a potencialização de níveis de envolvimento e participação da criança autista, promovendo oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento das suas habilidades comunicativas e sociais. O objetivo desse estudo é compreender as implicações e potencialidades oferecidas pela escola, bem como a função dos atores essenciais nesse processo. Para tanto, como ferramenta, utilizou-se o acompanhamento semanal da rotina de uma família com uma criança com TEA, através de visitas que duram cerca de uma hora, além dos relatos da mãe sobre o desenvolvimento social da criança e sobre sua relação com os profissionais da educação. A interação social mostrou-se capaz de desenvolver a habilidade de conexão existente no autista e melhorar a maneira como se relaciona, sendo importante destacar o vínculo entre os pais e os educadores no desempenho. Vale ressaltar a potencialidade em resultados futuros como diminuição do isolamento social, contribuição para uma sociedade mais inclusiva e sem preconceitos e para a evolução intelectual das crianças com TEA. Apesar dos benefícios encontrados na interação social e habilidades comunicativas, existem duas questões em debate que são a adequação do preparo dos profissionais que lidam com esse público nas escolas e o envolvimento participativo dos pais. Desse modo, fora demonstrada a necessidade de inserção do autista para o bem-estar e desenvolvimento pessoal e coletivo e ainda reforçadas as necessidades de capacitação dos profissionais educacionais e comprometimento dos pais. |
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A importância da escola no âmbito social da criança com transtorno do espectro autista / The importance of school in the social scope of children with autism spectrum disorderTranstorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional. Educação.As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são caracterizadas por prejuízos em sua comunicação e na interação social, além de atividades e interesses restritos e comportamentos repetitivos, que podem culminar em isolamento contínuo da criança e do núcleo familiar. A inclusão educacional é uma competência que objetiva a potencialização de níveis de envolvimento e participação da criança autista, promovendo oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento das suas habilidades comunicativas e sociais. O objetivo desse estudo é compreender as implicações e potencialidades oferecidas pela escola, bem como a função dos atores essenciais nesse processo. Para tanto, como ferramenta, utilizou-se o acompanhamento semanal da rotina de uma família com uma criança com TEA, através de visitas que duram cerca de uma hora, além dos relatos da mãe sobre o desenvolvimento social da criança e sobre sua relação com os profissionais da educação. A interação social mostrou-se capaz de desenvolver a habilidade de conexão existente no autista e melhorar a maneira como se relaciona, sendo importante destacar o vínculo entre os pais e os educadores no desempenho. Vale ressaltar a potencialidade em resultados futuros como diminuição do isolamento social, contribuição para uma sociedade mais inclusiva e sem preconceitos e para a evolução intelectual das crianças com TEA. Apesar dos benefícios encontrados na interação social e habilidades comunicativas, existem duas questões em debate que são a adequação do preparo dos profissionais que lidam com esse público nas escolas e o envolvimento participativo dos pais. Desse modo, fora demonstrada a necessidade de inserção do autista para o bem-estar e desenvolvimento pessoal e coletivo e ainda reforçadas as necessidades de capacitação dos profissionais educacionais e comprometimento dos pais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/980810.34119/bjhrv3n3-033Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 4318-4326Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 4318-43262595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9808/8224Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, João Victor Bezerrade Oliveira, Clarissa Giovana Lunade Alencar, Jacicarlos Lima2020-06-30T18:53:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9808Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:38Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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