A importância da escola no âmbito social da criança com transtorno do espectro autista / The importance of school in the social scope of children with autism spectrum disorder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, João Victor Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira, Clarissa Giovana Luna, de Alencar, Jacicarlos Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9808
Resumo: As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são caracterizadas por prejuízos em sua comunicação e na interação social, além de atividades e interesses restritos e comportamentos repetitivos, que podem culminar em isolamento contínuo da criança e do núcleo familiar. A inclusão educacional é uma competência que objetiva a potencialização de níveis de envolvimento e participação da criança autista, promovendo oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento das suas habilidades comunicativas e sociais. O objetivo desse estudo é compreender as implicações e potencialidades oferecidas pela escola, bem como a função dos atores essenciais nesse processo. Para tanto, como ferramenta, utilizou-se o acompanhamento semanal da rotina de uma família com uma criança com TEA, através de visitas que duram cerca de uma hora, além dos relatos da mãe sobre o desenvolvimento social da criança e sobre sua relação com os profissionais da educação. A interação social mostrou-se capaz de desenvolver a habilidade de conexão existente no autista e melhorar a maneira como se relaciona, sendo importante destacar o vínculo entre os pais e os educadores no desempenho. Vale ressaltar a potencialidade em resultados futuros como diminuição do isolamento social, contribuição para uma sociedade mais inclusiva e sem preconceitos e para a evolução intelectual das crianças com TEA. Apesar dos benefícios encontrados na interação social e habilidades comunicativas, existem duas questões em debate que são a adequação do preparo dos profissionais que lidam com esse público nas escolas e o envolvimento participativo dos pais. Desse modo, fora demonstrada a necessidade de inserção do autista para o bem-estar e desenvolvimento pessoal e coletivo e ainda reforçadas as necessidades de capacitação dos profissionais educacionais e comprometimento dos pais.
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