A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castañeda, Liz Jaqueline Sanchez
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinto, Valentina Iturri Chavez, Martinho, Paulo Victor de Araújo, da Fonseca, Tiago Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65196
Resumo: A odontologia estética é uma área que nas últimas décadas tem passado por muitos avanços em questão de técnica e metodologia, tendo o clareamento dental como um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes que buscam serviços odontológicos. Um efeito adverso deste procedimento é a sensibilidade dental, a qual pode ocorrer tanto em pacientes com hipersensibilidade quanto nos que não têm. Esta pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento das técnicas e materiais utilizados no clareamento dental e controle da sensibilidade dental, buscando a técnica mais eficaz para minimizar a sensibilidade, mediante os estudos clínicos publicados em artigos. A metodologia adotada baseia-se em artigos científicos com casos clínicos, publicados há menos de 10 anos nas plataformas PubMed, BVS e Scielo, utilizando-se dos descritores “Clareamento dental”, Sensibilidade dental e Dessenbilizantes. Dos resultados obtidos, foi possível concluir que não existe uma técnica que possa ser aplicada universalmente, desta forma o profissional odontólogo deve fazer uma investigação adequada do aspecto da cor e expectativas de cada paciente e, a partir daí, apresentar ao paciente as opções mais adequadas para o seu tratamento. Dos artigos revisados, a técnica que apresentou mínima sensibilidade dental foi o tratamento em consultório com gel de alta concentração, em conjunto com a técnica caseira com gel de baixa concentração, na qual obteve-se um resultado potencializado e com sensibilidade dental mínima.
id BJRH-0_ede5380a818351b022651ba03e44aacf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65196
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativaclareamento dentalsensibilidade dentaldessensibilizantesA odontologia estética é uma área que nas últimas décadas tem passado por muitos avanços em questão de técnica e metodologia, tendo o clareamento dental como um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes que buscam serviços odontológicos. Um efeito adverso deste procedimento é a sensibilidade dental, a qual pode ocorrer tanto em pacientes com hipersensibilidade quanto nos que não têm. Esta pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento das técnicas e materiais utilizados no clareamento dental e controle da sensibilidade dental, buscando a técnica mais eficaz para minimizar a sensibilidade, mediante os estudos clínicos publicados em artigos. A metodologia adotada baseia-se em artigos científicos com casos clínicos, publicados há menos de 10 anos nas plataformas PubMed, BVS e Scielo, utilizando-se dos descritores “Clareamento dental”, Sensibilidade dental e Dessenbilizantes. Dos resultados obtidos, foi possível concluir que não existe uma técnica que possa ser aplicada universalmente, desta forma o profissional odontólogo deve fazer uma investigação adequada do aspecto da cor e expectativas de cada paciente e, a partir daí, apresentar ao paciente as opções mais adequadas para o seu tratamento. Dos artigos revisados, a técnica que apresentou mínima sensibilidade dental foi o tratamento em consultório com gel de alta concentração, em conjunto com a técnica caseira com gel de baixa concentração, na qual obteve-se um resultado potencializado e com sensibilidade dental mínima.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6519610.34119/bjhrv6n6-273Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30145-30157Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30145-30157Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30145-301572595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65196/46651Castañeda, Liz Jaqueline SanchezPinto, Valentina Iturri ChavezMartinho, Paulo Victor de Araújoda Fonseca, Tiago Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T12:26:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65196Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-12-01T12:26:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativa
title A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativa
spellingShingle A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativa
Castañeda, Liz Jaqueline Sanchez
clareamento dental
sensibilidade dental
dessensibilizantes
title_short A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativa
title_full A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativa
title_fullStr A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativa
title_full_unstemmed A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativa
title_sort A sensibilidade dental durante e após o clareamento na odontologia: revisão integrativa
author Castañeda, Liz Jaqueline Sanchez
author_facet Castañeda, Liz Jaqueline Sanchez
Pinto, Valentina Iturri Chavez
Martinho, Paulo Victor de Araújo
da Fonseca, Tiago Silva
author_role author
author2 Pinto, Valentina Iturri Chavez
Martinho, Paulo Victor de Araújo
da Fonseca, Tiago Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castañeda, Liz Jaqueline Sanchez
Pinto, Valentina Iturri Chavez
Martinho, Paulo Victor de Araújo
da Fonseca, Tiago Silva
dc.subject.por.fl_str_mv clareamento dental
sensibilidade dental
dessensibilizantes
topic clareamento dental
sensibilidade dental
dessensibilizantes
description A odontologia estética é uma área que nas últimas décadas tem passado por muitos avanços em questão de técnica e metodologia, tendo o clareamento dental como um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes que buscam serviços odontológicos. Um efeito adverso deste procedimento é a sensibilidade dental, a qual pode ocorrer tanto em pacientes com hipersensibilidade quanto nos que não têm. Esta pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento das técnicas e materiais utilizados no clareamento dental e controle da sensibilidade dental, buscando a técnica mais eficaz para minimizar a sensibilidade, mediante os estudos clínicos publicados em artigos. A metodologia adotada baseia-se em artigos científicos com casos clínicos, publicados há menos de 10 anos nas plataformas PubMed, BVS e Scielo, utilizando-se dos descritores “Clareamento dental”, Sensibilidade dental e Dessenbilizantes. Dos resultados obtidos, foi possível concluir que não existe uma técnica que possa ser aplicada universalmente, desta forma o profissional odontólogo deve fazer uma investigação adequada do aspecto da cor e expectativas de cada paciente e, a partir daí, apresentar ao paciente as opções mais adequadas para o seu tratamento. Dos artigos revisados, a técnica que apresentou mínima sensibilidade dental foi o tratamento em consultório com gel de alta concentração, em conjunto com a técnica caseira com gel de baixa concentração, na qual obteve-se um resultado potencializado e com sensibilidade dental mínima.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65196
10.34119/bjhrv6n6-273
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65196
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65196/46651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30145-30157
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30145-30157
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30145-30157
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240038603358208