Análise das ações de promoção de saúde e prevenção de agravos no contexto de incentivo à prática de atividade física no Programa Saúde na Escola/ Analysis of health promotion and disease prevention actions in the context of encouraging physical activity in the Programa Saúde na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiza Rangel Peixoto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, João Pedro Vaz de, Fernandes, Lauanny Merence, Soares, Daniel Carneiro, Vilela, Júlia Barbosa Ferraz, Resende, Lara Satler Cosmo de, Corrêa, Vivian de Oliveira Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21424
Resumo: O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política pública criada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, em 2007, com enfoque na articulação intersetorial para melhora da promoção e da qualidade da saúde ofertada aos escolares. O objetivo deste trabalho é analisar como o componente II, que trata do eixo "A promoção da saúde e prevenção de agravos", tem sido desenvolvido no Brasil quanto à atividade física, a partir de revisão bibliográfica de trabalhos publicados referentes ao tema. Foi realizada uma revisão por meio da busca pelos descritores "Programa Saúde na Escola, "atividade física, "práticas corporais" e "lazer" em literatura nacional, indexada na SciELO e na BVS (LILACS, MEDLINE e CVSP). Foram encontrados 11 trabalhos com dados de diversos municípios sobre o padrão da prática de atividade física entre escolares e ações do PSE. Observou-se ainda que existem poucas publicações sobre ações e impactos do programa, embora este seja de extrema importância quando falamos de promoção de saúde e prevenção de doenças entre crianças e adolescentes. Para ampliação do programa e seu poder de impacto, são necessários mais estudos sobre o tema, tendo a extensão universitária como grande auxiliadora nesse processo.
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