Análise de processos gerenciais no setor de raios x em uma unidade de pronto atendimento 24 horas do Paraná / Analysis of management processes in the x-ray sector in a 24-hour emergency department in Paraná
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12988 |
Resumo: | Todas as instituições de saúde do Brasil, públicas ou privadas, são regulamentadas por leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais. As Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPAs), integrantes do Sistema Único de Saúde e regidas pelo governo, devem ser fiscalizadas quanto ao cumprimento dessas normativas visando a proteção e segurança dos pacientes e funcionários. É fundamental, segundo o Conselho Federal de Medicina, que o prontuário (dados de atendimento) seja armazenado corretamente e liberado a terceiros apenas mediante o consentimento do paciente. A ausência de arquivamento das informações, principalmente radiografias, podem ocasionar repetições dos exames e, consequentemente, maior detrimento aos pacientes. O funcionamento preciso dos aparelhos, as condições adequadas das estruturas e o treinamento dos funcionários também garantem maior qualidade de atendimento e proteção a todos os envolvidos. Analisando a existência de inconformidades no setor radiológico de uma UPA em funcionamento há dois anos, em um município do Paraná, de acordo com a legislação predeterminada, foram identificadas as seguintes falhas: uma câmara escura sem iluminação, vedação adequada e sistema de exaustão funcional (exigidos pela Portaria 453/98); um equipamento de raios x nunca verificado quanto ao seu desempenho; inexistência de um programa de treinamento para os funcionários; arquivamento impróprio de radiografias dos pacientes com sequencial descarte; livro de registro manual sem confirmação de veracidade das informações. Os problemas encontrados no setor geram questionamentos sobre as vistorias realizadas desde a inauguração em 2014 e das habilidades de gestão do órgão responsável pela unidade. |
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Análise de processos gerenciais no setor de raios x em uma unidade de pronto atendimento 24 horas do Paraná / Analysis of management processes in the x-ray sector in a 24-hour emergency department in ParanáUnidade de Pronto Atendimento 24 horasSetor de RadiologiaGestão do Setor de RadiologiaFiscalização do Setor de RadiologiaTodas as instituições de saúde do Brasil, públicas ou privadas, são regulamentadas por leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais. As Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPAs), integrantes do Sistema Único de Saúde e regidas pelo governo, devem ser fiscalizadas quanto ao cumprimento dessas normativas visando a proteção e segurança dos pacientes e funcionários. É fundamental, segundo o Conselho Federal de Medicina, que o prontuário (dados de atendimento) seja armazenado corretamente e liberado a terceiros apenas mediante o consentimento do paciente. A ausência de arquivamento das informações, principalmente radiografias, podem ocasionar repetições dos exames e, consequentemente, maior detrimento aos pacientes. O funcionamento preciso dos aparelhos, as condições adequadas das estruturas e o treinamento dos funcionários também garantem maior qualidade de atendimento e proteção a todos os envolvidos. Analisando a existência de inconformidades no setor radiológico de uma UPA em funcionamento há dois anos, em um município do Paraná, de acordo com a legislação predeterminada, foram identificadas as seguintes falhas: uma câmara escura sem iluminação, vedação adequada e sistema de exaustão funcional (exigidos pela Portaria 453/98); um equipamento de raios x nunca verificado quanto ao seu desempenho; inexistência de um programa de treinamento para os funcionários; arquivamento impróprio de radiografias dos pacientes com sequencial descarte; livro de registro manual sem confirmação de veracidade das informações. Os problemas encontrados no setor geram questionamentos sobre as vistorias realizadas desde a inauguração em 2014 e das habilidades de gestão do órgão responsável pela unidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1298810.34119/bjhrv3n4-057Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 7928-7935Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 7928-79352595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12988/10922Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiquetta, Atalaha Carvalho BarcellosBarros, Frieda SaiclaSoboll, Danyel Scheidegger2020-09-24T10:58:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12988Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:44Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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