Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2248 |
Resumo: | Somente a partir de 1960, a depressão foi relacionada à infância e adolescência. A importância desse problema vem sendo reconhecida devido ao aumento constante de casos clínicos nesta faixa etária, frequentemente identificados pelos profissionais da saúde mental. Trata-se de um estudo de campo descritivo, intervencionista, transversal, de natureza quanti-qualitativa e com abordagem na depressão em adolescentes da Escola Estadual Guiomar de Melo. Realizado com 221 participantes de 15 a 20 anos, estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Guiomar de Melo. Sob essa ótica, observou-se que, dentre a amostra total, 87 alunos (39%) cursam o 1º ano do Ensino Médio, 52 (23,5%), o 2º ano e 82 (37,1%), o 3ºano. Após esses dados, os questionários foram classificados em graus de depressão segundo o inventário de Beck, obedecendo a seguinte pontuação: 0 a 13 pontos- nenhuma depressão(N), 14 a 19 pontos - depressão leve(DL), 20 a 28 pontos- depressão moderada(DM), 29 a 63 pontos - depressão grave(DG). Quando comparado os sexos, foi notável que o feminino possuiu mais diagnósticos de depressão, incluindo graus leve, moderado e grave, sendo 67(29%) de um total de 221 alunos, contra 29(13%) no sexo masculino, o que é compatível com a literatura. Os achados sugerem fomentar práticas educativas relacionadas à depressão, como a realização de palestras no âmbito escolar, além do direcionamento dos alunos à terapia psicológica visando à melhoria da saúde mental dos alunos. |
id |
BJRH-0_efdcd17c8fcdf48e9c8159b980ea1679 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2248 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks schoolAdolescência. Depressão. Incidência.Somente a partir de 1960, a depressão foi relacionada à infância e adolescência. A importância desse problema vem sendo reconhecida devido ao aumento constante de casos clínicos nesta faixa etária, frequentemente identificados pelos profissionais da saúde mental. Trata-se de um estudo de campo descritivo, intervencionista, transversal, de natureza quanti-qualitativa e com abordagem na depressão em adolescentes da Escola Estadual Guiomar de Melo. Realizado com 221 participantes de 15 a 20 anos, estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Guiomar de Melo. Sob essa ótica, observou-se que, dentre a amostra total, 87 alunos (39%) cursam o 1º ano do Ensino Médio, 52 (23,5%), o 2º ano e 82 (37,1%), o 3ºano. Após esses dados, os questionários foram classificados em graus de depressão segundo o inventário de Beck, obedecendo a seguinte pontuação: 0 a 13 pontos- nenhuma depressão(N), 14 a 19 pontos - depressão leve(DL), 20 a 28 pontos- depressão moderada(DM), 29 a 63 pontos - depressão grave(DG). Quando comparado os sexos, foi notável que o feminino possuiu mais diagnósticos de depressão, incluindo graus leve, moderado e grave, sendo 67(29%) de um total de 221 alunos, contra 29(13%) no sexo masculino, o que é compatível com a literatura. Os achados sugerem fomentar práticas educativas relacionadas à depressão, como a realização de palestras no âmbito escolar, além do direcionamento dos alunos à terapia psicológica visando à melhoria da saúde mental dos alunos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/224810.34119/bjhrv2n4-093Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 4 (2019); 3303-3312Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 4 (2019); 3303-33122595-682510.34119/bjhrv2n4reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2248/2272Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Lara MinucciFerreira, Barbara Andressa SilvaMelo, Guilherme Rosa Marques GomesLopes, Luiza PereiraOliveira, LouiseSilva, Verônica Marques daMenezes, Jonathan CajadoNunes, Marilene RivanyCampos, Rosilene Maria2019-09-02T18:15:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2248Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-09-02T18:15:19Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks school |
title |
Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks school |
spellingShingle |
Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks school Gomes, Lara Minucci Adolescência. Depressão. Incidência. |
title_short |
Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks school |
title_full |
Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks school |
title_fullStr |
Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks school |
title_full_unstemmed |
Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks school |
title_sort |
Avaliação da incidência de depressão em jovens do ensino médio em escola de Patos de Minas / Evaluation of the impact of depression on young people in the middle school in Mining Ducks school |
author |
Gomes, Lara Minucci |
author_facet |
Gomes, Lara Minucci Ferreira, Barbara Andressa Silva Melo, Guilherme Rosa Marques Gomes Lopes, Luiza Pereira Oliveira, Louise Silva, Verônica Marques da Menezes, Jonathan Cajado Nunes, Marilene Rivany Campos, Rosilene Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Barbara Andressa Silva Melo, Guilherme Rosa Marques Gomes Lopes, Luiza Pereira Oliveira, Louise Silva, Verônica Marques da Menezes, Jonathan Cajado Nunes, Marilene Rivany Campos, Rosilene Maria |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Lara Minucci Ferreira, Barbara Andressa Silva Melo, Guilherme Rosa Marques Gomes Lopes, Luiza Pereira Oliveira, Louise Silva, Verônica Marques da Menezes, Jonathan Cajado Nunes, Marilene Rivany Campos, Rosilene Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência. Depressão. Incidência. |
topic |
Adolescência. Depressão. Incidência. |
description |
Somente a partir de 1960, a depressão foi relacionada à infância e adolescência. A importância desse problema vem sendo reconhecida devido ao aumento constante de casos clínicos nesta faixa etária, frequentemente identificados pelos profissionais da saúde mental. Trata-se de um estudo de campo descritivo, intervencionista, transversal, de natureza quanti-qualitativa e com abordagem na depressão em adolescentes da Escola Estadual Guiomar de Melo. Realizado com 221 participantes de 15 a 20 anos, estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Guiomar de Melo. Sob essa ótica, observou-se que, dentre a amostra total, 87 alunos (39%) cursam o 1º ano do Ensino Médio, 52 (23,5%), o 2º ano e 82 (37,1%), o 3ºano. Após esses dados, os questionários foram classificados em graus de depressão segundo o inventário de Beck, obedecendo a seguinte pontuação: 0 a 13 pontos- nenhuma depressão(N), 14 a 19 pontos - depressão leve(DL), 20 a 28 pontos- depressão moderada(DM), 29 a 63 pontos - depressão grave(DG). Quando comparado os sexos, foi notável que o feminino possuiu mais diagnósticos de depressão, incluindo graus leve, moderado e grave, sendo 67(29%) de um total de 221 alunos, contra 29(13%) no sexo masculino, o que é compatível com a literatura. Os achados sugerem fomentar práticas educativas relacionadas à depressão, como a realização de palestras no âmbito escolar, além do direcionamento dos alunos à terapia psicológica visando à melhoria da saúde mental dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2248 10.34119/bjhrv2n4-093 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2248 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv2n4-093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2248/2272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 4 (2019); 3303-3312 Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 4 (2019); 3303-3312 2595-6825 10.34119/bjhrv2n4 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240048142254080 |