Treinamento videolaparoscópico durante as aulas de habilidades cirúrgicas na graduação de medicina: um relato de experiência / Videolaparoscopic training during surgical skills classes in medicine undergraduate degree: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Marcela Rodrigues da Cunha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Mariana Gomes de Oliveira, Miguel, Dáfane Lima, Moraes, Letícia Peres, Ferreira, Fabrício Beltrame
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37371
Resumo: INTRODUÇÃO: As cirurgias videolaparoscópicas possuem várias vantagens, tais como, menor risco de desenvolverem complicações como infecções e redução do tempo de recuperação do paciente, da incidência e redução da dor pós-operatória e, por isso, ganharam grande espaço na medicina moderna 2. Sua prática durante o curso de habilidades cirúrgicas na graduação acadêmica de medicina é de extrema relevância ao preparar os estudantes para futuras atividades realizadas em estágios, internato e residência médica. Contudo, o treino das habilidades de cirurgias videolaparoscópicas não é uma realidade em todas as instituições brasileiras de ensino superior, que em sua maioria focam em métodos cirúrgicos tradicionais 1. OBJETIVO: Relatar a experiência de alunas do quarto ano do curso de medicina durante as aulas de videolaparoscopia no curso de habilidades cirúrgicas da instituição. RESULTADOS: Com isso surge o questionamento: se o estudo e treinamento de técnicas cirúrgicas tradicionais é essencial, por que os alunos não são submetidos a técnica videolaparoscópica, uma vez que é cada vez mais utilizada na prática médica? Escolas médicas querem que os estudantes adquiram esse conhecimento apenas durante a residência médica? Não seria um diferencial o aluno já entrar na residência com um conhecimento básico sobre isso? Dessa forma, várias atividades foram criadas pelos docentes para treinar os alunos com os instrumentos videolaparoscópicos, como a passagem de feijões de um copo para outro com o objetivo de treinar precisão; o recorte de um círculo, previamente desenhado, apenas fazendo o uso dos instrumentos adequados; a passagem de uma haste flexível entre duas argolas; o encaixe de cilindros de diversos diâmetros em parafusos; a inspeção de um barbante com o uso de pinças atraumáticas, sem cruzá-las, para simular a inspeção de alças intestinais, e apontar em uma folha, com o auxílio da pinça Maryland, a letra solicitada pelo professor. Ademais, os acadêmicos aprenderam a identificar os instrumentos, suas respectivas funções e seu método correto de manuseio. Outrossim, a simulação da cirurgia videolaparoscópica é um procedimento que a maioria das instituições não possui em sua grade curricular. DISCUSSÃO: Devido a expansão das aplicações da videolaparoscopia, o cirurgião precisa ter conhecimento das complicações, alterações fisiológicas e aspectos técnicos do procedimento, para reduzir a morbidade o máximo possível, e é preciso um treinamento adequado o qual pode ser iniciado durante a graduação acadêmica3. Apesar do alto valor dos materiais usados para esse tipo de simulação, os professores da instituição em foco conseguiram desenvolver atividades simples e de alta criatividade que possibilitaram que os alunos adquirissem um conhecimento básico, abrindo espaço, ainda, para a criação de ferramentas de menor custo e maior acessibilidade para o treinamento de futuros médicos. CONCLUSÃO: O treinamento de habilidades cirúrgicas videolaparoscópicas se tornou um diferencial da instituição, fazendo com que não apenas os estudantes se sintam mais preparados aos passarem por estágios que requerem um certo nível de conhecimento, mas também para médicos durante a residência médica de cirurgia.
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