Depressão infanto-juvenil: do diagnóstico ao tratamento / Childhood depression: from diagnosis to treatment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Bianca Albuquerque
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques, Ana Paula Coelho, Lima, Iane Santina Silva de, Reis, Igor Faria, Braga, Mábio Guerra, Castro, Samara Cristina de, Carmo, Thainara Liberato do, Moreira, Diogo Pena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/45401
Resumo: Ampliar o conhecimento sobre a depressão infanto-juvenil e seu correto manejo, com finalidade de potencializar o diagnóstico e tratamento e consequente redução do seu impacto no futuro desses pacientes. Essa doença apresenta-se como umas das principais causas de transtorno mental nesta faixa-etária, contudo não é amplamente estudada e divulgada suas consequências. Para diagnóstico aplica-se o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), onde são utilizados diversos critérios, como humor deprimido, alteração no ciclo sono-vigília, perda ou ganho de peso, entre outros. Porém em crianças é mais difícil de ser fechado, uma vez que elas não conseguem expressar muito bem seus sentimentos e emoções, sendo importante grande participação da família nesta etapa. Sua terapêutica é baseada em uma abordagem multidisciplinar, sendo a principal medida a Terapia cognitivo-comportamental (TCC).  Casos em que somente a TCC for suficiente, deve-se partir para o uso de medicamentos antidepressivos.  Logo, a carência de estudos acaba por afetar o correto diagnóstico e consequente desfecho desfavorável da doença em alguns casos, apesar de apresentar tratamento bastante eficaz. Conclui-se que a abordagem precoce com adequada intervenção é de suma importância para gerar a mínima repercussão da vida desses jovens.
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