Atividades educativas e diagnósticas realizadas por estudantes de odontologia em Dois Riachos – AL: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ane Caroline dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Kennida Alicia Ribeiro, Figueirôa, Gabriel Fernandes, Costa, Ana Carolina de Albuquerque, Peixoto, Letícia Braga, de Souza, Yasmim Bom Bueno, de Oliveira, Catarina Rodrigues Rosa, Peixoto, Fernanda Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65446
Resumo: Objetivo: integrar conteúdos correlatos das unidades curriculares do quarto período de odontologia do CESMAC, por meio de atividades educativas e diagnósticas. Relato de experiência: alunos do quinto período de odontologia e docentes do quarto período do curso realizaram atividades educativas na cidade de Dois Riachos – AL. A ação realizada objetivou levar conhecimento sobre o câncer de boca para os Agentes Comunitários em Saúde (ACS), atribuindo-os autonomia para que sejam identificadores de possíveis lesões orais, com habilidade para realizar o correto encaminhamento à profissionais de saúde capacitados para diagnóstico. Cirurgiões dentistas do município foram convidados para participar da palestra com os ACSs. O estudo também teve como objetivo orientar os ACSs sobre o uso racional de medicamentos, para que sejam propagadores de informações relevantes e indispensáveis sobre o tema. Ao mesmo tempo foram realizadas dinâmicas com crianças da Escola Estadual Cônego José Bulhões, com instrução de higiene oral, visando habilidades na higienização e fixação do conhecimento sobre saúde bucal. Ademais, foram praticadas em consultas domiciliares a busca ativa de lesões orais. Ao final da ação, somaram 42 (quarenta e dois) indivíduos triados para diagnóstico de lesões orais, 25 (vinte e cinco) profissionais da saúde assistidos (ACSs e cirurgiões dentistas) e cerca de 60 (sessenta) escolares. Considerações finais: os discentes foram capazes de treinar habilidades de organização em grupo, oralidade, ensino voltado à comunidade e práticas clínicas, além de estimular a humanização e a empatia, a importância da prevenção e de adequação dos meios disponíveis para ofertar um serviço em saúde bucal de qualidade, buscando o interesse e o envolvimento da população. Ainda, foi possível observar na prática a realidade social e as dificuldades de acesso encontradas pela comunidade, mostrando a importância do atendimento qualificado domiciliar e da disponibilidade de ensino de forma lúdica e com linguagem adequada, visto que através dos momentos interativos dos discentes com a população, foi possível desmistificar diversos tabus e informações inadequadas em temas corriqueiros e essenciais na saúde bucal para o decorrer de uma boa qualidade de vida.
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