Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chereguini, Paulo Augusto Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maximino, Jessica Ribeiro, Mota, Tassiany dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12849
Resumo: Objetiva-se contextualizar o atendimento em educação física (EF) para pessoas com autismo e, então, descrever um tipo serviço especializado que sido realizado. O exercício é descrito pelo NPDC como emergente prática para tratamento com função antecedente, objetivando aumento de comportamentos de acadêmicos e a redução de comportamento agressivos. Segundo a categoria profissional brasileira, a prescrição de exercício é restrita ao profissional de EF. Isto posto, a atuação deste profissional deveria ser prevista junto à equipe terapêutica que compõe os serviços de saúde para pessoas com autismo. Os atuais currículos de graduação em EF, entretanto, não contemplam conteúdo da área de atuação com o autismo - a educação física especial. Sob esse cenário um tipo de serviço que tem se apresentado desde 2018 para treinar e supervisionar profissionais EF na atuação especializada e articulada com equipe terapêutica sob a ótica analítico-comportamental para o autismo é o Modelo ExerCiência. Cursos instrucionais são realizados em treze estados, quatro instituições de atendimento ao autismo contam com EF, bem como outros dez profissionais autônomos, todos com supervisão. A análise contextual presta-se para o debate sobre os rumos que o atendimento especializado em EF têm sido guiados a fim orientar reorganização profissional e do conteúdo curricular.
id BJRH-0_f8bd4cb2ce0b0c84e8e1aad7c7f34009
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12849
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for actionAutismoAnalítico-comportamentalEducação físicaComportamento. Agressivo.Objetiva-se contextualizar o atendimento em educação física (EF) para pessoas com autismo e, então, descrever um tipo serviço especializado que sido realizado. O exercício é descrito pelo NPDC como emergente prática para tratamento com função antecedente, objetivando aumento de comportamentos de acadêmicos e a redução de comportamento agressivos. Segundo a categoria profissional brasileira, a prescrição de exercício é restrita ao profissional de EF. Isto posto, a atuação deste profissional deveria ser prevista junto à equipe terapêutica que compõe os serviços de saúde para pessoas com autismo. Os atuais currículos de graduação em EF, entretanto, não contemplam conteúdo da área de atuação com o autismo - a educação física especial. Sob esse cenário um tipo de serviço que tem se apresentado desde 2018 para treinar e supervisionar profissionais EF na atuação especializada e articulada com equipe terapêutica sob a ótica analítico-comportamental para o autismo é o Modelo ExerCiência. Cursos instrucionais são realizados em treze estados, quatro instituições de atendimento ao autismo contam com EF, bem como outros dez profissionais autônomos, todos com supervisão. A análise contextual presta-se para o debate sobre os rumos que o atendimento especializado em EF têm sido guiados a fim orientar reorganização profissional e do conteúdo curricular.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1284910.34119/bjhrv3n4-042Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 7722-7728Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 7722-77282595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12849/10797Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessChereguini, Paulo Augusto CostaMaximino, Jessica RibeiroMota, Tassiany dos Santos2020-09-24T10:58:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12849Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:44Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action
title Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action
spellingShingle Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action
Chereguini, Paulo Augusto Costa
Autismo
Analítico-comportamental
Educação física
Comportamento. Agressivo.
title_short Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action
title_full Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action
title_fullStr Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action
title_full_unstemmed Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action
title_sort Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action
author Chereguini, Paulo Augusto Costa
author_facet Chereguini, Paulo Augusto Costa
Maximino, Jessica Ribeiro
Mota, Tassiany dos Santos
author_role author
author2 Maximino, Jessica Ribeiro
Mota, Tassiany dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chereguini, Paulo Augusto Costa
Maximino, Jessica Ribeiro
Mota, Tassiany dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Analítico-comportamental
Educação física
Comportamento. Agressivo.
topic Autismo
Analítico-comportamental
Educação física
Comportamento. Agressivo.
description Objetiva-se contextualizar o atendimento em educação física (EF) para pessoas com autismo e, então, descrever um tipo serviço especializado que sido realizado. O exercício é descrito pelo NPDC como emergente prática para tratamento com função antecedente, objetivando aumento de comportamentos de acadêmicos e a redução de comportamento agressivos. Segundo a categoria profissional brasileira, a prescrição de exercício é restrita ao profissional de EF. Isto posto, a atuação deste profissional deveria ser prevista junto à equipe terapêutica que compõe os serviços de saúde para pessoas com autismo. Os atuais currículos de graduação em EF, entretanto, não contemplam conteúdo da área de atuação com o autismo - a educação física especial. Sob esse cenário um tipo de serviço que tem se apresentado desde 2018 para treinar e supervisionar profissionais EF na atuação especializada e articulada com equipe terapêutica sob a ótica analítico-comportamental para o autismo é o Modelo ExerCiência. Cursos instrucionais são realizados em treze estados, quatro instituições de atendimento ao autismo contam com EF, bem como outros dez profissionais autônomos, todos com supervisão. A análise contextual presta-se para o debate sobre os rumos que o atendimento especializado em EF têm sido guiados a fim orientar reorganização profissional e do conteúdo curricular.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12849
10.34119/bjhrv3n4-042
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12849
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n4-042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12849/10797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 7722-7728
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 7722-7728
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240052770668544