Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Erwing de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Machado, Kelrhiline da Silva, de Souza , Gabriel Catunda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64410
Resumo: A perda dentária pode resultar em uma série de problemas prejudiciais à saúde bucal e geral, pode parecer um desafio puramente físico, mas seus efeitos se estendem muito além da boca. A alimentação inadequada devido à dificuldade de mastigação pode resultar em problemas nutricionais, enquanto a alteração na fala, articulação de palavras, afetando a fonética e a capacidade de comunicação nas relações sociais afetando a autoconfiança e agravando o padrão de vida dos pacientes. A estética é fundamental e a perda de dentes pode impactar negativamente a aparência do sorriso. A finalidade deste estudo foi realizar uma revisão na literatura abordando as dificuldades enfrentadas por esses pacientes, as opções de tratamento disponíveis e os avanços tecnológicos que estão tornando a odontologia protética mais eficaz e acessível. A escolha da melhor abordagem de reabilitação protética deve ser feita com base nas necessidades individuais do paciente e nas recomendações de profissionais de saúde bucal. Além disso, apresentar as melhores abordagens de reabilitação protética, incluindo próteses fixas, próteses totais, próteses parciais, próteses fixas sobre implantes e os avanços tecnológicos proporcionados pelo sistema CAD/CAM. As próteses odontológicas vão além de restaurar sorrisos elas podem restaurar a confiança perdida, reconstruir a autoimagem fragmentada e dissipar os impactos psicológicos negativos da perda dentária.
id BJRH-0_fbc27abd69d56069260acf1cc8a079ac
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64410
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atualplanejamento de prótese dentáriaprótesetotalprótese parcial removívelperda de denteA perda dentária pode resultar em uma série de problemas prejudiciais à saúde bucal e geral, pode parecer um desafio puramente físico, mas seus efeitos se estendem muito além da boca. A alimentação inadequada devido à dificuldade de mastigação pode resultar em problemas nutricionais, enquanto a alteração na fala, articulação de palavras, afetando a fonética e a capacidade de comunicação nas relações sociais afetando a autoconfiança e agravando o padrão de vida dos pacientes. A estética é fundamental e a perda de dentes pode impactar negativamente a aparência do sorriso. A finalidade deste estudo foi realizar uma revisão na literatura abordando as dificuldades enfrentadas por esses pacientes, as opções de tratamento disponíveis e os avanços tecnológicos que estão tornando a odontologia protética mais eficaz e acessível. A escolha da melhor abordagem de reabilitação protética deve ser feita com base nas necessidades individuais do paciente e nas recomendações de profissionais de saúde bucal. Além disso, apresentar as melhores abordagens de reabilitação protética, incluindo próteses fixas, próteses totais, próteses parciais, próteses fixas sobre implantes e os avanços tecnológicos proporcionados pelo sistema CAD/CAM. As próteses odontológicas vão além de restaurar sorrisos elas podem restaurar a confiança perdida, reconstruir a autoimagem fragmentada e dissipar os impactos psicológicos negativos da perda dentária.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6441010.34119/bjhrv6n6-001Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 26549-26559Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 26549-26559Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 26549-265592595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64410/46237Almeida, Erwing de SouzaMachado, Kelrhiline da Silvade Souza , Gabriel Catundainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T18:17:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64410Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-11-01T18:17:35Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atual
title Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atual
spellingShingle Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atual
Almeida, Erwing de Souza
planejamento de prótese dentária
prótesetotal
prótese parcial removível
perda de dente
title_short Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atual
title_full Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atual
title_fullStr Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atual
title_full_unstemmed Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atual
title_sort Próteses odontológicas: impacto, benefícios e avanços na odontologia atual
author Almeida, Erwing de Souza
author_facet Almeida, Erwing de Souza
Machado, Kelrhiline da Silva
de Souza , Gabriel Catunda
author_role author
author2 Machado, Kelrhiline da Silva
de Souza , Gabriel Catunda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Erwing de Souza
Machado, Kelrhiline da Silva
de Souza , Gabriel Catunda
dc.subject.por.fl_str_mv planejamento de prótese dentária
prótesetotal
prótese parcial removível
perda de dente
topic planejamento de prótese dentária
prótesetotal
prótese parcial removível
perda de dente
description A perda dentária pode resultar em uma série de problemas prejudiciais à saúde bucal e geral, pode parecer um desafio puramente físico, mas seus efeitos se estendem muito além da boca. A alimentação inadequada devido à dificuldade de mastigação pode resultar em problemas nutricionais, enquanto a alteração na fala, articulação de palavras, afetando a fonética e a capacidade de comunicação nas relações sociais afetando a autoconfiança e agravando o padrão de vida dos pacientes. A estética é fundamental e a perda de dentes pode impactar negativamente a aparência do sorriso. A finalidade deste estudo foi realizar uma revisão na literatura abordando as dificuldades enfrentadas por esses pacientes, as opções de tratamento disponíveis e os avanços tecnológicos que estão tornando a odontologia protética mais eficaz e acessível. A escolha da melhor abordagem de reabilitação protética deve ser feita com base nas necessidades individuais do paciente e nas recomendações de profissionais de saúde bucal. Além disso, apresentar as melhores abordagens de reabilitação protética, incluindo próteses fixas, próteses totais, próteses parciais, próteses fixas sobre implantes e os avanços tecnológicos proporcionados pelo sistema CAD/CAM. As próteses odontológicas vão além de restaurar sorrisos elas podem restaurar a confiança perdida, reconstruir a autoimagem fragmentada e dissipar os impactos psicológicos negativos da perda dentária.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64410
10.34119/bjhrv6n6-001
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64410
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64410/46237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 26549-26559
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 26549-26559
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 26549-26559
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240037112283136