Grupo de apoio aos pais na prevenção de acidentes infantis no ambulatório de pediatria: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisco José Sorna
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Scalia, Luana Araújo Macedo, da Silva, Andrea Mara Bernardes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv6n3-183
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60108
Resumo: Introdução: O curso de graduação em enfermagem tem seu objetivo pautado na formação de profissionais capacitados para atuação em diversas áreas desde a assistência, o gerenciamento de serviços de saúde, ensino e pesquisa, tornando fundamental que formação perpasse por diversos campos para experiência. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica vivenciada em um projeto de extensão que visou promover um amplo acesso de informações dentro da temática prevenção de acidentes na infância, realizado em um hospital de Ensino Público de alta complexidade no Município de Uberlândia no ano de 2022. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo reflexivo de acadêmicos do curso de enfermagem de uma Universidade Pública no interior de Minas Gerais. O estudo se refere ao componente curricular do projeto de extensão denominado “Grupo de apoio aos pais na prevenção de acidentes infantis no ambulatório de pediatria”, criado e desenvolvido em 2022. A condução da experiência dividiu-se em três etapas, organização de grupo de estudo e de um cronograma de estudos voltados para a temática a ser abordada, produção de folder informativo e organização de roda de conversa direcionada, ampla e acessível aos familiares das crianças atendidas no serviço durante o período da experiência, com a temática central “Acidentes na Infância". Resultados: A experiência se deu em um Hospital Público Universitário e contou com a participação de em média 330 participantes, com 88 pacientes pediátricos aos quais foram expostos ao conteúdo proposto. Observou-se a relevância da educação em saúde e abordagem da temática com a ampla troca de experiências prévias trazidas pelos participantes aos discentes, assim como um momento de treinamento para a inserção do discente no campo de atuação da enfermagem, sendo fundamental para proporcionar reflexão de como atividades de educação são importantes para a prevenção de agravos. Conclusão: Com o desenvolvimento do projeto, foi possível refletir como atividades educacionais são importantes para a formação do enfermeiro baseado em competências para além da técnica, o exercício da capacidade em transpor o conhecimento gerado na Universidade para a população apresentou o potencial de impactar positivamente indicadores de saúde relacionados aos acidentes, vez que grande parte da população não possui acesso a ações de conscientização e prevenção a agravos em saúde.
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