Influência do PBL e TBL na educação em medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sá, Alana Alarcão Louzada
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Morais, João Gabriel Vieira, Rodrigues, Laryssa Cardoso de Figueredo, Lima, Matheus Normanha, Leal, Maria Carolina Bezerra di Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64369
Resumo: Introdução: As metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas, PBL e aprendizagem baseada em equipes, TBL) foram adotadas nas disciplinas de saúde mundo afora e se baseiam na intensa participação do aluno para construção do conhecimento, na qual os estudantes são considerados centro da aprendizagem e protagonistas da busca de informação. O PBL pode ser definido como uma estratégia de problematização, em que a prática de raciocínio crítico e desenvolvimento de autonomia propicia o mínimo de educação fragmentada entre os estudantes. Já o TBL se refere ao trabalho em equipes, por meio de práticas de comunicação, autoconhecimento, habilidades de argumentação e capacidade de relações interpessoais, percebe-se que ambas metodologias causam crescente descrição reflexiva para íntegra formação e atuação profissional. Metodologia: Este artigo trata-se de uma revisão de literatura, que analisa a influência das metodologias ativas na educação médica. A seleção do material bibliográfico foi realizada a partir das bases de dados PubMed/MEDLINE e SciELO, com os seguintes descritores retirados da plataforma “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS): “aprendizagem ativa”, “aprendizagem baseada em equipe/team-based learning”, “aprendizagem baseada em problemas/problem-based learning”, “educação médica” e “métodos de ensino”. Utilizando os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 21 artigos científicos para a confecção do trabalho. Resultados: De acordo com os estudos e alunos avaliados,  o PBL demonstra-se positivo em aprendizado profundo e o TBL permite construção de conhecimento significativo. Sob outra análise, os acadêmicos formados por metodologias ativas apresentam maior qualificação profissional se comparados com os alunos graduados por metodologia tradicional. Discussão: As metodologias ativas são divididas em etapas, proporcionando um panorama cooperativo, o que reduz o desinteresse dos estudantes pela aula e os responsabiliza pela própria aprendizagem, sendo uma boa estratégia para a educação médica. A implementação desse tipo de sistema de ensino estimula o auto-aprendizado e provoca o crescimento de profissionais capacitados para a prática médica. Nesse sentido, no decorrer da utilização do método, os alunos mostravam-se estimulados e valorizando a atividade coletiva, compreendendo também a independência de cada um para alcançar o próprio aprendizado. Conclusão: Conclui-se que essa metodologia de ensino produz melhores resultados acadêmicos do que outras estratégias e acredita-se que a implementação do PBL e TBL na educação em medicina aumenta o desempenho dos médicos em diagnóstico e manejo dos pacientes na resolução de problemas em saúde e na prática clínica.
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