Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social |
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Resumo: | Inclui bibliografia: p. 61-63 e notas |
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Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileirosAnálise de crédito - BrasilCredit analysis - BrazilCréditos - BrasilCredit - BrazilSistema financeiro - Brasil - Serviços de informaçãoFinancial system - Brazil - Information servicesDevedores e credoresDebtor and creditorInclui bibliografia: p. 61-63 e notasEste artigo mostra como a distribuição assimétrica de informação sobre a qualidade dos devedores influencia o papel de credores, bureaus de informação de crédito (BICs) e reguladores no mercado de crédito. Realçamos a importância do relacionamento bancário como fonte de informação em um ambiente marcado por práticas contábeis pouco transparentes e ampla evasão fiscal e discutimos como isso leva à segmentação do mercado de crédito, fazendo com que os BICs se concentrem em prover informação negativa e limitando o escopo da regulação prudencial. Além disso, mostramos que as principais características da segmentação do mercado são relativamente robustas a mudanças na taxa de juros e no custo para outros participantes de avaliar a qualidade do devedorThis paper shows how interbank asymmetry of information on borrower creditworthiness influences the roles played by lenders, credit information registries (CIRs) and regulators in credit markets. We stress the importance of relationship banking as a source of information in an environment of poor accounting and widespread tax evasion and discuss how this causes the segmentation of the credit market, making CIRs concentrate on providing black information and limiting the scope of Prudential regulation. Furthermore, we show that the main traits of Market segmentation are relatively robust to changes in interest rates and the cost to outsiders of assessing borrower qualityBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social2018-03-15T16:50:25Z2018-03-19T19:26:24Z2018-03-15T16:50:25Z2018-03-19T19:26:24Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book63 p.application/pdfPINHEIRO, Armando Castelar; MOURA, Alkimar Ribeiro (Aut.). Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2001. 63 p. (Textos para discussão ; 88).http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14495Textos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);v. 88Pinheiro, Armando CastelarMoura, Alkimar Ribeiroporreponame:Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialinstname:Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)instacron:BNDESinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-19T19:26:24Zoai:web.bndes.gov.br:1408/14495Repositório Temáticohttps://web.bndes.gov.br/bib/jspui/PUBhttp://web.bndes.gov.br/bib/oai/requestbiblioteca.digital@bndes.gov.br||biblioteca@economia.gov.bropendoar:https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/?locale=pt_BR2018-03-19T19:26:24Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)false |
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