Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Armando Castelar
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Moura, Alkimar Ribeiro
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Texto Completo: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14495
Resumo: Inclui bibliografia: p. 61-63 e notas
id BNDES_5ffadc16ba0393ae1d6107fb8091ec15
oai_identifier_str oai:web.bndes.gov.br:1408/14495
network_acronym_str BNDES
network_name_str Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
repository_id_str https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/?locale=pt_BR
spelling Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileirosAnálise de crédito - BrasilCredit analysis - BrazilCréditos - BrasilCredit - BrazilSistema financeiro - Brasil - Serviços de informaçãoFinancial system - Brazil - Information servicesDevedores e credoresDebtor and creditorInclui bibliografia: p. 61-63 e notasEste artigo mostra como a distribuição assimétrica de informação sobre a qualidade dos devedores influencia o papel de credores, bureaus de informação de crédito (BICs) e reguladores no mercado de crédito. Realçamos a importância do relacionamento bancário como fonte de informação em um ambiente marcado por práticas contábeis pouco transparentes e ampla evasão fiscal e discutimos como isso leva à segmentação do mercado de crédito, fazendo com que os BICs se concentrem em prover informação negativa e limitando o escopo da regulação prudencial. Além disso, mostramos que as principais características da segmentação do mercado são relativamente robustas a mudanças na taxa de juros e no custo para outros participantes de avaliar a qualidade do devedorThis paper shows how interbank asymmetry of information on borrower creditworthiness influences the roles played by lenders, credit information registries (CIRs) and regulators in credit markets. We stress the importance of relationship banking as a source of information in an environment of poor accounting and widespread tax evasion and discuss how this causes the segmentation of the credit market, making CIRs concentrate on providing black information and limiting the scope of Prudential regulation. Furthermore, we show that the main traits of Market segmentation are relatively robust to changes in interest rates and the cost to outsiders of assessing borrower qualityBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social2018-03-15T16:50:25Z2018-03-19T19:26:24Z2018-03-15T16:50:25Z2018-03-19T19:26:24Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book63 p.application/pdfPINHEIRO, Armando Castelar; MOURA, Alkimar Ribeiro (Aut.). Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2001. 63 p. (Textos para discussão ; 88).http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14495Textos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);v. 88Pinheiro, Armando CastelarMoura, Alkimar Ribeiroporreponame:Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialinstname:Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)instacron:BNDESinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-19T19:26:24Zoai:web.bndes.gov.br:1408/14495Repositório Temáticohttps://web.bndes.gov.br/bib/jspui/PUBhttp://web.bndes.gov.br/bib/oai/requestbiblioteca.digital@bndes.gov.br||biblioteca@economia.gov.bropendoar:https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/?locale=pt_BR2018-03-19T19:26:24Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros
title Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros
spellingShingle Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros
Pinheiro, Armando Castelar
Análise de crédito - Brasil
Credit analysis - Brazil
Créditos - Brasil
Credit - Brazil
Sistema financeiro - Brasil - Serviços de informação
Financial system - Brazil - Information services
Devedores e credores
Debtor and creditor
title_short Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros
title_full Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros
title_fullStr Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros
title_full_unstemmed Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros
title_sort Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros
author Pinheiro, Armando Castelar
author_facet Pinheiro, Armando Castelar
Moura, Alkimar Ribeiro
author_role author
author2 Moura, Alkimar Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Armando Castelar
Moura, Alkimar Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de crédito - Brasil
Credit analysis - Brazil
Créditos - Brasil
Credit - Brazil
Sistema financeiro - Brasil - Serviços de informação
Financial system - Brazil - Information services
Devedores e credores
Debtor and creditor
topic Análise de crédito - Brasil
Credit analysis - Brazil
Créditos - Brasil
Credit - Brazil
Sistema financeiro - Brasil - Serviços de informação
Financial system - Brazil - Information services
Devedores e credores
Debtor and creditor
description Inclui bibliografia: p. 61-63 e notas
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2018-03-15T16:50:25Z
2018-03-19T19:26:24Z
2018-03-15T16:50:25Z
2018-03-19T19:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Armando Castelar; MOURA, Alkimar Ribeiro (Aut.). Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2001. 63 p. (Textos para discussão ; 88).
http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14495
identifier_str_mv PINHEIRO, Armando Castelar; MOURA, Alkimar Ribeiro (Aut.). Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2001. 63 p. (Textos para discussão ; 88).
url http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Textos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);v. 88
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
publisher.none.fl_str_mv Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
instname:Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
instacron:BNDES
instname_str Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
instacron_str BNDES
institution BNDES
reponame_str Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
collection Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.digital@bndes.gov.br||biblioteca@economia.gov.br
_version_ 1820703221439528960