Privatização dos portos brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social |
Texto Completo: | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1849 |
Resumo: | O artigo procura analisar, de forma sucinta, o momento atual do processo de privatização dos portos brasileiros. Destaque especial é dado ao segmento de carga geral/contêiner, uma vez que em 1997 alguns dos principais terminais de contêineres (Tecon) do país tiveram seus processos de arrendamento concluídos e já são operados pela iniciativa privada (caso dos portos de Rio Grande e Santos) ou pelos consórcios vencedores já definidos (caso do porto do Rio de Janeiro). São também apresentados os principais portos em movimentação geral e por tipo de carga, ou seja, granel sólido, granel líquido e carga geral, sendo que deste último destacou-se a movimentação de contêineres. Por fim, são apresentadas algumas considerações e propostas sobre serviços de logística e a reestruturação das atividades portuárias. |
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O artigo procura analisar, de forma sucinta, o momento atual do processo de privatização dos portos brasileiros. Destaque especial é dado ao segmento de carga geral/contêiner, uma vez que em 1997 alguns dos principais terminais de contêineres (Tecon) do país tiveram seus processos de arrendamento concluídos e já são operados pela iniciativa privada (caso dos portos de Rio Grande e Santos) ou pelos consórcios vencedores já definidos (caso do porto do Rio de Janeiro). São também apresentados os principais portos em movimentação geral e por tipo de carga, ou seja, granel sólido, granel líquido e carga geral, sendo que deste último destacou-se a movimentação de contêineres. Por fim, são apresentadas algumas considerações e propostas sobre serviços de logística e a reestruturação das atividades portuárias. |
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