A condição de equilíbrio da trajetória do endividamento público: algumas simulações para o caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giambiagi, Fabio
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Texto Completo: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13475
Resumo: Bibliografia: p. 23
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spelling A condição de equilíbrio da trajetória do endividamento público: algumas simulações para o caso brasileiroDívida pública - BrasilDebts, Public - BrazilProduto interno bruto - BrasilGross state product - BrazilSetor público - BrasilPublic sector - BrazilBibliografia: p. 23Este artigo discute qual deve ser a condição de estabilidade da relação dívida líquida do setor público/PIB, no caso da economia brasileira. Mostra-se que, dada uma dívida pública de 30% do PIB, com um crescimento da economia de 4% a 5% ao ano e uma receita de "senhoriagem" de 0,1% do PIB, as Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), no conceito operacional, devem ficar limitadas a 1,3% a 1,5% do PIB, para que a dívida líquida não ultrapasse o mencionado percentual de 30% do PIB. Com uma taxa de juros real bruta de 10% a 12%, isso implica a exigência de ter um superávit primário de 1,3% a 2,2% do PIB. Este valor implicará um esforço de ajuste importante, dada a existência de fatores de contenção fiscal de tipo once and for all, que somados devem atingir quase 2% do PIB em 1998.This article discusses what the condition of stability of the net debt/GDP ratio should be, in the case of the Brazilian economy. It is shown that, with a public debt of 30% of GDP, a GDP growth rate in the range of 4% to 5% per year and "seignorage" revenues of 0.1% of GDP, Public Sector Borrowing Requirements (PSBR) in the operational concept must be limited to 1.3%/1.5% of GDP, in order to avoid the net debt of going above the mentioned proportion of 30% of GDP. With a real gross interest rate between 10% and 12%, this target requires a primary surplus of 1.3% to 2.2% of GDP. This value willdemand an important adjustment, due to the existence of fiscal repression factors of once and for all type, amounting to almost 2% of GDP in 1998.Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social2017-10-06T20:31:27Z2018-03-19T17:04:19Z2017-10-06T20:31:27Z2018-03-19T17:04:19Z1998-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. [3]-23application/pdfGIAMBIAGI, Fabio. A condição de equilíbrio da trajetória do endividamento público: algumas simulações para o caso brasileiro. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9 , p. [3]-23, jun. 1998.http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13475http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/871Giambiagi, Fabioporreponame:Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialinstname:Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)instacron:BNDESinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-19T17:04:20Zoai:web.bndes.gov.br:1408/13475Repositório Temáticohttps://web.bndes.gov.br/bib/jspui/PUBhttp://web.bndes.gov.br/bib/oai/requestbiblioteca.digital@bndes.gov.br||biblioteca@economia.gov.bropendoar:https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/?locale=pt_BR2018-03-19T17:04:20Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)false
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