O segmento hoteleiro no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saab, William George Lopes
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Daemon, Ilka Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Texto Completo: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/9755
Resumo: Este trabalho apresenta um panorama das principais cadeias hoteleiras nacionais e internacionais e dos hotéis independentes que atuam no Brasil, abordando também alguns aspectos que se destacam no setor turístico e no segmento hoteleiro. Nas grandes cadeias nacionais têm-se observado, ultimamente, movimentos em busca da melhoria da qualidade dos serviços ofertados e incrementos na capacidade física hoteleira instalada, o que decorre da entrada de novas cadeias hoteleiras internacionais no Brasil e representa um importante fator de competitividade para o produto turístico brasileiro. Essas cadeias, em conjunto com outros agentes econômicos, pretendem realizar investimentos significativos na construção e implantação de novas unidades hoteleiras no país. Os grandes grupos internacionais também deverão investir, principalmente em hotéis de médio porte (categorias econômica/executiva), que visam oferecer um bom nível de atendimento, com preços de diária mais acessíveis. A Accor, maior grupo do mundo, que em 1999 administrava 3.234 hotéis (354.652 quartos), dos quais 33% próprios, 37% em regime de leasing, 13% franqueados e 17% em regime de contrato, é responsável no Brasil por cerca de 3% da oferta hoteleira, o que lhe assegura a primeira posição, com 7.506 quartos. Segundo o presidente do grupo, a oferta hoteleira no país ainda é muito reduzida, com a média de um apartamento para cada mil habitantes, enquanto nos Estados Unidos essa relação é de 1 para 70. Com relação aos hotéis independentes, verifica-se que existe um nicho de mercado tipicamente fidelizado, construído principalmente a partir da composição de uma identidade própria. Apesar do cenário cada vez mais competitivo, principalmente com a entrada de novas cadeias internacionais, a tendência é que eles se mantenham no mercado, sempre em função de seu diferencial, como atendimento personalizado e requinte de instalações.
id BNDES_fefd0795f4fd3ac66ef571c7d1124536
oai_identifier_str oai:web.bndes.gov.br:1408/9755
network_acronym_str BNDES
network_name_str Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
repository_id_str
spelling Saab, William George LopesDaemon, Ilka Gonçalves2016-10-31T16:39:36Z2018-03-19T17:09:14Z2016-10-31T16:39:36Z2018-03-19T17:09:14Z2001-03SAAB, William George Lopes; DAEMON, Ilka Gonçalves. O segmento hoteleiro no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 13 , p. [127]-155, mar. 2001.http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/9755Este trabalho apresenta um panorama das principais cadeias hoteleiras nacionais e internacionais e dos hotéis independentes que atuam no Brasil, abordando também alguns aspectos que se destacam no setor turístico e no segmento hoteleiro. Nas grandes cadeias nacionais têm-se observado, ultimamente, movimentos em busca da melhoria da qualidade dos serviços ofertados e incrementos na capacidade física hoteleira instalada, o que decorre da entrada de novas cadeias hoteleiras internacionais no Brasil e representa um importante fator de competitividade para o produto turístico brasileiro. Essas cadeias, em conjunto com outros agentes econômicos, pretendem realizar investimentos significativos na construção e implantação de novas unidades hoteleiras no país. Os grandes grupos internacionais também deverão investir, principalmente em hotéis de médio porte (categorias econômica/executiva), que visam oferecer um bom nível de atendimento, com preços de diária mais acessíveis. A Accor, maior grupo do mundo, que em 1999 administrava 3.234 hotéis (354.652 quartos), dos quais 33% próprios, 37% em regime de leasing, 13% franqueados e 17% em regime de contrato, é responsável no Brasil por cerca de 3% da oferta hoteleira, o que lhe assegura a primeira posição, com 7.506 quartos. Segundo o presidente do grupo, a oferta hoteleira no país ainda é muito reduzida, com a média de um apartamento para cada mil habitantes, enquanto nos Estados Unidos essa relação é de 1 para 70. Com relação aos hotéis independentes, verifica-se que existe um nicho de mercado tipicamente fidelizado, construído principalmente a partir da composição de uma identidade própria. Apesar do cenário cada vez mais competitivo, principalmente com a entrada de novas cadeias internacionais, a tendência é que eles se mantenham no mercado, sempre em função de seu diferencial, como atendimento personalizado e requinte de instalações.p. [127]-155Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e SocialIndústria hoteleira - BrasilHospitality industry - BrazilHotéis - BrasilHotels - BrazilTurismo - BrasilTourism - BrazilO segmento hoteleiro no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article5TextualProdução BNDEShttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1293Rio de Janeiroporreponame:Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialinstname:Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)instacron:BNDESinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain407http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/9755/1/license.txtaeb6b64eb9f816a596cef5045906f205MD51ORIGINALBS 13 O Segmento Hoteleiro no Brasil_P_BD.pdfapplication/pdf113819http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/9755/2/BS%2013%20O%20Segmento%20Hoteleiro%20no%20Brasil_P_BD.pdf616547c7cd8ad7db50c621a6339cb461MD52TEXTBS 13 O Segmento Hoteleiro no Brasil_P_BD.pdf.txtExtracted texttext/plain61597http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/9755/3/BS%2013%20O%20Segmento%20Hoteleiro%20no%20Brasil_P_BD.pdf.txtee8c4ce816f7522581781300b505e9fcMD531408/97552018-03-19 17:09:16.561oai:web.bndes.gov.br: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Repositório Temáticohttps://web.bndes.gov.br/bib/jspui/http://web.bndes.gov.br/bib/oai/requestopendoar:2018-03-19T17:09:16Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O segmento hoteleiro no Brasil
title O segmento hoteleiro no Brasil
spellingShingle O segmento hoteleiro no Brasil
Saab, William George Lopes
Indústria hoteleira - Brasil
Hospitality industry - Brazil
Hotéis - Brasil
Hotels - Brazil
Turismo - Brasil
Tourism - Brazil
title_short O segmento hoteleiro no Brasil
title_full O segmento hoteleiro no Brasil
title_fullStr O segmento hoteleiro no Brasil
title_full_unstemmed O segmento hoteleiro no Brasil
title_sort O segmento hoteleiro no Brasil
author Saab, William George Lopes
author_facet Saab, William George Lopes
Daemon, Ilka Gonçalves
author_role author
author2 Daemon, Ilka Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saab, William George Lopes
Daemon, Ilka Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria hoteleira - Brasil
Hospitality industry - Brazil
Hotéis - Brasil
Hotels - Brazil
Turismo - Brasil
Tourism - Brazil
topic Indústria hoteleira - Brasil
Hospitality industry - Brazil
Hotéis - Brasil
Hotels - Brazil
Turismo - Brasil
Tourism - Brazil
description Este trabalho apresenta um panorama das principais cadeias hoteleiras nacionais e internacionais e dos hotéis independentes que atuam no Brasil, abordando também alguns aspectos que se destacam no setor turístico e no segmento hoteleiro. Nas grandes cadeias nacionais têm-se observado, ultimamente, movimentos em busca da melhoria da qualidade dos serviços ofertados e incrementos na capacidade física hoteleira instalada, o que decorre da entrada de novas cadeias hoteleiras internacionais no Brasil e representa um importante fator de competitividade para o produto turístico brasileiro. Essas cadeias, em conjunto com outros agentes econômicos, pretendem realizar investimentos significativos na construção e implantação de novas unidades hoteleiras no país. Os grandes grupos internacionais também deverão investir, principalmente em hotéis de médio porte (categorias econômica/executiva), que visam oferecer um bom nível de atendimento, com preços de diária mais acessíveis. A Accor, maior grupo do mundo, que em 1999 administrava 3.234 hotéis (354.652 quartos), dos quais 33% próprios, 37% em regime de leasing, 13% franqueados e 17% em regime de contrato, é responsável no Brasil por cerca de 3% da oferta hoteleira, o que lhe assegura a primeira posição, com 7.506 quartos. Segundo o presidente do grupo, a oferta hoteleira no país ainda é muito reduzida, com a média de um apartamento para cada mil habitantes, enquanto nos Estados Unidos essa relação é de 1 para 70. Com relação aos hotéis independentes, verifica-se que existe um nicho de mercado tipicamente fidelizado, construído principalmente a partir da composição de uma identidade própria. Apesar do cenário cada vez mais competitivo, principalmente com a entrada de novas cadeias internacionais, a tendência é que eles se mantenham no mercado, sempre em função de seu diferencial, como atendimento personalizado e requinte de instalações.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-31T16:39:36Z
2018-03-19T17:09:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-31T16:39:36Z
2018-03-19T17:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAAB, William George Lopes; DAEMON, Ilka Gonçalves. O segmento hoteleiro no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 13 , p. [127]-155, mar. 2001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/9755
identifier_str_mv SAAB, William George Lopes; DAEMON, Ilka Gonçalves. O segmento hoteleiro no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 13 , p. [127]-155, mar. 2001.
url http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/9755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. [127]-155
dc.publisher.none.fl_str_mv Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
publisher.none.fl_str_mv Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
instname:Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
instacron:BNDES
instname_str Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
instacron_str BNDES
institution BNDES
reponame_str Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
collection Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
bitstream.url.fl_str_mv http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/9755/1/license.txt
http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/9755/2/BS%2013%20O%20Segmento%20Hoteleiro%20no%20Brasil_P_BD.pdf
http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/9755/3/BS%2013%20O%20Segmento%20Hoteleiro%20no%20Brasil_P_BD.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aeb6b64eb9f816a596cef5045906f205
616547c7cd8ad7db50c621a6339cb461
ee8c4ce816f7522581781300b505e9fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042884759355392