Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9250 |
Resumo: | Esse artigo tem o intuito de divulgar o armazenamento, preservação, difusão e usos de documentos e materiais relevantes à história da educação matemática, entre o período de 1890 e 1970, a partir do Repositório de Conteúdo Digital da História da Educação Matemática, uma biblioteca digital idealizada, produzida e mantida por integrantes do GHEMAT – Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil, que desde sua criação em 2000, atua no desenvolvimento coletivo de projetos temáticos de pesquisa sobre educação matemática com a participação de pesquisadores de diversos estados e universidades brasileiras. Esse Repositório constitui-se um espaço virtual para alocação de documentos digitalizados, inserido no sítio da Universidade Federal de Santa Catarina, a manutenção atual do Repositório veicula-se pelo projeto “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970” coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e financiado pelo CNPq. Resultados de pesquisas realizadas a partir dos documentos postos no Repositório possibilitam debates, de nível nacional, evidenciados pelas produções obtidas de alguns Seminários Temáticos do GHEMAT, cada Seminário resultou na elaboração de um livro. Desse modo podemos inferir que os estudos por meio dos documentos do Repositório proporcionam a escrita e divulgação de características da escola primária em tempos passados, seja de elementos da sua constituição, organização, espaço, seja referente ao ensino de saberes matemáticos, métodos de ensino, orientações pedagógicas e finalidades de ensino. |
id |
CAMP-1_96a58efc98fb24ef02bcc1a9a3a4abb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9250 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemáticaRepositório digitalHistória da educação matemáticaBiblioteca digitalDocumentos históricosHistória comparada.Esse artigo tem o intuito de divulgar o armazenamento, preservação, difusão e usos de documentos e materiais relevantes à história da educação matemática, entre o período de 1890 e 1970, a partir do Repositório de Conteúdo Digital da História da Educação Matemática, uma biblioteca digital idealizada, produzida e mantida por integrantes do GHEMAT – Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil, que desde sua criação em 2000, atua no desenvolvimento coletivo de projetos temáticos de pesquisa sobre educação matemática com a participação de pesquisadores de diversos estados e universidades brasileiras. Esse Repositório constitui-se um espaço virtual para alocação de documentos digitalizados, inserido no sítio da Universidade Federal de Santa Catarina, a manutenção atual do Repositório veicula-se pelo projeto “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970” coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e financiado pelo CNPq. Resultados de pesquisas realizadas a partir dos documentos postos no Repositório possibilitam debates, de nível nacional, evidenciados pelas produções obtidas de alguns Seminários Temáticos do GHEMAT, cada Seminário resultou na elaboração de um livro. Desse modo podemos inferir que os estudos por meio dos documentos do Repositório proporcionam a escrita e divulgação de características da escola primária em tempos passados, seja de elementos da sua constituição, organização, espaço, seja referente ao ensino de saberes matemáticos, métodos de ensino, orientações pedagógicas e finalidades de ensino.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2016-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/925010.20888/ridphe_r.v2i2.9250Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 2 No. 2 (2016); 172-189RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 172-189RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 2 n. 2 (2016); 172-1892447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9250/4674Copyright (c) 2016 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Bruna LimaFrizzarini, Claudia Regina BoenTrindade, Deoclecia de Andrade2020-10-04T18:23:54Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9250Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-10-04T18:23:54Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática |
title |
Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática |
spellingShingle |
Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática Ramos, Bruna Lima Repositório digital História da educação matemática Biblioteca digital Documentos históricos História comparada. |
title_short |
Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática |
title_full |
Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática |
title_fullStr |
Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática |
title_full_unstemmed |
Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática |
title_sort |
Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática |
author |
Ramos, Bruna Lima |
author_facet |
Ramos, Bruna Lima Frizzarini, Claudia Regina Boen Trindade, Deoclecia de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Frizzarini, Claudia Regina Boen Trindade, Deoclecia de Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Bruna Lima Frizzarini, Claudia Regina Boen Trindade, Deoclecia de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Repositório digital História da educação matemática Biblioteca digital Documentos históricos História comparada. |
topic |
Repositório digital História da educação matemática Biblioteca digital Documentos históricos História comparada. |
description |
Esse artigo tem o intuito de divulgar o armazenamento, preservação, difusão e usos de documentos e materiais relevantes à história da educação matemática, entre o período de 1890 e 1970, a partir do Repositório de Conteúdo Digital da História da Educação Matemática, uma biblioteca digital idealizada, produzida e mantida por integrantes do GHEMAT – Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil, que desde sua criação em 2000, atua no desenvolvimento coletivo de projetos temáticos de pesquisa sobre educação matemática com a participação de pesquisadores de diversos estados e universidades brasileiras. Esse Repositório constitui-se um espaço virtual para alocação de documentos digitalizados, inserido no sítio da Universidade Federal de Santa Catarina, a manutenção atual do Repositório veicula-se pelo projeto “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970” coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e financiado pelo CNPq. Resultados de pesquisas realizadas a partir dos documentos postos no Repositório possibilitam debates, de nível nacional, evidenciados pelas produções obtidas de alguns Seminários Temáticos do GHEMAT, cada Seminário resultou na elaboração de um livro. Desse modo podemos inferir que os estudos por meio dos documentos do Repositório proporcionam a escrita e divulgação de características da escola primária em tempos passados, seja de elementos da sua constituição, organização, espaço, seja referente ao ensino de saberes matemáticos, métodos de ensino, orientações pedagógicas e finalidades de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9250 10.20888/ridphe_r.v2i2.9250 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9250 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v2i2.9250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9250/4674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 2 No. 2 (2016); 172-189 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 172-189 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 2 n. 2 (2016); 172-189 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1809280190389420032 |