Pensar e existir, em tempos de resistir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Daniela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16016
Resumo: O grande historiador Michel de Certeau apontava que o exercício da escrita da História seria uma forma de se lidar com a alteridade, de um “outro” ausente, que nos escapou e se perdeu, de modo que em cada relato histórico se estabelece uma espécie de “jogo da vida com a morte” (CERTEAU, 2002, p. 57). Lacunas, apagamentos e esquecimentos certamente são questões que envolvem a prática historiadora, mas, talvez, no caso dos estudos históricos dedicados à região amazônica e às suas populações, essas ausências sejam ainda mais constantes, em função de uma tradição historiográfica comprometida com projetos políticos e sociais que, na maior parte do tempo, buscou construir uma história nacional identificada com as sociedades europeias, anulando o protagonismo dos sujeitos históricos regionais. Diante disso, o livro “Reflexões e existência: universidade pública e a formação de professores de história no interior da Amazônia”, organizado pelos professores André Dioney Fonseca e Lorena Lopes da Costa, e publicado eletronicamente pela Navegando Publicações em 2021, é um esforço coletivo na contramão dos apagamentos e silenciamentos, ao registrar as experiências, dificuldades e desafios enfrentados por docentes e estudantes do curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
id CAMP-1_c6c34b4e27707d50491563005949fb3d
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/16016
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository_id_str
spelling Pensar e existir, em tempos de resistirResenhaUniversidadeFormação de professores de históriaO grande historiador Michel de Certeau apontava que o exercício da escrita da História seria uma forma de se lidar com a alteridade, de um “outro” ausente, que nos escapou e se perdeu, de modo que em cada relato histórico se estabelece uma espécie de “jogo da vida com a morte” (CERTEAU, 2002, p. 57). Lacunas, apagamentos e esquecimentos certamente são questões que envolvem a prática historiadora, mas, talvez, no caso dos estudos históricos dedicados à região amazônica e às suas populações, essas ausências sejam ainda mais constantes, em função de uma tradição historiográfica comprometida com projetos políticos e sociais que, na maior parte do tempo, buscou construir uma história nacional identificada com as sociedades europeias, anulando o protagonismo dos sujeitos históricos regionais. Diante disso, o livro “Reflexões e existência: universidade pública e a formação de professores de história no interior da Amazônia”, organizado pelos professores André Dioney Fonseca e Lorena Lopes da Costa, e publicado eletronicamente pela Navegando Publicações em 2021, é um esforço coletivo na contramão dos apagamentos e silenciamentos, ao registrar as experiências, dificuldades e desafios enfrentados por docentes e estudantes do curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/1601610.20888/ridpher.v7i00.16016Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021016RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021016RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 7 (2021): Publicação contínua ; e0210162447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16016/12059https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16016/10810Copyright (c) 2021 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Daniela 2022-11-07T17:19:58Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/16016Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2022-11-07T17:19:58Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar e existir, em tempos de resistir
title Pensar e existir, em tempos de resistir
spellingShingle Pensar e existir, em tempos de resistir
Molina, Daniela
Resenha
Universidade
Formação de professores de história
title_short Pensar e existir, em tempos de resistir
title_full Pensar e existir, em tempos de resistir
title_fullStr Pensar e existir, em tempos de resistir
title_full_unstemmed Pensar e existir, em tempos de resistir
title_sort Pensar e existir, em tempos de resistir
author Molina, Daniela
author_facet Molina, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Resenha
Universidade
Formação de professores de história
topic Resenha
Universidade
Formação de professores de história
description O grande historiador Michel de Certeau apontava que o exercício da escrita da História seria uma forma de se lidar com a alteridade, de um “outro” ausente, que nos escapou e se perdeu, de modo que em cada relato histórico se estabelece uma espécie de “jogo da vida com a morte” (CERTEAU, 2002, p. 57). Lacunas, apagamentos e esquecimentos certamente são questões que envolvem a prática historiadora, mas, talvez, no caso dos estudos históricos dedicados à região amazônica e às suas populações, essas ausências sejam ainda mais constantes, em função de uma tradição historiográfica comprometida com projetos políticos e sociais que, na maior parte do tempo, buscou construir uma história nacional identificada com as sociedades europeias, anulando o protagonismo dos sujeitos históricos regionais. Diante disso, o livro “Reflexões e existência: universidade pública e a formação de professores de história no interior da Amazônia”, organizado pelos professores André Dioney Fonseca e Lorena Lopes da Costa, e publicado eletronicamente pela Navegando Publicações em 2021, é um esforço coletivo na contramão dos apagamentos e silenciamentos, ao registrar as experiências, dificuldades e desafios enfrentados por docentes e estudantes do curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16016
10.20888/ridpher.v7i00.16016
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16016
identifier_str_mv 10.20888/ridpher.v7i00.16016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16016/12059
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16016/10810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021016
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021016
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 7 (2021): Publicação contínua ; e021016
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1809280191322652672