Viver e escrever: história e educação no acervo de cadernos de um professor catarinense (século XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Teresa Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Flavia de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9226
Resumo: Este estudo tem como material empírico o conjunto de 45 cadernos pessoais deixados pelo professor e intelectual catarinense, Victor Márcio Konder (1920 – 2005), antigo docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 1980) que também atuou nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos anos de 1935 a 1956, sendo estes doação póstuma de sua família ocorrida, no ano de 2009, ao acervo do Laboratório de Patrimônio Cultural (LABPAC – UDESC). Analisados como registros de uma trajetória, esses manuscritos contêm indícios sobre a formação, interesses de leitura, hábitos de escrita e formas de relacionar-se com o conhecimento que configuraram esse intelectual, professor nas décadas de 60 a 80 do século XX.  Além de possibilitar o mapeamento de alguns aspectos da vida do proprietário o estudo também destaca os vários sentidos dos cadernos: como escritas ordinárias; testemunhas de uma construção de si; relíquias conectadas com uma sensibilidade nostálgica e como uma coleção a ser arquivada como objeto e patrimônio da cultura material da escola.
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