Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonso, Sandro, 1961-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13219
Resumo: Agradecimentos: Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP., no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - UID/CED/04107/2019
id CAMP_011be1aac8dcc0f87a80bff61f4df346
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362161
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivasWeaving a network of narratives : curricular practices and cultural artifacts mobilizing collective memoriesTejiendo una red de narrativas : prácticas curriculares y artefactos culturales que movilizan memorias colectivasFormação de professoresEducação ruralNarrativasMemória coletivaTeacher trainingEducation, RuralNarrativesCollective memorieArtigo originalAgradecimentos: Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP., no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - UID/CED/04107/2019Resumo: O presente texto procura lançar um olhar para a formação de professores do campo no Brasil, apresentando a potencialidade das narrativas como artefatos e práticas curriculares do trabalho docente, a partir de uma experiência de Estágio Supervisionado em um curso de Licenciaturas em Educação do Campo. Nesta experiência, acadêmicos do último ano de formação procuraram, a partir de artefatos, envolver estudantes do Ensino Médio, comunidade escolar e comunidade local em um processo de diálogo de saberes e experiências, produzindo narrativas individuais e coletivas, com objetivo de trabalhar elementos da identidade local dos sujeitos e assim, realizarem a seleção de conteúdos científicos para serem trabalhados durante a regência de aulas. Enfatizando o protagonismo dos movimentos sociais nas lutas por uma educação do/no campo e por uma nova concepção de formação e de escolas nas áreas rurais, o texto destaca o papel das Licenciaturas em Educação do Campo em formar educadores capazes de lutarem por uma sociedade justa e igualitária, posicionando-se criticamente sobre a crise socioambiental e o globalizado modelo hegemônico de desenvolvimento, atuando de forma pedagógica nas comunidades rurais e exercendo a docência interdisciplinar. Narrativas dos estudantes do Ensino Médio em diferentes momentos de partilha de experiências e narrativas produzidas a partir dos relatórios dos acadêmicos estagiários, que analisam e comentam o processo do estágio docência, compõem este texto e dão base para reflexões sobre a potencialidade das narrativas na ressignificação do trabalho docente em sala de aulaAbstract: This paper seeks to take a look at the training of rural teachers in Brazil, presenting the potential of narratives as artifacts and curricular practices of teaching work, from a Supervised Internship experience in a Rural Education Degree course. In this experience, academics from the last year of formation sought, from artifacts, to involve high school students, the school community and the local community in a process of dialogue of knowledge and experiences, producing individual and collective narratives, aiming to work on elements of identity. place of the subjects and thus, to select the scientific contents to be worked during the conducting of classes. Emphasizing the leading role of social movements in the struggle for rural education and for a new conception of training and schools in rural areas, the text highlights the role of Rural Education Degrees in training educators capable of fighting for a just society. and egalitarian, critically positioning itself on the socio-environmental crisis and the globalized hegemonic model of development, acting in a pedagogical way in rural communities and exercising interdisciplinary teaching. Narratives of high school students in different moments of sharing experiences and narratives produced from the reports of trainee academics, who analyze and comment on the teaching internship process, compose this text and provide the basis for reflections on the potentiality of narratives in the resignification of students. teaching work in the classroomResumen: Este documento busca echar un vistazo a la capacitación de maestros rurales en Brasil, presentando el potencial de las narrativas como artefactos y prácticas curriculares del trabajo docente, a partir de una experiencia de pasantía supervisada en un curso de grado de educación rural. En esta experiencia, los académicos del último año de formación buscaron, a partir de artefactos, involucrar a estudiantes de secundaria, la comunidad escolar y la comunidad local en un proceso de diálogo de conocimiento y experiencias, produciendo narrativas individuales y colectivas, con el objetivo de trabajar en elementos de identidad. lugar de las asignaturas y así, seleccionar los contenidos científicos a trabajar durante la realización de las clases. Al enfatizar el papel principal de los movimientos sociales en la lucha por la educación rural y por una nueva concepción de la formación y las escuelas en las zonas rurales, el texto destaca el papel de los Grados de Educación Rural en la formación de educadores capaces de luchar por una sociedad justa. e igualitario, posicionándose de manera crítica en la crisis socioambiental y el modelo de desarrollo hegemónico globalizado, actuando de manera pedagógica en las comunidades rurales y ejerciendo la enseñanza interdisciplinaria. Narrativas de estudiantes de secundaria en diferentes momentos de intercambio de experiencias y narrativas producidas a partir de informes de académicos en formación, que analizan y comentan sobre el proceso de pasantía docente, componen este texto y proporcionan la base para reflexionar sobre la potencialidad de las narrativas en la resignificación de los estudiantes. Trabajo docente en el aulaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTonso, Sandro, 1961-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13219TONSO, Sandro. Tecendo uma rede de narrativas: práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas. Gavagai: revista interdisciplinar de humanidades. Erechim, RS. v. 6, n. 1, p. 48-68, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13219. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362161porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T13:47:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362161Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-23T13:47:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas
Weaving a network of narratives : curricular practices and cultural artifacts mobilizing collective memories
Tejiendo una red de narrativas : prácticas curriculares y artefactos culturales que movilizan memorias colectivas
title Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas
spellingShingle Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas
Tonso, Sandro, 1961-
Formação de professores
Educação rural
Narrativas
Memória coletiva
Teacher training
Education, Rural
Narratives
Collective memorie
Artigo original
title_short Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas
title_full Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas
title_fullStr Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas
title_full_unstemmed Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas
title_sort Tecendo uma rede de narrativas : práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas
author Tonso, Sandro, 1961-
author_facet Tonso, Sandro, 1961-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonso, Sandro, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação rural
Narrativas
Memória coletiva
Teacher training
Education, Rural
Narratives
Collective memorie
Artigo original
topic Formação de professores
Educação rural
Narrativas
Memória coletiva
Teacher training
Education, Rural
Narratives
Collective memorie
Artigo original
description Agradecimentos: Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP., no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - UID/CED/04107/2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13219
TONSO, Sandro. Tecendo uma rede de narrativas: práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas. Gavagai: revista interdisciplinar de humanidades. Erechim, RS. v. 6, n. 1, p. 48-68, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13219. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13219
identifier_str_mv TONSO, Sandro. Tecendo uma rede de narrativas: práticas curriculares e artefatos culturais mobilizando memórias coletivas. Gavagai: revista interdisciplinar de humanidades. Erechim, RS. v. 6, n. 1, p. 48-68, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13219. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832734666752