O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, Erika Natacha Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538
Resumo: Agradecimentos: Agradecemos aos nossos alunos e alunas que, com entusiasmo e dedicação, possibilitaram-nos amadurecer ideias e ver os resultados de propostas que vínhamos discutindo teoricamente
id CAMP_0c044a68e19c3ee9433307785952022e
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370326
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a músicaArtigo originalFormação de professoresEducação musicalTeoria histórico-culturalTeacher trainingMusic educationCultural-historical theoryPlayAgradecimentos: Agradecemos aos nossos alunos e alunas que, com entusiasmo e dedicação, possibilitaram-nos amadurecer ideias e ver os resultados de propostas que vínhamos discutindo teoricamenteResumo: Este artigo apresenta a análise de um programa experimental de formação continuada elaborado para pedagogos na área da música; o eixo central das formações foi o jogo, considerando o seu potencial para mediar a construção de atitudes, fluências e saberes musicais. A análise mostra que o jogo é reconhecido como parte da função unidocente; é uma via para a aproximação dos pedagogos com a música, ajudando-lhes a trazer à consciência generalidades conceituais específicas, facultando-lhes a criação de atividades com a música adaptadas às próprias possibilidades. As conclusões indicam que os pedagogos reconhecem que os saberes musicais compõem sua profissionalidade; os unidocentes se interessam mais pelo trabalho musical intencional na medida em que refletem a atividade com jogo e música tendo em vista as especificidades das crianças nos diferentes momentos do desenvolvimento e o impacto da música para a formação humanizada e integralThis paper presents the analysis of an experimental continuing formation program designed for generalist teachers with music; the formation focused on play considering its potential to mediate the construction of attitudes, fluencies and musical knowledge. Analysis shows that play is recognized as part of the generalist teacher function; it is a way to approximate generalist teachers to music, helping them to bring to consciousness specific musical knowledge, allowing them to create music activities adapted to his/her own possibilities. The conclusions indicate that generalist teachers recognize that musical knowledge makes up their professionalism; they can be more interested in intentional musical work as far as they think reflexively about the activities involving music and play in face of the specificities of children at different moments of development and also the impact of music on humanized and global educationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNassif, Silvia Cordeiro, 1963-Andrade, Erika Natacha Fernandes de2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16538NASSIF, Silvia Cordeiro; ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de. O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370326porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T11:03:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-10T11:03:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
title O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
spellingShingle O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Artigo original
Formação de professores
Educação musical
Teoria histórico-cultural
Teacher training
Music education
Cultural-historical theory
Play
title_short O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
title_full O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
title_fullStr O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
title_full_unstemmed O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
title_sort O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
author Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
author_facet Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Andrade, Erika Natacha Fernandes de
author_role author
author2 Andrade, Erika Natacha Fernandes de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Andrade, Erika Natacha Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Formação de professores
Educação musical
Teoria histórico-cultural
Teacher training
Music education
Cultural-historical theory
Play
topic Artigo original
Formação de professores
Educação musical
Teoria histórico-cultural
Teacher training
Music education
Cultural-historical theory
Play
description Agradecimentos: Agradecemos aos nossos alunos e alunas que, com entusiasmo e dedicação, possibilitaram-nos amadurecer ideias e ver os resultados de propostas que vínhamos discutindo teoricamente
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538
NASSIF, Silvia Cordeiro; ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de. O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538
identifier_str_mv NASSIF, Silvia Cordeiro; ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de. O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834079989760