O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538 |
Resumo: | Agradecimentos: Agradecemos aos nossos alunos e alunas que, com entusiasmo e dedicação, possibilitaram-nos amadurecer ideias e ver os resultados de propostas que vínhamos discutindo teoricamente |
id |
CAMP_0c044a68e19c3ee9433307785952022e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370326 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a músicaArtigo originalFormação de professoresEducação musicalTeoria histórico-culturalTeacher trainingMusic educationCultural-historical theoryPlayAgradecimentos: Agradecemos aos nossos alunos e alunas que, com entusiasmo e dedicação, possibilitaram-nos amadurecer ideias e ver os resultados de propostas que vínhamos discutindo teoricamenteResumo: Este artigo apresenta a análise de um programa experimental de formação continuada elaborado para pedagogos na área da música; o eixo central das formações foi o jogo, considerando o seu potencial para mediar a construção de atitudes, fluências e saberes musicais. A análise mostra que o jogo é reconhecido como parte da função unidocente; é uma via para a aproximação dos pedagogos com a música, ajudando-lhes a trazer à consciência generalidades conceituais específicas, facultando-lhes a criação de atividades com a música adaptadas às próprias possibilidades. As conclusões indicam que os pedagogos reconhecem que os saberes musicais compõem sua profissionalidade; os unidocentes se interessam mais pelo trabalho musical intencional na medida em que refletem a atividade com jogo e música tendo em vista as especificidades das crianças nos diferentes momentos do desenvolvimento e o impacto da música para a formação humanizada e integralThis paper presents the analysis of an experimental continuing formation program designed for generalist teachers with music; the formation focused on play considering its potential to mediate the construction of attitudes, fluencies and musical knowledge. Analysis shows that play is recognized as part of the generalist teacher function; it is a way to approximate generalist teachers to music, helping them to bring to consciousness specific musical knowledge, allowing them to create music activities adapted to his/her own possibilities. The conclusions indicate that generalist teachers recognize that musical knowledge makes up their professionalism; they can be more interested in intentional musical work as far as they think reflexively about the activities involving music and play in face of the specificities of children at different moments of development and also the impact of music on humanized and global educationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNassif, Silvia Cordeiro, 1963-Andrade, Erika Natacha Fernandes de2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16538NASSIF, Silvia Cordeiro; ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de. O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370326porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T11:03:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-10T11:03:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música |
title |
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música |
spellingShingle |
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música Nassif, Silvia Cordeiro, 1963- Artigo original Formação de professores Educação musical Teoria histórico-cultural Teacher training Music education Cultural-historical theory Play |
title_short |
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música |
title_full |
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música |
title_fullStr |
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música |
title_full_unstemmed |
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música |
title_sort |
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música |
author |
Nassif, Silvia Cordeiro, 1963- |
author_facet |
Nassif, Silvia Cordeiro, 1963- Andrade, Erika Natacha Fernandes de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Erika Natacha Fernandes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nassif, Silvia Cordeiro, 1963- Andrade, Erika Natacha Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Formação de professores Educação musical Teoria histórico-cultural Teacher training Music education Cultural-historical theory Play |
topic |
Artigo original Formação de professores Educação musical Teoria histórico-cultural Teacher training Music education Cultural-historical theory Play |
description |
Agradecimentos: Agradecemos aos nossos alunos e alunas que, com entusiasmo e dedicação, possibilitaram-nos amadurecer ideias e ver os resultados de propostas que vínhamos discutindo teoricamente |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538 NASSIF, Silvia Cordeiro; ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de. O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538 |
identifier_str_mv |
NASSIF, Silvia Cordeiro; ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de. O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16538. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834079989760 |