Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa eng |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302 |
Resumo: | Contém 2 arquivos (português, espanhol e inglês) |
id |
CAMP_0e3c428c7f9c4dcdfda51a10d8862544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1247375 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolarProcessos responsivos en el diseño, implementación y evaluación en el área de mejoría de la calidad de la convivencia escolarResponsive processes in the design, implementation and evaluation of programs for improving the quality of coexistence in schoolsConvivênciaPolíticas públicasFellowshipPublic policyArtigo originalContém 2 arquivos (português, espanhol e inglês)Resumo: Responsividade significa, de forma intencional, criar condições para continuamente escanear e analisar situações e processos, escutar expectativas, opiniões e necessidades das pessoas que recebem ou implementam um programa e, da maneira mais aberta, ágil e potente possível, reagir, modificar ações, incluir novos atores, convidar à participação e construir coletivamente um programa melhor para todos e para cada contexto. O objetivo desse artigo é discutir contribuições do processo responsivo em programas complexos, assim como descrever tipos e níveis de responsividade como os utilizados no programa "A Convivência Ética na Escola", facilitando a transposição para programas de mais larga escala e políticas públicasAbstract: Responsiveness means, in an intentional way, to create conditions to continuously scan and analyze situations and processes, collect expectations, opinions and necessities from people that receive or implement a program and, in the most open, agile and powerful possible way to react, modify actions, include new agents, invite for participation, and collectively construct a better program for everyone in every context. The objective of this paper is to discuss contributions of responsive processes in complex programs as well as to describe kinds and levels of responsiveness as those used in the program "Ethical Coexistence at School" facilitating the transposition to larger scale programs and to public policiesResumen: Capacidad de respuesta (responsividad) significa crear intencionalmente las condiciones para escanear y analizar continuamente situaciones y procesos, escuchar las expectativas, opiniones y necesidades de las personas que reciben o implementan un programa y, de la manera más abierta, ágil y poderosa posible, reaccionar, modificar acciones, incluir nuevos actores, invitar a la participación y construir colectivamente un mejor programa para todos y para cada contexto. El objetivo de este artículo es discutir las contribuciones del proceso de respuesta en programas complejos, así como describir tipos y niveles de responsividad como los utilizados en el programa "Convivencia ética en la escuela", facilitando la transposición a programas y políticas públicas a mayor escalaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, César Augusto AmaralVinha, Telma Pileggi, 1968-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/5302NUNES, César Augusto Amaral; VINHA, Telma Pileggi. Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar. Revista política e gestão educacional. UNESP/FCLAr : Araraquara, SP, 2022. Vol. 26, nesp 3 A temática da convivência ética em contextos escolares, (ago., 2022), n. art. e022099. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporspaenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T13:02:06Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1247375Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-08-12T13:02:06Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar Processos responsivos en el diseño, implementación y evaluación en el área de mejoría de la calidad de la convivencia escolar Responsive processes in the design, implementation and evaluation of programs for improving the quality of coexistence in schools |
title |
Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar |
spellingShingle |
Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar Nunes, César Augusto Amaral Convivência Políticas públicas Fellowship Public policy Artigo original |
title_short |
Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar |
title_full |
Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar |
title_fullStr |
Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar |
title_full_unstemmed |
Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar |
title_sort |
Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar |
author |
Nunes, César Augusto Amaral |
author_facet |
Nunes, César Augusto Amaral Vinha, Telma Pileggi, 1968- |
author_role |
author |
author2 |
Vinha, Telma Pileggi, 1968- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, César Augusto Amaral Vinha, Telma Pileggi, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Convivência Políticas públicas Fellowship Public policy Artigo original |
topic |
Convivência Políticas públicas Fellowship Public policy Artigo original |
description |
Contém 2 arquivos (português, espanhol e inglês) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302 NUNES, César Augusto Amaral; VINHA, Telma Pileggi. Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar. Revista política e gestão educacional. UNESP/FCLAr : Araraquara, SP, 2022. Vol. 26, nesp 3 A temática da convivência ética em contextos escolares, (ago., 2022), n. art. e022099. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302 |
identifier_str_mv |
NUNES, César Augusto Amaral; VINHA, Telma Pileggi. Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar. Revista política e gestão educacional. UNESP/FCLAr : Araraquara, SP, 2022. Vol. 26, nesp 3 A temática da convivência ética em contextos escolares, (ago., 2022), n. art. e022099. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Multilíngua por spa eng |
language_invalid_str_mv |
Multilíngua |
language |
por spa eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030827011538944 |