Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, César Augusto Amaral
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vinha, Telma Pileggi, 1968-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302
Resumo: Contém 2 arquivos (português, espanhol e inglês)
id CAMP_0e3c428c7f9c4dcdfda51a10d8862544
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1247375
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolarProcessos responsivos en el diseño, implementación y evaluación en el área de mejoría de la calidad de la convivencia escolarResponsive processes in the design, implementation and evaluation of programs for improving the quality of coexistence in schoolsConvivênciaPolíticas públicasFellowshipPublic policyArtigo originalContém 2 arquivos (português, espanhol e inglês)Resumo: Responsividade significa, de forma intencional, criar condições para continuamente escanear e analisar situações e processos, escutar expectativas, opiniões e necessidades das pessoas que recebem ou implementam um programa e, da maneira mais aberta, ágil e potente possível, reagir, modificar ações, incluir novos atores, convidar à participação e construir coletivamente um programa melhor para todos e para cada contexto. O objetivo desse artigo é discutir contribuições do processo responsivo em programas complexos, assim como descrever tipos e níveis de responsividade como os utilizados no programa "A Convivência Ética na Escola", facilitando a transposição para programas de mais larga escala e políticas públicasAbstract: Responsiveness means, in an intentional way, to create conditions to continuously scan and analyze situations and processes, collect expectations, opinions and necessities from people that receive or implement a program and, in the most open, agile and powerful possible way to react, modify actions, include new agents, invite for participation, and collectively construct a better program for everyone in every context. The objective of this paper is to discuss contributions of responsive processes in complex programs as well as to describe kinds and levels of responsiveness as those used in the program "Ethical Coexistence at School" facilitating the transposition to larger scale programs and to public policiesResumen: Capacidad de respuesta (responsividad) significa crear intencionalmente las condiciones para escanear y analizar continuamente situaciones y procesos, escuchar las expectativas, opiniones y necesidades de las personas que reciben o implementan un programa y, de la manera más abierta, ágil y poderosa posible, reaccionar, modificar acciones, incluir nuevos actores, invitar a la participación y construir colectivamente un mejor programa para todos y para cada contexto. El objetivo de este artículo es discutir las contribuciones del proceso de respuesta en programas complejos, así como describir tipos y niveles de responsividad como los utilizados en el programa "Convivencia ética en la escuela", facilitando la transposición a programas y políticas públicas a mayor escalaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, César Augusto AmaralVinha, Telma Pileggi, 1968-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/5302NUNES, César Augusto Amaral; VINHA, Telma Pileggi. Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar. Revista política e gestão educacional. UNESP/FCLAr : Araraquara, SP, 2022. Vol. 26, nesp 3 A temática da convivência ética em contextos escolares, (ago., 2022), n. art. e022099. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporspaenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T13:02:06Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1247375Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-08-12T13:02:06Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
Processos responsivos en el diseño, implementación y evaluación en el área de mejoría de la calidad de la convivencia escolar
Responsive processes in the design, implementation and evaluation of programs for improving the quality of coexistence in schools
title Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
spellingShingle Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
Nunes, César Augusto Amaral
Convivência
Políticas públicas
Fellowship
Public policy
Artigo original
title_short Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
title_full Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
title_fullStr Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
title_full_unstemmed Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
title_sort Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar
author Nunes, César Augusto Amaral
author_facet Nunes, César Augusto Amaral
Vinha, Telma Pileggi, 1968-
author_role author
author2 Vinha, Telma Pileggi, 1968-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, César Augusto Amaral
Vinha, Telma Pileggi, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Convivência
Políticas públicas
Fellowship
Public policy
Artigo original
topic Convivência
Políticas públicas
Fellowship
Public policy
Artigo original
description Contém 2 arquivos (português, espanhol e inglês)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302
NUNES, César Augusto Amaral; VINHA, Telma Pileggi. Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar. Revista política e gestão educacional. UNESP/FCLAr : Araraquara, SP, 2022. Vol. 26, nesp 3 A temática da convivência ética em contextos escolares, (ago., 2022), n. art. e022099. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302
identifier_str_mv NUNES, César Augusto Amaral; VINHA, Telma Pileggi. Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar. Revista política e gestão educacional. UNESP/FCLAr : Araraquara, SP, 2022. Vol. 26, nesp 3 A temática da convivência ética em contextos escolares, (ago., 2022), n. art. e022099. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5302. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
spa
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247375
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827011538944