O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210 |
Resumo: | Resumo: Este artigo busca compreender alguns aspectos da noção de humanismo na fotografia e sua proximidade com a cultura política e a cultura visual do período, a partir das experiências específicas de George Rodger e Henri Cartier-Bresson, dois fotógrafos que viveram em primeira mão e que deram testemunho do horror dos campos de concentração nazistas ao final da Segunda Guerra Mundial. George Rodger fotografou o campo de Bergen-Belsen assim que foi libertado pelas tropas britânicas. Henri Cartier-Bresson esteve com uma equipe de filmagem registrando as massas de deportados recém-libertados dos campos de concentração e extermínio nazista. Essas experiências viriam a ter impactos profundos na biografia e no trabalho de ambos. Nos dois casos, está presente uma noção de humanismo atrelada aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que se faz ver na fotografia e na representação fotográfica, de significativa consequência para a cultura visual contemporânea |
id |
CAMP_195936bffcb8f2bfa7269337ad761ecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1233008 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
O humano e o desumano : Erika Cazzonatto ZerwesThe human and the inhuman : visual culture, political culture, and the images produced by George Rodger and Henri Cartier-Bresson in the Nazi concentration campsFotografia de guerraWar photographyConcentration campsPhotojournalismPolitical cultureVisual cultureArtigo originalResumo: Este artigo busca compreender alguns aspectos da noção de humanismo na fotografia e sua proximidade com a cultura política e a cultura visual do período, a partir das experiências específicas de George Rodger e Henri Cartier-Bresson, dois fotógrafos que viveram em primeira mão e que deram testemunho do horror dos campos de concentração nazistas ao final da Segunda Guerra Mundial. George Rodger fotografou o campo de Bergen-Belsen assim que foi libertado pelas tropas britânicas. Henri Cartier-Bresson esteve com uma equipe de filmagem registrando as massas de deportados recém-libertados dos campos de concentração e extermínio nazista. Essas experiências viriam a ter impactos profundos na biografia e no trabalho de ambos. Nos dois casos, está presente uma noção de humanismo atrelada aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que se faz ver na fotografia e na representação fotográfica, de significativa consequência para a cultura visual contemporâneaAbstract: This article aims to grasp some aspects of the notion of humanism in photography and its closeness to the political culture and the visual culture in the period, through the specific experiences of George Rodger and Henri Cartier-Bresson, two photographers who were first-hand witnesses and provided accounts of horror in the Nazi concentration camps at the end of World War II. George Rodger photographed the Bergen-Belsen camp as soon as it was liberated by the British troops. Henri Cartier-Bresson was there with a film crew recording the deported masses newly freed from the Nazi concentration and extermination camps. These experiences came to have profound impact on the biography and work of both of them. In the two cases, there is a notion of humanism linked to World War II events, which is observed in photography and photographic representation, and it has a significant consequence for the contemporary visual cultureFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZerwes, Erika Cazzonatto, 1980-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1210ZERWES, Erika Cazzonatto. O humano e o desumano: Erika Cazzonatto Zerwes. Tempo e argomento. Florianópolis, SC : UDESC/PPGH, 2016. Vol. 8, n. 17 (jan./abr., 2016), p. 6-28. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210. Acesso em: 7 mai. 2024.Portuguêsporhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1233008reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-24T11:43:37Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1233008Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-24T11:43:37Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes The human and the inhuman : visual culture, political culture, and the images produced by George Rodger and Henri Cartier-Bresson in the Nazi concentration camps |
title |
O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes |
spellingShingle |
O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes Zerwes, Erika Cazzonatto, 1980- Fotografia de guerra War photography Concentration camps Photojournalism Political culture Visual culture Artigo original |
title_short |
O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes |
title_full |
O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes |
title_fullStr |
O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes |
title_full_unstemmed |
O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes |
title_sort |
O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes |
author |
Zerwes, Erika Cazzonatto, 1980- |
author_facet |
Zerwes, Erika Cazzonatto, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zerwes, Erika Cazzonatto, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia de guerra War photography Concentration camps Photojournalism Political culture Visual culture Artigo original |
topic |
Fotografia de guerra War photography Concentration camps Photojournalism Political culture Visual culture Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo busca compreender alguns aspectos da noção de humanismo na fotografia e sua proximidade com a cultura política e a cultura visual do período, a partir das experiências específicas de George Rodger e Henri Cartier-Bresson, dois fotógrafos que viveram em primeira mão e que deram testemunho do horror dos campos de concentração nazistas ao final da Segunda Guerra Mundial. George Rodger fotografou o campo de Bergen-Belsen assim que foi libertado pelas tropas britânicas. Henri Cartier-Bresson esteve com uma equipe de filmagem registrando as massas de deportados recém-libertados dos campos de concentração e extermínio nazista. Essas experiências viriam a ter impactos profundos na biografia e no trabalho de ambos. Nos dois casos, está presente uma noção de humanismo atrelada aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que se faz ver na fotografia e na representação fotográfica, de significativa consequência para a cultura visual contemporânea |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210 ZERWES, Erika Cazzonatto. O humano e o desumano: Erika Cazzonatto Zerwes. Tempo e argomento. Florianópolis, SC : UDESC/PPGH, 2016. Vol. 8, n. 17 (jan./abr., 2016), p. 6-28. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210 |
identifier_str_mv |
ZERWES, Erika Cazzonatto. O humano e o desumano: Erika Cazzonatto Zerwes. Tempo e argomento. Florianópolis, SC : UDESC/PPGH, 2016. Vol. 8, n. 17 (jan./abr., 2016), p. 6-28. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1233008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030826258661376 |