O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zerwes, Erika Cazzonatto, 1980-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210
Resumo: Resumo: Este artigo busca compreender alguns aspectos da noção de humanismo na fotografia e sua proximidade com a cultura política e a cultura visual do período, a partir das experiências específicas de George Rodger e Henri Cartier-Bresson, dois fotógrafos que viveram em primeira mão e que deram testemunho do horror dos campos de concentração nazistas ao final da Segunda Guerra Mundial. George Rodger fotografou o campo de Bergen-Belsen assim que foi libertado pelas tropas britânicas. Henri Cartier-Bresson esteve com uma equipe de filmagem registrando as massas de deportados recém-libertados dos campos de concentração e extermínio nazista. Essas experiências viriam a ter impactos profundos na biografia e no trabalho de ambos. Nos dois casos, está presente uma noção de humanismo atrelada aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que se faz ver na fotografia e na representação fotográfica, de significativa consequência para a cultura visual contemporânea
id CAMP_195936bffcb8f2bfa7269337ad761ecb
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1233008
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O humano e o desumano : Erika Cazzonatto ZerwesThe human and the inhuman : visual culture, political culture, and the images produced by George Rodger and Henri Cartier-Bresson in the Nazi concentration campsFotografia de guerraWar photographyConcentration campsPhotojournalismPolitical cultureVisual cultureArtigo originalResumo: Este artigo busca compreender alguns aspectos da noção de humanismo na fotografia e sua proximidade com a cultura política e a cultura visual do período, a partir das experiências específicas de George Rodger e Henri Cartier-Bresson, dois fotógrafos que viveram em primeira mão e que deram testemunho do horror dos campos de concentração nazistas ao final da Segunda Guerra Mundial. George Rodger fotografou o campo de Bergen-Belsen assim que foi libertado pelas tropas britânicas. Henri Cartier-Bresson esteve com uma equipe de filmagem registrando as massas de deportados recém-libertados dos campos de concentração e extermínio nazista. Essas experiências viriam a ter impactos profundos na biografia e no trabalho de ambos. Nos dois casos, está presente uma noção de humanismo atrelada aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que se faz ver na fotografia e na representação fotográfica, de significativa consequência para a cultura visual contemporâneaAbstract: This article aims to grasp some aspects of the notion of humanism in photography and its closeness to the political culture and the visual culture in the period, through the specific experiences of George Rodger and Henri Cartier-Bresson, two photographers who were first-hand witnesses and provided accounts of horror in the Nazi concentration camps at the end of World War II. George Rodger photographed the Bergen-Belsen camp as soon as it was liberated by the British troops. Henri Cartier-Bresson was there with a film crew recording the deported masses newly freed from the Nazi concentration and extermination camps. These experiences came to have profound impact on the biography and work of both of them. In the two cases, there is a notion of humanism linked to World War II events, which is observed in photography and photographic representation, and it has a significant consequence for the contemporary visual cultureFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZerwes, Erika Cazzonatto, 1980-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1210ZERWES, Erika Cazzonatto. O humano e o desumano: Erika Cazzonatto Zerwes. Tempo e argomento. Florianópolis, SC : UDESC/PPGH, 2016. Vol. 8, n. 17 (jan./abr., 2016), p. 6-28. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210. Acesso em: 7 mai. 2024.Portuguêsporhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1233008reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-24T11:43:37Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1233008Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-24T11:43:37Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes
The human and the inhuman : visual culture, political culture, and the images produced by George Rodger and Henri Cartier-Bresson in the Nazi concentration camps
title O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes
spellingShingle O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes
Zerwes, Erika Cazzonatto, 1980-
Fotografia de guerra
War photography
Concentration camps
Photojournalism
Political culture
Visual culture
Artigo original
title_short O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes
title_full O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes
title_fullStr O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes
title_full_unstemmed O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes
title_sort O humano e o desumano : Erika Cazzonatto Zerwes
author Zerwes, Erika Cazzonatto, 1980-
author_facet Zerwes, Erika Cazzonatto, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zerwes, Erika Cazzonatto, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia de guerra
War photography
Concentration camps
Photojournalism
Political culture
Visual culture
Artigo original
topic Fotografia de guerra
War photography
Concentration camps
Photojournalism
Political culture
Visual culture
Artigo original
description Resumo: Este artigo busca compreender alguns aspectos da noção de humanismo na fotografia e sua proximidade com a cultura política e a cultura visual do período, a partir das experiências específicas de George Rodger e Henri Cartier-Bresson, dois fotógrafos que viveram em primeira mão e que deram testemunho do horror dos campos de concentração nazistas ao final da Segunda Guerra Mundial. George Rodger fotografou o campo de Bergen-Belsen assim que foi libertado pelas tropas britânicas. Henri Cartier-Bresson esteve com uma equipe de filmagem registrando as massas de deportados recém-libertados dos campos de concentração e extermínio nazista. Essas experiências viriam a ter impactos profundos na biografia e no trabalho de ambos. Nos dois casos, está presente uma noção de humanismo atrelada aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que se faz ver na fotografia e na representação fotográfica, de significativa consequência para a cultura visual contemporânea
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210
ZERWES, Erika Cazzonatto. O humano e o desumano: Erika Cazzonatto Zerwes. Tempo e argomento. Florianópolis, SC : UDESC/PPGH, 2016. Vol. 8, n. 17 (jan./abr., 2016), p. 6-28. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210
identifier_str_mv ZERWES, Erika Cazzonatto. O humano e o desumano: Erika Cazzonatto Zerwes. Tempo e argomento. Florianópolis, SC : UDESC/PPGH, 2016. Vol. 8, n. 17 (jan./abr., 2016), p. 6-28. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1210. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1233008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030826258661376