O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vanessa Borges de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051
Resumo: Resumo: Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou a investigar a inserção profissional dos alunos egressos do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade de Brasília (UnB), bem como levantar dados sobre sua percepção sobre a qualidade de sua formação profissional inicial e sua atuação no mercado de trabalho. O estudo foi uma demanda da universidade, como parte das ações estratégicas de atendimento ao programa de autoavaliação institucional preconizada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A totalidade de participantes nesta pesquisa corresponde a 69 egressos formados entre os anos de 2005 a 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online e os resultados revelam que a maior parcela dos egressos é atuante na área de ensino da língua estrangeira e tem sua inserção no mercado de trabalho distribuída entre diversos contextos de ensino públicos e privados. Quanto à avaliação que fazem do curso e de sua formação na graduação, os egressos percebem que tiveram uma ótima formação linguística, porém indicam melhorias necessárias especialmente quanto à formação pedagógica e à infraestrutura da universidade disponível para o curso
id CAMP_1b6d73eb75112253eda52f414fc3e347
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342025
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o cursoEnglish Language alumni of UnB : academic education and employability assource of information for reflections on the courseFormação profissionalInserção socialProfessional educationLanguage undergraduationArtigo originalResumo: Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou a investigar a inserção profissional dos alunos egressos do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade de Brasília (UnB), bem como levantar dados sobre sua percepção sobre a qualidade de sua formação profissional inicial e sua atuação no mercado de trabalho. O estudo foi uma demanda da universidade, como parte das ações estratégicas de atendimento ao programa de autoavaliação institucional preconizada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A totalidade de participantes nesta pesquisa corresponde a 69 egressos formados entre os anos de 2005 a 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online e os resultados revelam que a maior parcela dos egressos é atuante na área de ensino da língua estrangeira e tem sua inserção no mercado de trabalho distribuída entre diversos contextos de ensino públicos e privados. Quanto à avaliação que fazem do curso e de sua formação na graduação, os egressos percebem que tiveram uma ótima formação linguística, porém indicam melhorias necessárias especialmente quanto à formação pedagógica e à infraestrutura da universidade disponível para o cursoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Vanessa Borges de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11051ALMEIDA, Vanessa Borges de. O egresso de letras-inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso. Revista desempenho. Brasília, DF : Universidade de Brasília/Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, 2022. Vol. 1, n. 33 (2022), p. 107-129. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342025porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-08T08:44:58Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-08T08:44:58Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
English Language alumni of UnB : academic education and employability assource of information for reflections on the course
title O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
spellingShingle O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
Almeida, Vanessa Borges de
Formação profissional
Inserção social
Professional education
Language undergraduation
Artigo original
title_short O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
title_full O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
title_fullStr O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
title_full_unstemmed O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
title_sort O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
author Almeida, Vanessa Borges de
author_facet Almeida, Vanessa Borges de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Vanessa Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Inserção social
Professional education
Language undergraduation
Artigo original
topic Formação profissional
Inserção social
Professional education
Language undergraduation
Artigo original
description Resumo: Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou a investigar a inserção profissional dos alunos egressos do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade de Brasília (UnB), bem como levantar dados sobre sua percepção sobre a qualidade de sua formação profissional inicial e sua atuação no mercado de trabalho. O estudo foi uma demanda da universidade, como parte das ações estratégicas de atendimento ao programa de autoavaliação institucional preconizada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A totalidade de participantes nesta pesquisa corresponde a 69 egressos formados entre os anos de 2005 a 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online e os resultados revelam que a maior parcela dos egressos é atuante na área de ensino da língua estrangeira e tem sua inserção no mercado de trabalho distribuída entre diversos contextos de ensino públicos e privados. Quanto à avaliação que fazem do curso e de sua formação na graduação, os egressos percebem que tiveram uma ótima formação linguística, porém indicam melhorias necessárias especialmente quanto à formação pedagógica e à infraestrutura da universidade disponível para o curso
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051
ALMEIDA, Vanessa Borges de. O egresso de letras-inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso. Revista desempenho. Brasília, DF : Universidade de Brasília/Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, 2022. Vol. 1, n. 33 (2022), p. 107-129. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051
identifier_str_mv ALMEIDA, Vanessa Borges de. O egresso de letras-inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso. Revista desempenho. Brasília, DF : Universidade de Brasília/Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, 2022. Vol. 1, n. 33 (2022), p. 107-129. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829620396032