O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou a investigar a inserção profissional dos alunos egressos do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade de Brasília (UnB), bem como levantar dados sobre sua percepção sobre a qualidade de sua formação profissional inicial e sua atuação no mercado de trabalho. O estudo foi uma demanda da universidade, como parte das ações estratégicas de atendimento ao programa de autoavaliação institucional preconizada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A totalidade de participantes nesta pesquisa corresponde a 69 egressos formados entre os anos de 2005 a 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online e os resultados revelam que a maior parcela dos egressos é atuante na área de ensino da língua estrangeira e tem sua inserção no mercado de trabalho distribuída entre diversos contextos de ensino públicos e privados. Quanto à avaliação que fazem do curso e de sua formação na graduação, os egressos percebem que tiveram uma ótima formação linguística, porém indicam melhorias necessárias especialmente quanto à formação pedagógica e à infraestrutura da universidade disponível para o curso |
id |
CAMP_1b6d73eb75112253eda52f414fc3e347 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342025 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o cursoEnglish Language alumni of UnB : academic education and employability assource of information for reflections on the courseFormação profissionalInserção socialProfessional educationLanguage undergraduationArtigo originalResumo: Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou a investigar a inserção profissional dos alunos egressos do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade de Brasília (UnB), bem como levantar dados sobre sua percepção sobre a qualidade de sua formação profissional inicial e sua atuação no mercado de trabalho. O estudo foi uma demanda da universidade, como parte das ações estratégicas de atendimento ao programa de autoavaliação institucional preconizada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A totalidade de participantes nesta pesquisa corresponde a 69 egressos formados entre os anos de 2005 a 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online e os resultados revelam que a maior parcela dos egressos é atuante na área de ensino da língua estrangeira e tem sua inserção no mercado de trabalho distribuída entre diversos contextos de ensino públicos e privados. Quanto à avaliação que fazem do curso e de sua formação na graduação, os egressos percebem que tiveram uma ótima formação linguística, porém indicam melhorias necessárias especialmente quanto à formação pedagógica e à infraestrutura da universidade disponível para o cursoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Vanessa Borges de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11051ALMEIDA, Vanessa Borges de. O egresso de letras-inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso. Revista desempenho. Brasília, DF : Universidade de Brasília/Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, 2022. Vol. 1, n. 33 (2022), p. 107-129. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342025porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-08T08:44:58Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-08T08:44:58Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso English Language alumni of UnB : academic education and employability assource of information for reflections on the course |
title |
O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso |
spellingShingle |
O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso Almeida, Vanessa Borges de Formação profissional Inserção social Professional education Language undergraduation Artigo original |
title_short |
O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso |
title_full |
O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso |
title_fullStr |
O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso |
title_full_unstemmed |
O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso |
title_sort |
O egresso de letras-inglês da UnB : formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso |
author |
Almeida, Vanessa Borges de |
author_facet |
Almeida, Vanessa Borges de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Vanessa Borges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Inserção social Professional education Language undergraduation Artigo original |
topic |
Formação profissional Inserção social Professional education Language undergraduation Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou a investigar a inserção profissional dos alunos egressos do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade de Brasília (UnB), bem como levantar dados sobre sua percepção sobre a qualidade de sua formação profissional inicial e sua atuação no mercado de trabalho. O estudo foi uma demanda da universidade, como parte das ações estratégicas de atendimento ao programa de autoavaliação institucional preconizada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A totalidade de participantes nesta pesquisa corresponde a 69 egressos formados entre os anos de 2005 a 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online e os resultados revelam que a maior parcela dos egressos é atuante na área de ensino da língua estrangeira e tem sua inserção no mercado de trabalho distribuída entre diversos contextos de ensino públicos e privados. Quanto à avaliação que fazem do curso e de sua formação na graduação, os egressos percebem que tiveram uma ótima formação linguística, porém indicam melhorias necessárias especialmente quanto à formação pedagógica e à infraestrutura da universidade disponível para o curso |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051 ALMEIDA, Vanessa Borges de. O egresso de letras-inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso. Revista desempenho. Brasília, DF : Universidade de Brasília/Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, 2022. Vol. 1, n. 33 (2022), p. 107-129. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Vanessa Borges de. O egresso de letras-inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso. Revista desempenho. Brasília, DF : Universidade de Brasília/Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, 2022. Vol. 1, n. 33 (2022), p. 107-129. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11051. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829620396032 |