Indicadores de matrículas do Público-Alvo da Educação Especial no estado de São Paulo
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12560 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores de matrículas do Público-Alvo da Educação Especial no estado de São Paulo no período de 2007 a 2015. Para tanto, utilizamos como fonte de informações os microdados dos censos escolares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira dos anos de 2007, 2011 e 2015, bem como as principais legislações e normas orientadoras de políticas nacionais e do estado de São Paulo no período analisado. Os dados demonstram que, se por um lado tem crescido o acesso do Público-Alvo da Educação Especial na rede estadual de ensino de São Paulo, por outro lado há, internamente, processos marcadamente excludentes, segundo os dados de fluxo escolar. Com efeito, desenvolvemos algumas hipóteses interpretativas para essa realidade educacional e concluímos que são muitos os desafios e barreiras que inviabilizam a efetivação da educação como direito social ao Público-Alvo da Educação Especial na rede estadual de ensino de São Paulo |
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Indicadores de matrículas do Público-Alvo da Educação Especial no estado de São PauloIndicadores de matrículas del Público-Meta de la Educación Especial en el estado de San PabloIndicators of enrollment of Special Education Students in Sao Paulo state (Brazil)Educação especialIndicadores educacionaisEducação e EstadoSão Paulo (Estado)Special educationEducational indicatorsSão Paulo (Brazil)Artigo originalResumo: Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores de matrículas do Público-Alvo da Educação Especial no estado de São Paulo no período de 2007 a 2015. Para tanto, utilizamos como fonte de informações os microdados dos censos escolares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira dos anos de 2007, 2011 e 2015, bem como as principais legislações e normas orientadoras de políticas nacionais e do estado de São Paulo no período analisado. Os dados demonstram que, se por um lado tem crescido o acesso do Público-Alvo da Educação Especial na rede estadual de ensino de São Paulo, por outro lado há, internamente, processos marcadamente excludentes, segundo os dados de fluxo escolar. Com efeito, desenvolvemos algumas hipóteses interpretativas para essa realidade educacional e concluímos que são muitos os desafios e barreiras que inviabilizam a efetivação da educação como direito social ao Público-Alvo da Educação Especial na rede estadual de ensino de São PauloResumen: Este artículo analiza los indicadores de matrículas del Público-Meta de la Educación Especial en el Estado de San Pablo en el período de 2007 a 2015. Para tanto, utilizamos los microdatos de los censos escolares del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educacionales Aníso Teixeira] de los años de 2007, 2011 y 2015, así como legislaciones y normas orientadoras de Políticas Nacionales y del Estado de San Pablo. Los datos demuestran que creció el acceso del Público--Meta de la Educación Especial en la red estadual de enseñanza de San Pablo, sin embargo, hay, internamente, procesos notoriamente excluyentes según los datos de flujo escolar. En efecto, concluimos que son muchos los desafíos y las barreras que no hacen viable la efectivización de la educación como derecho social para ese Público-Meta en la red de enseñanza analizadaAbstract: This article analyzes indicators of enrollment of Special Education students in Sao Paulo state from 2007 to 2015. To this end, we used the microdata from 2007, 2011 and 2015 school censuses of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research], as well as laws and guidelines of national and Sao Paulo state policies. The data shows that the access of Special Education students (in Brazil called "Público-Alvo da Educação Especial", which loosely translates as Target Public of Special Education) has grown in Sao Paulo state school system. However, according to student flow data, internally there are marked exclusion processes. Indeed, many challenges and barriers prevent the realization of the right to education of the target public of Sao Paulo state school systemAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Régis Henrique dos Reis, 1978-Vieira, Joice Melo, 1980-Madeira, Juliana Salles, 1992-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12560SILVA, Régis Henrique dos Reis; VIEIRA, Joice Melo; MADEIRA, Juliana Salles. Indicadores de matrículas do Público-Alvo da Educação Especial no estado de São Paulo. Estudos em avaliação educacional. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2020. Vol. 31, n. 78 (set./dez., 2020), p. 674-698. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12560. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349808porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T11:00:06Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1349808Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-22T11:00:06Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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