As teorias de currículo na implementação das brinquedotecas na primeiríssima infância : contribuições da neuropsicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Márcia Lopes 1966-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1182
Resumo: Resumo: Há algum tempo são conhecidas as relações que permeiam a brincadeira e aprendizagem, sobretudo quando sistematizadas nos espaços das brinquedotecas e na organização dos currículos escolares que incentivam e fomentam o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo, social e a linguagem da criança. Mais recentemente, os estudos da neurociência tem permitido evidenciar, por meio do uso das imagens por ressonância magnética, como ocorrem os processos de aprendizagem e a sua relação com as oportunidades oferecidas às crianças, assim sugerem o papel dos objetos e das relações das crianças com outras pessoas e com o ambiente onde vivem, sendo fulcrais para seu pleno desenvolvimento e crescimento. Neste texto, são analisadas as relações entre as teorias do currículo, os objetos lúdicos e contribuições da neurociência. Tais interações possibilitam cada vez mais, a reorganização do sistema neural em desenvolvimento que, no caso da primeiríssima infância, parece ser otimizável com a quantidade de construções de aprendizagem desses sujeitos nas brinquedotecas. Ao final, parece ser possível inferir que esses espaços didáticos de aprendizagem devem ocupar um lugar privilegiado nas práticas escolares e curriculares da primeira infância
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spelling As teorias de currículo na implementação das brinquedotecas na primeiríssima infância : contribuições da neuropsicologiaThe curriculum theories in the implementation of toys in the first childhood : contributions of neuropsychologyNeuropsicologiaNeuropsychologyEarly childhoodArtigo originalResumo: Há algum tempo são conhecidas as relações que permeiam a brincadeira e aprendizagem, sobretudo quando sistematizadas nos espaços das brinquedotecas e na organização dos currículos escolares que incentivam e fomentam o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo, social e a linguagem da criança. Mais recentemente, os estudos da neurociência tem permitido evidenciar, por meio do uso das imagens por ressonância magnética, como ocorrem os processos de aprendizagem e a sua relação com as oportunidades oferecidas às crianças, assim sugerem o papel dos objetos e das relações das crianças com outras pessoas e com o ambiente onde vivem, sendo fulcrais para seu pleno desenvolvimento e crescimento. Neste texto, são analisadas as relações entre as teorias do currículo, os objetos lúdicos e contribuições da neurociência. Tais interações possibilitam cada vez mais, a reorganização do sistema neural em desenvolvimento que, no caso da primeiríssima infância, parece ser otimizável com a quantidade de construções de aprendizagem desses sujeitos nas brinquedotecas. Ao final, parece ser possível inferir que esses espaços didáticos de aprendizagem devem ocupar um lugar privilegiado nas práticas escolares e curriculares da primeira infânciaAbstract: For some time the relationships that permeate play and learning have been known, especially when systematized in the spaces of toy libraries and in the organization of school contents in the curriculum that support and stimulate the child's physical, cognitive, creative, social and language development. current studies from the advances in science through the use of magnetic resonance imaging have demonstrated how learning processes occur and their relation to the opportunities offered to children, thus suggesting the role of objects and children's relationships with other people and the environment where they live, being central to their full development and growth. we present in this text the relations between curriculum theories, play objects and contributions of neuroscience. these processes would increasingly determine that the reorganization of the developing neural system which, in the case of early childhood, seems to be optimizable with the amount of learning constructs of these subjects in the toy libraries. these didactic spaces of learning must occupy a privileged place in the school practices and curriculares of the infancyAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Márcia Lopes 1966-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1182REIS, Márcia Lopes. As teorias de currículo na implementação das brinquedotecas na primeiríssima infância: contribuições da neuropsicologia. Nuances. Presidente Prudente, SP : UNESP/Faculdade de Ciências e Tecnologias, 2016. Vol. 27, n. 3 (set./dez., 2016), p. 58-78. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1182. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232939porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-23T17:12:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232939Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-23T17:12:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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