Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piozzi, Patrizia, 1949-2015
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1300
Resumo: Resumo: O artigo buscou explorar as ideias de pensadores iluministas - sobretudo Condorcet e Rousseau - no que diz respeito às relações entre processo civilizatório, liberdade, igualdade e democratização do saber. Na elaboração de Condorcet, o papel social e político da educação é iluminado pelo nexo estabelecido por esses pensadores entre a realização da "comunidade dos livres e iguais" e a apropriação universal do conhecimento. Daí sua preocupação em criar condições para que a instrução seja instrumento de democratização do poder, evitando o monopólio do recrutamento, responsável pela ossificação de correntes doutrinárias e pela estratificação de privilégios corporativos. O pensamento de Rousseau, com seus elementos passadistas e pessimistas, é sublinhado para mostrar outro lado dessa questão. E talvez nos ajude a pensar esses temas em nossos tempos, em que se pode observar "a derrota e o progressivo desaparecimento de modelos societários mais cooperativos em favor da consolidação de agregados conflitivos, em que os indivíduos mais fortes organizam o todo de forma vantajosa para si"
id CAMP_2cb267bfad80703268c0e606f4b8f231
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1233165
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatalRousseau and Condorcet : public education versus state educationRousseau et Condorcet : enseignement public versus enseignement de l'étatRousseau, Jean-Jacques, 1712-1778Condorcet, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, marquis, 1743-1794IluminismoEducaçãoDemocraciaIgualdadeLiberdadeEnlightenmentEducationDemocracyEqualityFreedomArtigo de pesquisaResumo: O artigo buscou explorar as ideias de pensadores iluministas - sobretudo Condorcet e Rousseau - no que diz respeito às relações entre processo civilizatório, liberdade, igualdade e democratização do saber. Na elaboração de Condorcet, o papel social e político da educação é iluminado pelo nexo estabelecido por esses pensadores entre a realização da "comunidade dos livres e iguais" e a apropriação universal do conhecimento. Daí sua preocupação em criar condições para que a instrução seja instrumento de democratização do poder, evitando o monopólio do recrutamento, responsável pela ossificação de correntes doutrinárias e pela estratificação de privilégios corporativos. O pensamento de Rousseau, com seus elementos passadistas e pessimistas, é sublinhado para mostrar outro lado dessa questão. E talvez nos ajude a pensar esses temas em nossos tempos, em que se pode observar "a derrota e o progressivo desaparecimento de modelos societários mais cooperativos em favor da consolidação de agregados conflitivos, em que os indivíduos mais fortes organizam o todo de forma vantajosa para si"Abstract: This paper explores the ideas of Enlightenment thinkers - especially Condorcet and Rousseau - as to relations between the civilizing process, freedom, equality and democratization of knowledge. According to Condorcet, the social and political role of education is lead by the link established by these thinkers between the realization of the "community of the free and equal" and universal appropriation of knowledge. Hence his concern to create conditions to make instruction a tool for power democratization, avoiding the monopoly of recruitment, which is responsible for the fossilization of doctrinal currents and stratification of corporate privileges. The thought of Rousseau, his "passive" and pessimistic elements are emphasized to show the other side of this issue. And maybe help us think about these matters in our times, when one can observe "the defeat and gradual disappearance of more cooperative corporate models in favor of the consolidation of conflictive aggregates where the strongest individuals organize everything as best suit them"Resume: Cette article explore les idées des penseurs des Lumières - surtout Condorcet et Rousseau - en ce qui concerne les relations entre le processus civilisateur, la liberté, l'égalité et la démocratisation du savoir. Dans la préparation de Condorcet, rôle social et politique de l'éducation est éclairé par le lien établi par ces penseurs entre la réalisation de la "communauté de libres et égaux" et l'appropriation universelle de la connaissance. D'où son souci de créer des conditions pour l'instruction pour alimenter l'instrument de démocratisation en évitant le monopole du recrutement, responsable des ossification des courants doctrinaux et de la stratification des privilèges des entreprises. La pensée de Rousseau, ses éléments "passéistes" et pessimistes sont soulignés pour montrer l'autre côté de la médaille d'or. Et peut-être nous aider à réfléchir à ces questions dans notre époque, où l'on peut observer "la défaite et la disparition progressive des modèles plus coopératives des entreprises en faveur de la consolidation des agrégats conflictuels où les individus les plus forts organisent tous avantageusement pour eux-mêmes"AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiozzi, Patrizia, 1949-20152016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1300PIOZZI, Patrizia. Rousseau e Condorcet: educação pública versus educação estatal. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2016. Vol. 35, n. 135 (abr./jun., 2016), p. 337-348. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1300. Acesso em: 6 nov. 2023.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1233165porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-25T11:07:52Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1233165Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T22:22:34.111322Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)true
dc.title.none.fl_str_mv Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatal
Rousseau and Condorcet : public education versus state education
Rousseau et Condorcet : enseignement public versus enseignement de l'état
title Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatal
spellingShingle Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatal
Piozzi, Patrizia, 1949-2015
Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Condorcet, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, marquis, 1743-1794
Iluminismo
Educação
Democracia
Igualdade
Liberdade
Enlightenment
Education
Democracy
Equality
Freedom
Artigo de pesquisa
title_short Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatal
title_full Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatal
title_fullStr Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatal
title_full_unstemmed Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatal
title_sort Rousseau e Condorcet : educação pública versus educação estatal
author Piozzi, Patrizia, 1949-2015
author_facet Piozzi, Patrizia, 1949-2015
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Piozzi, Patrizia, 1949-2015
dc.subject.por.fl_str_mv Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Condorcet, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, marquis, 1743-1794
Iluminismo
Educação
Democracia
Igualdade
Liberdade
Enlightenment
Education
Democracy
Equality
Freedom
Artigo de pesquisa
topic Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Condorcet, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, marquis, 1743-1794
Iluminismo
Educação
Democracia
Igualdade
Liberdade
Enlightenment
Education
Democracy
Equality
Freedom
Artigo de pesquisa
description Resumo: O artigo buscou explorar as ideias de pensadores iluministas - sobretudo Condorcet e Rousseau - no que diz respeito às relações entre processo civilizatório, liberdade, igualdade e democratização do saber. Na elaboração de Condorcet, o papel social e político da educação é iluminado pelo nexo estabelecido por esses pensadores entre a realização da "comunidade dos livres e iguais" e a apropriação universal do conhecimento. Daí sua preocupação em criar condições para que a instrução seja instrumento de democratização do poder, evitando o monopólio do recrutamento, responsável pela ossificação de correntes doutrinárias e pela estratificação de privilégios corporativos. O pensamento de Rousseau, com seus elementos passadistas e pessimistas, é sublinhado para mostrar outro lado dessa questão. E talvez nos ajude a pensar esses temas em nossos tempos, em que se pode observar "a derrota e o progressivo desaparecimento de modelos societários mais cooperativos em favor da consolidação de agregados conflitivos, em que os indivíduos mais fortes organizam o todo de forma vantajosa para si"
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1300
PIOZZI, Patrizia. Rousseau e Condorcet: educação pública versus educação estatal. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2016. Vol. 35, n. 135 (abr./jun., 2016), p. 337-348. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1300. Acesso em: 6 nov. 2023.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1300
identifier_str_mv PIOZZI, Patrizia. Rousseau e Condorcet: educação pública versus educação estatal. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2016. Vol. 35, n. 135 (abr./jun., 2016), p. 337-348. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1300. Acesso em: 6 nov. 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1233165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1783463923630997504