Avaliação de pisos táteis como elemento de wayfinding em escola de ensino especial para crianças com deficiência visual
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2363 |
Resumo: | Agradecimentos: Ao apoio relativo ao processo no 2012/50369-8, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) pela concessão da bolsa de pós-doutorado, à Unicamp, à coordenadora da norma de sinalização tátil no piso (em elaboração), à revisora Simone Tostes, à direção da escola pesquisada e aos alunos especiais, não pelas suas deficiências, mas pelas suas virtudes |
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Avaliação de pisos táteis como elemento de wayfinding em escola de ensino especial para crianças com deficiência visualEvaluation of tactile floors as a wayfinding element in a special-needs school for children with visual impairmentDeficiência visualVision disordersArquitetura escolarWayfindingAcessibilidade espacialSinalização tátilArtigo originalAgradecimentos: Ao apoio relativo ao processo no 2012/50369-8, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) pela concessão da bolsa de pós-doutorado, à Unicamp, à coordenadora da norma de sinalização tátil no piso (em elaboração), à revisora Simone Tostes, à direção da escola pesquisada e aos alunos especiais, não pelas suas deficiências, mas pelas suas virtudesResumo: Este artigo busca analisar a orientação espacial dos alunos com deficiência visual em escola de educação especial localizada na cidade de São Paulo antes e após a implantação de sinalização tátil no piso, importante elemento do sistema chamado wayfinding. Na primeira etapa da pesquisa (período entre outubro e dezembro de 2012), foram realizadas observações com os alunos (pré-escola e ensino fundamental) com deficiência visual (cegueira e baixa visão) para avaliação da orientação durante a circulação no edifício escolar. Após a reforma do piso existente em 2014, as autoras implantaram a sinalização tátil no piso (ABNT, 2004) na área de circulação e iniciaram a segunda etapa da pesquisa (período entre agosto e setembro de 2014), com novas observações. Foram consideradas as premissas adotadas para a definição da unidade estudo de caso e os critérios de escolha do instrumento de coleta de dados. Constatou-se que a implantação da sinalização tátil no piso nas áreas de circulação de alunos com deficiência visual requer familiarização com o uso, iniciada por meio de treinamento de orientação e mobilidade (O&M); disponibilização e aprendizado de uso concomitante do mapa tátil; adoção da bengala de rastreamento; escalonamento dos horários de intervalo das diferentes classes; definição de mãos de direção; segurança no trajeto e monitoramentoAbstract: This article aims to analyze the spatial orientation of visually impaired students in a special education school in the city of São Paulo, before and after the installation of tactile tiles, an important element in the system called wayfinding. In the first phase of the study (October to December, 2012), observations were made with pre-school and elementary school students with visual impairment (blindness and low vision) for evaluation of orientation while moving around in the school building. After a renovation of the existing flooring in 2014, the authors installed tactile signage on the floor (ABNT NBR/9050, 2004) in the circulation areas and initiated the second phase of the study (August and September, 2014) with new observations. The adopted assumptions were considered for determining the case study unit and the criteria for choosing the data collection tool. The study showed that the implementation of tactile signage on the floor in the circulation areas of visually impaired students requires familiarity with its use through guidance and mobility training (O&M), availability and concomitant use of tactile maps, adoption of directional walking sticks, different recess schedules for different classes, definition of circulation paths, security in circulation, and monitoringFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2363KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Avaliação de pisos táteis como elemento de wayfinding em escola de ensino especial para crianças com deficiência visual. Ambiente construído. Porto Alegre, RS : Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construido (ANTAC), 2017. Vol. 17, n. 2 (abr./jun., 2017), p. 53-71. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2363. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168396porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T14:09:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168396Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-15T14:09:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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