O argumento da simulação e seu caldo de cultura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9896 |
Resumo: | Resumo: este trabalho propõe uma revisão do argumento da simulação de Nick Bostrom, sob uma perspectiva cultural e multimidiática, a fim de discutir eventuais influências culturais e ideológicas no desenvolvimento do argumento original. Também consideraremos críticas ou contra-argumentos propostos por outros autores que já discutiram esse assunto. Em suma, partimos da hipótese de que todo o argumento de Bostrom está tão contaminado por um "caldo de cultura" (midiático, metafísico, político e econômico), que é difícil confirmar o distanciamento que se espera de uma reflexão filosófica de tal monta. Em outras palavras, nos perguntamos se o argumento de Bostrom aparece como um subproduto de tal "caldo de cultura", se surge como mais uma manifestação superestrutural na esteira do sistema de produção pós-industrial de extrema acumulação de capital financeiro |
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O argumento da simulação e seu caldo de culturaThe simulation argument and its nutrient mediaBostrom, NickSimulaçãoCinemaSimulationArgumento da simulaçãoDossiêResumo: este trabalho propõe uma revisão do argumento da simulação de Nick Bostrom, sob uma perspectiva cultural e multimidiática, a fim de discutir eventuais influências culturais e ideológicas no desenvolvimento do argumento original. Também consideraremos críticas ou contra-argumentos propostos por outros autores que já discutiram esse assunto. Em suma, partimos da hipótese de que todo o argumento de Bostrom está tão contaminado por um "caldo de cultura" (midiático, metafísico, político e econômico), que é difícil confirmar o distanciamento que se espera de uma reflexão filosófica de tal monta. Em outras palavras, nos perguntamos se o argumento de Bostrom aparece como um subproduto de tal "caldo de cultura", se surge como mais uma manifestação superestrutural na esteira do sistema de produção pós-industrial de extrema acumulação de capital financeiroAbstract: This work aims to revisit Nick Bostrom’s simulation argument (2003), under an intermedial perspective, to discuss some cultural sources and influences on Bostrom’s proposal. We will also consider the criticism or counter-arguments provided by other authors who have already discussed this topic. In summary, we suspect that Bostrom’s argument is so contaminated by mediascapes and the neoliberal ideology that it is difficult to confirm whether it precedes or derives from such a broth culture or nutrient media. In other words, we wonder if Bostrom’s argument have appeared as a philosophical by-product of neoliberal ideologyAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSuppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira, 1975-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9896SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. O argumento da simulação e seu caldo de cultura. Remate de Males. Campinas, SP: UNICAMP/IEL, 2021. Vol. 41, n. 1 (jun., 2021), p. 152-182. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9896. Acesso em: 21 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310443porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T11:33:49Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1310443Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:14:45.427220Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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