A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira, 1975-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9915
Resumo: Resumo: Este trabalho pretende investigar o cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo à luz dos conceitos de "atmosfera", nos termos de H. P. Lovecraft (2011), e de "fantástico", nos termos de Tzvetan Todorov (2008). Para tanto são analisados três filmes tidos como exemplares de um cinema de ficção científica lo-fi: Love, de Will Eubank (2011), Sound of my Voice (2013), de Zal Batmanglij, e Under the Skin (2013), de Jonathan Glazer. Nossa hipótese é a de que o cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo revisita postulados estéticos previamente discutidos por Lovecraft e Todorov
id CAMP_3b53e087ca200b426a1fbca1aea27b15
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1310472
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skinLa función de la "atmósfera" y el efecto de "fantástico" en el cine de ciencia fíccion lo-fi contemporáneo : los casos de Love, sound of my voice y Under the skinThe role of the "atmosphere" and the effect of "fantasy" in the contemporary lo-fi sci-fi film : Love, sound of my voice and Under the skinTodorov, Tzvetan, 1939-2017Filmes de ficção científicaScience fiction moviesFantásticolo­-fi sci-fiArtigo originalResumo: Este trabalho pretende investigar o cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo à luz dos conceitos de "atmosfera", nos termos de H. P. Lovecraft (2011), e de "fantástico", nos termos de Tzvetan Todorov (2008). Para tanto são analisados três filmes tidos como exemplares de um cinema de ficção científica lo-fi: Love, de Will Eubank (2011), Sound of my Voice (2013), de Zal Batmanglij, e Under the Skin (2013), de Jonathan Glazer. Nossa hipótese é a de que o cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo revisita postulados estéticos previamente discutidos por Lovecraft e TodorovResumen: Este trabajo tiene como objetivo investigar el cine de ciencia ficción contemporánea lo-fi em relación con los conceptos de "atmósfera", según H. P. Lovecraft (2011), y "fantástico", según Tzvetan Todorov (2008). Por tanto, se analizan tres películas tomadas como ejemplo de la ciencia ficción de baja fidelidad: Love, de Will Eubank (2011), Sound of my Voice (2013), de Zal Batmanglij, e Under the Skin (2013), de Jonathan Glazer. Nuestra hipótesis es que el cine de ficción científica lo-fi contemporáneo revisita postulados estéticos previamente discutidos por Lovecraft y TodorovAbstract: This work aims to investigate the contemporary lo-fi sci-fi cinema in relation to H. P. Lovecraft's concept of "atmosphere" (2011), and Tzvetan Todorov's theory on the "fantastic" (2008). In só doing, three lo-fi sci-fi films will be invetigated: Will Eubank's Love (2011), Zal Batmanglij's Sound of my Voice (2011) and Jonathan Glazer's Under the Skin (2013). The hypothesis herein discussed is that contemporary lo-fi sci-fi films have been revisiting aesthetic postulates previously tackled by Lovecraft and TodorovAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSuppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira, 1975-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9915SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo: os casos de Love, sound of my voice e Under the skin. Revista comunicação midiática. Bauru, SP: Unesp/Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018. Vol. 13, n. 1 (jan./abr., 2018), p. 126-139. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9915. Acesso em: 7 mai. 2024.spengporhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310472reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T14:46:11Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1310472Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-29T14:46:11Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skin
La función de la "atmósfera" y el efecto de "fantástico" en el cine de ciencia fíccion lo-fi contemporáneo : los casos de Love, sound of my voice y Under the skin
The role of the "atmosphere" and the effect of "fantasy" in the contemporary lo-fi sci-fi film : Love, sound of my voice and Under the skin
title A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skin
spellingShingle A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skin
Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira, 1975-
Todorov, Tzvetan, 1939-2017
Filmes de ficção científica
Science fiction movies
Fantástico
lo­-fi sci-fi
Artigo original
title_short A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skin
title_full A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skin
title_fullStr A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skin
title_full_unstemmed A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skin
title_sort A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo : os casos de Love, sound of my voice e Under the skin
author Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira, 1975-
author_facet Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Todorov, Tzvetan, 1939-2017
Filmes de ficção científica
Science fiction movies
Fantástico
lo­-fi sci-fi
Artigo original
topic Todorov, Tzvetan, 1939-2017
Filmes de ficção científica
Science fiction movies
Fantástico
lo­-fi sci-fi
Artigo original
description Resumo: Este trabalho pretende investigar o cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo à luz dos conceitos de "atmosfera", nos termos de H. P. Lovecraft (2011), e de "fantástico", nos termos de Tzvetan Todorov (2008). Para tanto são analisados três filmes tidos como exemplares de um cinema de ficção científica lo-fi: Love, de Will Eubank (2011), Sound of my Voice (2013), de Zal Batmanglij, e Under the Skin (2013), de Jonathan Glazer. Nossa hipótese é a de que o cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo revisita postulados estéticos previamente discutidos por Lovecraft e Todorov
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9915
SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo: os casos de Love, sound of my voice e Under the skin. Revista comunicação midiática. Bauru, SP: Unesp/Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018. Vol. 13, n. 1 (jan./abr., 2018), p. 126-139. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9915. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9915
identifier_str_mv SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. A função da "atmosfera" e o efeito de "fantástico" no cinema de ficção científica lo-fi contemporâneo: os casos de Love, sound of my voice e Under the skin. Revista comunicação midiática. Bauru, SP: Unesp/Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018. Vol. 13, n. 1 (jan./abr., 2018), p. 126-139. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9915. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv sp
eng
por
language_invalid_str_mv sp
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829013270528