Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493
Resumo: Resumo: Este artigo foca a discussão sobre os conflitos e as possibilidades envolvidas na escrita de conceitos teóricos e posterior produção de resumos mediada pelo aplicativo WhatsApp, no contexto de ensino remoto, na disciplina Estudos Linguísticos II, do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Partimos da compreensão de que a análise das práticas de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013, 2016) dão-se em relações dialógicas (BAKTHIN, 1992, 2003) e circunscritas socio-historicamente em contextos que evidenciam ações e táticas (DE CERTEAU, 2002) dos sujeitos nos movimentos empreendidos na atividade de escrever. Adotando um ponto de vista teórico-metodológico indiciário (GINZBURG, 1986), analisamos uma experiência de escrita acadêmica no ensino remoto e avaliamos a interveniência da tecnologia (LÉVY, 1993; MIRANDA, 2016), além de aspectos que configuram as nuances textuais e discursivas (BARROS-GOMES, 2021) da escrita no âmbito da Universidade
id CAMP_3bb01683c4318c3b5f51572b16fe0bfe
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362990
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do WhatsappAnalysis of an academic literacy practice in remote learning : dialogy and reinventions from WhatsappRedação acadêmicaEnsino remotoLetramento - Estudo e ensinoAcademic writingRemote teachingLiteracy - Study and teachingArtigo originalResumo: Este artigo foca a discussão sobre os conflitos e as possibilidades envolvidas na escrita de conceitos teóricos e posterior produção de resumos mediada pelo aplicativo WhatsApp, no contexto de ensino remoto, na disciplina Estudos Linguísticos II, do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Partimos da compreensão de que a análise das práticas de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013, 2016) dão-se em relações dialógicas (BAKTHIN, 1992, 2003) e circunscritas socio-historicamente em contextos que evidenciam ações e táticas (DE CERTEAU, 2002) dos sujeitos nos movimentos empreendidos na atividade de escrever. Adotando um ponto de vista teórico-metodológico indiciário (GINZBURG, 1986), analisamos uma experiência de escrita acadêmica no ensino remoto e avaliamos a interveniência da tecnologia (LÉVY, 1993; MIRANDA, 2016), além de aspectos que configuram as nuances textuais e discursivas (BARROS-GOMES, 2021) da escrita no âmbito da UniversidadeAbstract: This article focuses on the discussion of the conflicts and possibilities involved in the writing of theoretical concepts and subsequent production of summaries mediated by the WhatsApp application, in the context of remote learning, in the Linguistic Studies II discipline, of the Letters Course at the Federal University of Agreste of Pernambuco. We start from the understanding that the analysis of academic literacy practices (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013, 2016) take place in dialogical relationships (BAKTHIN, 1992, 2003) and socio-historically circumscribed in contexts that evidence actions and tactics (DE CERTEAU, 2002) of the subjects in the movements undertaken in the activity of writing. Adopting an evidential (GUINZBURG, 1986) theoretical-methodological point of view, we will analyze an academic writing experience in remote education and evaluate the intervention of technology (LÉVY, 1993; MIRANDA, 2016), in addition to aspects that configure the textual and discursive nuances (BARROS, 2021) of writing at the UniversityAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13493BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto: dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp. Travessias interativas. São Cristóvão, SE. v. 11, n. 24, p. 31-49, jul./dez. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362990porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T09:50:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362990Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T09:50:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp
Analysis of an academic literacy practice in remote learning : dialogy and reinventions from Whatsapp
title Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp
spellingShingle Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp
Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
Redação acadêmica
Ensino remoto
Letramento - Estudo e ensino
Academic writing
Remote teaching
Literacy - Study and teaching
Artigo original
title_short Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp
title_full Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp
title_fullStr Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp
title_full_unstemmed Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp
title_sort Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp
author Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
author_facet Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Ensino remoto
Letramento - Estudo e ensino
Academic writing
Remote teaching
Literacy - Study and teaching
Artigo original
topic Redação acadêmica
Ensino remoto
Letramento - Estudo e ensino
Academic writing
Remote teaching
Literacy - Study and teaching
Artigo original
description Resumo: Este artigo foca a discussão sobre os conflitos e as possibilidades envolvidas na escrita de conceitos teóricos e posterior produção de resumos mediada pelo aplicativo WhatsApp, no contexto de ensino remoto, na disciplina Estudos Linguísticos II, do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Partimos da compreensão de que a análise das práticas de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013, 2016) dão-se em relações dialógicas (BAKTHIN, 1992, 2003) e circunscritas socio-historicamente em contextos que evidenciam ações e táticas (DE CERTEAU, 2002) dos sujeitos nos movimentos empreendidos na atividade de escrever. Adotando um ponto de vista teórico-metodológico indiciário (GINZBURG, 1986), analisamos uma experiência de escrita acadêmica no ensino remoto e avaliamos a interveniência da tecnologia (LÉVY, 1993; MIRANDA, 2016), além de aspectos que configuram as nuances textuais e discursivas (BARROS-GOMES, 2021) da escrita no âmbito da Universidade
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493
BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto: dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp. Travessias interativas. São Cristóvão, SE. v. 11, n. 24, p. 31-49, jul./dez. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493
identifier_str_mv BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto: dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp. Travessias interativas. São Cristóvão, SE. v. 11, n. 24, p. 31-49, jul./dez. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833318723584