Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493 |
Resumo: | Resumo: Este artigo foca a discussão sobre os conflitos e as possibilidades envolvidas na escrita de conceitos teóricos e posterior produção de resumos mediada pelo aplicativo WhatsApp, no contexto de ensino remoto, na disciplina Estudos Linguísticos II, do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Partimos da compreensão de que a análise das práticas de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013, 2016) dão-se em relações dialógicas (BAKTHIN, 1992, 2003) e circunscritas socio-historicamente em contextos que evidenciam ações e táticas (DE CERTEAU, 2002) dos sujeitos nos movimentos empreendidos na atividade de escrever. Adotando um ponto de vista teórico-metodológico indiciário (GINZBURG, 1986), analisamos uma experiência de escrita acadêmica no ensino remoto e avaliamos a interveniência da tecnologia (LÉVY, 1993; MIRANDA, 2016), além de aspectos que configuram as nuances textuais e discursivas (BARROS-GOMES, 2021) da escrita no âmbito da Universidade |
id |
CAMP_3bb01683c4318c3b5f51572b16fe0bfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362990 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do WhatsappAnalysis of an academic literacy practice in remote learning : dialogy and reinventions from WhatsappRedação acadêmicaEnsino remotoLetramento - Estudo e ensinoAcademic writingRemote teachingLiteracy - Study and teachingArtigo originalResumo: Este artigo foca a discussão sobre os conflitos e as possibilidades envolvidas na escrita de conceitos teóricos e posterior produção de resumos mediada pelo aplicativo WhatsApp, no contexto de ensino remoto, na disciplina Estudos Linguísticos II, do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Partimos da compreensão de que a análise das práticas de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013, 2016) dão-se em relações dialógicas (BAKTHIN, 1992, 2003) e circunscritas socio-historicamente em contextos que evidenciam ações e táticas (DE CERTEAU, 2002) dos sujeitos nos movimentos empreendidos na atividade de escrever. Adotando um ponto de vista teórico-metodológico indiciário (GINZBURG, 1986), analisamos uma experiência de escrita acadêmica no ensino remoto e avaliamos a interveniência da tecnologia (LÉVY, 1993; MIRANDA, 2016), além de aspectos que configuram as nuances textuais e discursivas (BARROS-GOMES, 2021) da escrita no âmbito da UniversidadeAbstract: This article focuses on the discussion of the conflicts and possibilities involved in the writing of theoretical concepts and subsequent production of summaries mediated by the WhatsApp application, in the context of remote learning, in the Linguistic Studies II discipline, of the Letters Course at the Federal University of Agreste of Pernambuco. We start from the understanding that the analysis of academic literacy practices (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013, 2016) take place in dialogical relationships (BAKTHIN, 1992, 2003) and socio-historically circumscribed in contexts that evidence actions and tactics (DE CERTEAU, 2002) of the subjects in the movements undertaken in the activity of writing. Adopting an evidential (GUINZBURG, 1986) theoretical-methodological point of view, we will analyze an academic writing experience in remote education and evaluate the intervention of technology (LÉVY, 1993; MIRANDA, 2016), in addition to aspects that configure the textual and discursive nuances (BARROS, 2021) of writing at the UniversityAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13493BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto: dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp. Travessias interativas. São Cristóvão, SE. v. 11, n. 24, p. 31-49, jul./dez. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362990porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T09:50:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362990Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T09:50:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp Analysis of an academic literacy practice in remote learning : dialogy and reinventions from Whatsapp |
title |
Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp |
spellingShingle |
Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976- Redação acadêmica Ensino remoto Letramento - Estudo e ensino Academic writing Remote teaching Literacy - Study and teaching Artigo original |
title_short |
Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp |
title_full |
Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp |
title_fullStr |
Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp |
title_full_unstemmed |
Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp |
title_sort |
Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto : dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp |
author |
Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976- |
author_facet |
Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redação acadêmica Ensino remoto Letramento - Estudo e ensino Academic writing Remote teaching Literacy - Study and teaching Artigo original |
topic |
Redação acadêmica Ensino remoto Letramento - Estudo e ensino Academic writing Remote teaching Literacy - Study and teaching Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo foca a discussão sobre os conflitos e as possibilidades envolvidas na escrita de conceitos teóricos e posterior produção de resumos mediada pelo aplicativo WhatsApp, no contexto de ensino remoto, na disciplina Estudos Linguísticos II, do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Partimos da compreensão de que a análise das práticas de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013, 2016) dão-se em relações dialógicas (BAKTHIN, 1992, 2003) e circunscritas socio-historicamente em contextos que evidenciam ações e táticas (DE CERTEAU, 2002) dos sujeitos nos movimentos empreendidos na atividade de escrever. Adotando um ponto de vista teórico-metodológico indiciário (GINZBURG, 1986), analisamos uma experiência de escrita acadêmica no ensino remoto e avaliamos a interveniência da tecnologia (LÉVY, 1993; MIRANDA, 2016), além de aspectos que configuram as nuances textuais e discursivas (BARROS-GOMES, 2021) da escrita no âmbito da Universidade |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493 BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto: dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp. Travessias interativas. São Cristóvão, SE. v. 11, n. 24, p. 31-49, jul./dez. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493 |
identifier_str_mv |
BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Análise de uma prática de letramento acadêmico no contexto do ensino remoto: dialogia e reinvenções a partir do Whatsapp. Travessias interativas. São Cristóvão, SE. v. 11, n. 24, p. 31-49, jul./dez. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13493. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833318723584 |