Alienação, fetichismo e incerteza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariutti, Eduardo Barros, 1974-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003
Resumo: Resumo: A ênfase deste artigo recairá na reconstituição crítica da noção de fetiche da mercadoria formulada por Marx, que servirá como o parâmetro principal para repensar a noção de fetichismo. De posse desta definição, que é bastante específica, retornaremos à ideia mais geral de fetiche, isto é, o processo social que incrusta valor e desperta a cobiça e o desejo humano por objetos. Toda sociedade baseada na dominação é fetichista: não apenas pelo caráter místico muito frequente em rituais e incrustrado em objetos, mas sobretudo pelo fato preliminar de pressupor a existência de uma esfera das ações sociais mais prestigiosas e mais elevadas do que as meras ações cotidianas
id CAMP_3e35909cf041571ff4b86368bb7a65a9
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350860
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Alienação, fetichismo e incertezaEconomic anthropologySocial valuesMarxismoMarxismArtigo originalAntropologia econômicaValores sociaisResumo: A ênfase deste artigo recairá na reconstituição crítica da noção de fetiche da mercadoria formulada por Marx, que servirá como o parâmetro principal para repensar a noção de fetichismo. De posse desta definição, que é bastante específica, retornaremos à ideia mais geral de fetiche, isto é, o processo social que incrusta valor e desperta a cobiça e o desejo humano por objetos. Toda sociedade baseada na dominação é fetichista: não apenas pelo caráter místico muito frequente em rituais e incrustrado em objetos, mas sobretudo pelo fato preliminar de pressupor a existência de uma esfera das ações sociais mais prestigiosas e mais elevadas do que as meras ações cotidianasAbstract: The emphasis of this article will be on critically reconstructing Marx’s notion of the commodity fetish, which will serve as the main parameter for rethinking the notion of fetishism. In possession of this definition, which is quite specific, we will return to the more general idea of fetish, that is, the social process that embeds value and arouses human lust and desire for objects. Every society based on domination is fetishistic: not only because of the mystical character that is very frequent in rituals and embedded in objects, but above all because it presupposes the existence of a sphere of social actions that is more prestigious and higher than mere everyday actionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariutti, Eduardo Barros, 1974-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13003MARIUTTI, Eduardo Barros. Alienação, fetichismo e incerteza. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Politica. Rio de Janeiro, RJ : Sociedade Brasileira de Economia Politica - SEP, 2021 . N. 60 (maio/ago., 2021), p. 76-110. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350860porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T16:41:39Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350860Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-10T16:41:39Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alienação, fetichismo e incerteza
title Alienação, fetichismo e incerteza
spellingShingle Alienação, fetichismo e incerteza
Mariutti, Eduardo Barros, 1974-
Economic anthropology
Social values
Marxismo
Marxism
Artigo original
Antropologia econômica
Valores sociais
title_short Alienação, fetichismo e incerteza
title_full Alienação, fetichismo e incerteza
title_fullStr Alienação, fetichismo e incerteza
title_full_unstemmed Alienação, fetichismo e incerteza
title_sort Alienação, fetichismo e incerteza
author Mariutti, Eduardo Barros, 1974-
author_facet Mariutti, Eduardo Barros, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariutti, Eduardo Barros, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Economic anthropology
Social values
Marxismo
Marxism
Artigo original
Antropologia econômica
Valores sociais
topic Economic anthropology
Social values
Marxismo
Marxism
Artigo original
Antropologia econômica
Valores sociais
description Resumo: A ênfase deste artigo recairá na reconstituição crítica da noção de fetiche da mercadoria formulada por Marx, que servirá como o parâmetro principal para repensar a noção de fetichismo. De posse desta definição, que é bastante específica, retornaremos à ideia mais geral de fetiche, isto é, o processo social que incrusta valor e desperta a cobiça e o desejo humano por objetos. Toda sociedade baseada na dominação é fetichista: não apenas pelo caráter místico muito frequente em rituais e incrustrado em objetos, mas sobretudo pelo fato preliminar de pressupor a existência de uma esfera das ações sociais mais prestigiosas e mais elevadas do que as meras ações cotidianas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003
MARIUTTI, Eduardo Barros. Alienação, fetichismo e incerteza. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Politica. Rio de Janeiro, RJ : Sociedade Brasileira de Economia Politica - SEP, 2021 . N. 60 (maio/ago., 2021), p. 76-110. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003
identifier_str_mv MARIUTTI, Eduardo Barros. Alienação, fetichismo e incerteza. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Politica. Rio de Janeiro, RJ : Sociedade Brasileira de Economia Politica - SEP, 2021 . N. 60 (maio/ago., 2021), p. 76-110. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030831688187904