Alienação, fetichismo e incerteza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003 |
Resumo: | Resumo: A ênfase deste artigo recairá na reconstituição crítica da noção de fetiche da mercadoria formulada por Marx, que servirá como o parâmetro principal para repensar a noção de fetichismo. De posse desta definição, que é bastante específica, retornaremos à ideia mais geral de fetiche, isto é, o processo social que incrusta valor e desperta a cobiça e o desejo humano por objetos. Toda sociedade baseada na dominação é fetichista: não apenas pelo caráter místico muito frequente em rituais e incrustrado em objetos, mas sobretudo pelo fato preliminar de pressupor a existência de uma esfera das ações sociais mais prestigiosas e mais elevadas do que as meras ações cotidianas |
id |
CAMP_3e35909cf041571ff4b86368bb7a65a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350860 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Alienação, fetichismo e incertezaEconomic anthropologySocial valuesMarxismoMarxismArtigo originalAntropologia econômicaValores sociaisResumo: A ênfase deste artigo recairá na reconstituição crítica da noção de fetiche da mercadoria formulada por Marx, que servirá como o parâmetro principal para repensar a noção de fetichismo. De posse desta definição, que é bastante específica, retornaremos à ideia mais geral de fetiche, isto é, o processo social que incrusta valor e desperta a cobiça e o desejo humano por objetos. Toda sociedade baseada na dominação é fetichista: não apenas pelo caráter místico muito frequente em rituais e incrustrado em objetos, mas sobretudo pelo fato preliminar de pressupor a existência de uma esfera das ações sociais mais prestigiosas e mais elevadas do que as meras ações cotidianasAbstract: The emphasis of this article will be on critically reconstructing Marx’s notion of the commodity fetish, which will serve as the main parameter for rethinking the notion of fetishism. In possession of this definition, which is quite specific, we will return to the more general idea of fetish, that is, the social process that embeds value and arouses human lust and desire for objects. Every society based on domination is fetishistic: not only because of the mystical character that is very frequent in rituals and embedded in objects, but above all because it presupposes the existence of a sphere of social actions that is more prestigious and higher than mere everyday actionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariutti, Eduardo Barros, 1974-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13003MARIUTTI, Eduardo Barros. Alienação, fetichismo e incerteza. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Politica. Rio de Janeiro, RJ : Sociedade Brasileira de Economia Politica - SEP, 2021 . N. 60 (maio/ago., 2021), p. 76-110. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350860porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T16:41:39Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350860Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-10T16:41:39Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alienação, fetichismo e incerteza |
title |
Alienação, fetichismo e incerteza |
spellingShingle |
Alienação, fetichismo e incerteza Mariutti, Eduardo Barros, 1974- Economic anthropology Social values Marxismo Marxism Artigo original Antropologia econômica Valores sociais |
title_short |
Alienação, fetichismo e incerteza |
title_full |
Alienação, fetichismo e incerteza |
title_fullStr |
Alienação, fetichismo e incerteza |
title_full_unstemmed |
Alienação, fetichismo e incerteza |
title_sort |
Alienação, fetichismo e incerteza |
author |
Mariutti, Eduardo Barros, 1974- |
author_facet |
Mariutti, Eduardo Barros, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariutti, Eduardo Barros, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economic anthropology Social values Marxismo Marxism Artigo original Antropologia econômica Valores sociais |
topic |
Economic anthropology Social values Marxismo Marxism Artigo original Antropologia econômica Valores sociais |
description |
Resumo: A ênfase deste artigo recairá na reconstituição crítica da noção de fetiche da mercadoria formulada por Marx, que servirá como o parâmetro principal para repensar a noção de fetichismo. De posse desta definição, que é bastante específica, retornaremos à ideia mais geral de fetiche, isto é, o processo social que incrusta valor e desperta a cobiça e o desejo humano por objetos. Toda sociedade baseada na dominação é fetichista: não apenas pelo caráter místico muito frequente em rituais e incrustrado em objetos, mas sobretudo pelo fato preliminar de pressupor a existência de uma esfera das ações sociais mais prestigiosas e mais elevadas do que as meras ações cotidianas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003 MARIUTTI, Eduardo Barros. Alienação, fetichismo e incerteza. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Politica. Rio de Janeiro, RJ : Sociedade Brasileira de Economia Politica - SEP, 2021 . N. 60 (maio/ago., 2021), p. 76-110. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003 |
identifier_str_mv |
MARIUTTI, Eduardo Barros. Alienação, fetichismo e incerteza. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Politica. Rio de Janeiro, RJ : Sociedade Brasileira de Economia Politica - SEP, 2021 . N. 60 (maio/ago., 2021), p. 76-110. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13003. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030831688187904 |